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Benefícios da Comunicação Digital

Muitas empresas brasileiras já entenderam a importância do Marketing Digital. A estratégia é fundamental para a geração de bons resultados e pode ser adotada por grandes organizações ou empresas de pequeno e médio porte com o objetivo de atingir seu público-alvo de forma certeira.

O marketing digital se caracteriza por envolver todas as ações de comunicação desenvolvidas por meio da internet para divulgar marcas, produtos e serviços e estabelecer um relacionamento mais próximo com os consumidores. Por outro lado, auxilia as empresas a atingirem diferentes públicos de forma rápida e personalizada. Confira os benefícios:

Visibilidade
Ter uma presença digital é fundamental para que sua empresa apareça nas buscas online sobre os temas relacionados aos seus produtos e serviços. Além de conseguir um tráfego maior, estar posicionado na primeira página do Google agrega mais credibilidade ao seu negócio e possibilita que pessoas diferentes tenham acesso ao negócio.

Audiência qualificada
A estratégia permite construir uma audiência que esteja alinhada às características do negócio, possibilitando que você atraia as pessoas que realmente estão interessadas e se adequam ao produto/serviço oferecido. Além disso, a partir do acesso aos contatos é possível estruturar o envio de conteúdos que despertem interesse e cativem o prospect até a etapa de compra.

Criar relacionamento
A internet mudou completamente a relação entre a empresa e o consumidor. Agora, o público passou a interagir com as empresas e suas divulgações, manifestando opiniões, esclarecendo dúvidas e compartilhando avaliações positivas e negativas. O marketing digital possibilita ir além e não só construir o público certo, mas comunicar-se com ele na hora certa.

Análise de resultados
As diferentes ferramentas possibilitam que tudo seja mensurado. É possível saber quantas pessoas visitaram o site, o tempo médio de permanência, as páginas mais populares e também analisar a performance dos anúncios pagos dentro das próprias ferramentas. A partir disso o planejamento das próximas campanhas se torna mais assertivo e impacta mais usuários dentro do perfil requisitado.

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4 dicas para usar o stories para empresas

Utilizar as ferramentas digitais disponíveis pode ser uma forma positiva de conquistar novos clientes. Dentre as opções, temos o stories do Instagram, que tem por principal finalidade exibir fotos e vídeos, de até 15 segundos, por 24 horas e que depois desaparecem. Diferentemente dos posts comuns do Instagram, o stories permite que se poste quantas vezes for necessário, sem o temido overposting.

Porém, também não é indicado postar absolutamente tudo nos stories. Isso porque o principal objetivo da ferramenta é compartilhar o dia a dia de maneira informal, que também pode ser estendido para empresas.

Confira algumas dicas de como alavancar seu negócio com os stories.

1. Crie promoções exclusivas

Essa é uma das estratégias que mais atraem a atenção dos usuários, pois oferece “algo em troca”. Por isso, invista em ações promocionais criativas, como vouchers de desconto por tempo determinado. Esse tipo de promoção induz um seguidor a se tornar um potencial cliente.

2. Mostre o dia a dia do negócio

Criar proximidade com seus seguidores pode ser uma peça-chave dentro de sua estratégia de marketing digital. E o stories do Instagram é perfeito para isso. Aproveite para mostrar a rotina de sua empresa, os bastidores, os colaboradores e tudo o mais que possa ser interessante para criar relacionamento.

3. Insira links

Acrescentar os links que jogam o seguidor para o site, para uma promoção ou até mesmo para o próprio perfil no Instagram pode gerar mais visualizações. Esta funcionalidade, porém, está disponível apenas para contas com pelo menos 10 mil seguidores.

4. Invista em publicidade

Assim como no Instagram, o stories também permite que se faça anúncios. Então, é perfeitamente possível planejar uma verba que caiba no seu orçamento para esse tipo de publicidade. Hoje, o Instagram conta com mais de 800 milhões de usuários. A dica é ter um bom planejamento para que seu anúncio seja bem direcionado.

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Como planejar a comunicação do seu negócio para o próximo ano

Final de ano não é só a época de fazer um balanço entre as entregas esperadas e o que foi atingido. É também a hora de planejar o que fazer no ano que está vindo. Muitos deixam para a última hora e perdem dias preciosos de janeiro com este trabalho, que deve ser realizado agora, para ser colocado em prática o mais rápido possível.

Quando pensamos no planejamento de comunicação da sua empresa, é preciso destacar que o ponto de partida deve ser a definição de objetivos. A partir disso, dimensione uma equipe especializada e multidisciplinar e organize o uso das mídias sociais. Montar um cronograma de prazos e um plano de ações contra crises também é fundamental.

Planejar vai além de montar um cronograma de ações. Significa também elaborar a maneira de a empresa se comunicar, ter definido qual o público que deseja realmente atingir e o que fazer para angariar cada vez mais. Neste ponto é bastante importante olhar para o que foi produzido e teve o melhor retorno, além de deixar de lado as estratégias que não possuem mais o resultado esperado.

Equipe deve ser construída de acordo com o planejamento

Além de planejar como vai ser a estratégia é preciso ainda se atentar a quem vai executar. Ter uma equipe especializada é fundamental para conduzir as demandas planejadas, somente assim é possível gerar os resultados desejados. Antecipar treinamentos esporádicos também podem ajudar no aprimoramento dos profissionais e facilitar o uso de ferramentas que se modernizam a cada dia.

O sucesso na comunicação também depende de um orçamento e saber se ele é baseado somente em mídias sociais ou inclui ainda anúncios em TV, rádio e meios impressos. Dimensionar gastos de acordo com o que há de disponível para a área é básico, mas sempre necessário lembrar. Destacamos ainda que analisar os retornos do ano anterior também se faz importante.

Por fim, um planejamento precisa antecipar problemas. Saber como gerenciar uma crise antes de ela acontecer é imprescindível para uma solução mais ágil da questão. Olha para as campanhas programadas e sempre pense no pior cenário. Estar preparado para dias ruins faz uma grande diferença.

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Como aperfeiçoar o seu site?

Disponibilizar e estruturar um site para o seu negócio é indispensável nos dias de hoje. Isso porque uma presença marcante na rede contribui para a divulgação da marca, estreita o relacionamento com clientes e fornecedores, além de impulsionar o acesso dos clientes atuais e possíveis novos consumidores.

Após efetuar as análises de mercado sobre o segmento de atuação, criar um domínio e checar preços de hospedagens, é necessário otimizar o seu site para que ele dê ao usuário uma experiência agradável dentro da sua página. Confira algumas dicas para potencializar o acesso ao seu site.

Layout diferenciado

É necessário criar uma identidade visual para facilitar o reconhecimento do cliente sobre o negócio. O layout deve estar de acordo com o conteúdo tratado no site, além de oferecer conforto visual e instigar o leitor a continuar na página. Opte por espaços de cor única aliado a cores bem aplicadas, além de oferecer ao leitor possibilidades de galerias e hiperlinks em todas as páginas.

Apresente conteúdo atualizado

É fundamental apresentar textos bem escritos, obedecendo as normas ortográficas e em uma linguagem que “converse” com o seu público. Crie bons títulos com um resumo sobre as informações do artigo, use ilustrações que apresentem uma informação e não aborde assuntos fora da sua área. Os textos devem ser curtos, objetivos e leves para não cansar o leitor.

Use palavras-chave

Opte por utilizar palavras-chave adequadamente com o objetivo de posicionar melhor a página nos motores de buscas orgânicas. As palavras-chave se resumem aos termos que norteiam o seu texto, que o resumem, como o título e sinônimos. Defina quais são estas expressões e deixe-as em posição estratégica em cada postagem.

Verifique a otimização do site

O número de acessos a conteúdos digitais via smartphone cresce a cada dia. Como é muito mais fácil para um usuário acessar um site pelo celular, as suas páginas precisam estar otimizadas para a versão mobile, facilitando a conexão via smartphones e mantendo os níveis de acesso em taxas altas.

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Como inovar na comunicação interna?

Facilitar a comunicação e a transferência de informações entre uma organização e seus colaboradores é a principal missão da Comunicação Interna. Já tratamos sobre as características dessa área da comunicação neste link, mas é sempre importante lembrar que o objetivo deve ser manter todos informados e aprimorar o relacionamento entre funcionário-empresa.

Neste cenário, para que a comunicação interna seja assertiva é necessário desenvolver estratégias que transmitam a informação de maneira eficaz, provoquem engajamento nos colaboradores e contribua para que as relações profissionais se tornem mais próximas.

Defina boas pautas
Os canais de comunicação interna devem trazer assuntos que chamem a atenção do colaborador, como as notícias de cada departamento e as recentes decisões da diretoria, ao mesmo tempo em que também apresenta pequenas ações do cotidiano, como uma confraternização de equipes e a conquista de uma venda importante. Uma alternativa para trazer novas pautas é criar um grupo de colaboradores representantes das diversas áreas da empresa para pautar as próximas notícias.

Use layouts atrativos
As peças de comunicação interna devem ser estruturadas para chamar a atenção do colaborador, desde os comunicados do mural até os materiais impressos. É importante utilizar as cores, fontes e designs que compõem a identidade visual do negócio, visando gerar uma identificação sobre a organização junto aos funcionários.

Evidencie o colaborador
O colaborador precisa ser ouvido e participar diretamente nas notícias divulgadas pela organização, afinal ele é a fonte principal. Sua opinião e imagem devem estar nos boletins e murais. Desta forma, desenvolva espaços para que o colaborador crie conteúdo, espalhe seus conhecimentos, experiências e talentos, compartilhe fotos e desenvolva trabalhos de colaboração conjunta.

Respeite a periodicidade
Os canais precisam seguir uma periodicidade para manter a audiência. O objetivo é causar expectativa nos colaboradores e incentivá-los a conferir a próxima edição. Uma alternativa é lançar algumas chamadas das notícias e teasers sobre os principais assuntos. Por ter uma leitura imediata e instantânea, as imagens causam grande impacto.

A iniciativa é fundamental para que os colaboradores conheçam a situação da empresa, dos novos negócios e dos investimentos futuros. Quando a empresa é eficiente na troca de informações, os próprios colaboradores podem desenvolver soluções e as executar em conjunto.

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Como conquistar seu cliente nas etapas do funil de vendas?

O funil de vendas é um dos principais processos estratégicos de marketing e vendas de uma empresa. A estratégia tem por objetivo identificar e acompanhar a jornada de compra do cliente a partir do seu primeiro contato com a empresa, mesmo que de forma indireta, até a conclusão da compra do produto ou serviço.

Para aplicar a estratégia à comunicação digital do negócio é fundamental compreender as características de todas as etapas do funil.
Topo: aprendizado e descoberta
O topo do funil é a etapa mais abrangente do funil de vendas, também conhecida como “aprendizado e descoberta”. É nesta fase que os potenciais consumidores criam um primeiro contato, ainda que superficial, com os produtos e serviços do negócio.

A ideia é apresentar ao cliente o básico sobre o assunto e ajudá-lo a compreender melhor o que precisa resolver, compartilhando conteúdos introdutórios e mais didáticos para que o cliente tenha acesso às informações mais relevantes.

Meio: consideração e intenção
O meio do funil é a etapa em que o cliente já demonstra algum interesse na solução que o negócio oferece. Nesta fase o consumidor está em busca de formas para solucionar o problema que está vivendo.

É nesta hora que se deve apresentar características mais completas sobre os produtos e serviços, descrevendo as formas que ele pode resolver os principais problemas. Afinal, essa é a fase na qual ela vai começar a considerar as diferentes possibilidades que existem para solucionar seu problema e começar a mostrar intenção de compra.

Fundo: avaliação e compra
O fundo do funil é a etapa em que o cliente em potencial já tem todas as respostas para o seu problema e está pronto para obter uma solução real. Depois de nutrir o interesse dos leads e convencê-los de que o tipo de solução que você vende é o melhor para eles, ainda falta mostrar que a sua empresa é melhor que as concorrentes.

Além de oferecer conteúdos voltados para o seu produto, como depoimentos de clientes, estudos de caso e análises favoráveis de especialistas, é importante contar com a ajuda do time de vendas. Esse é o momento ideal para o cliente em potencial receber um contato mais direto.

Quando um lead é qualificado para o fundo do funil, significa que ele está pronto para comprar. Então os seus vendedores precisam ser rápidos para entrar em contato e fechar a venda.

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Segmentação de público no ambiente digital

O marketing digital é essencial para a comunicação das atividades de uma marca, afinal neste ambiente é possível se posicionar e garantir uma audiência qualificada. Neste sentido, a estratégia é ainda mais assertiva quando as ações e campanhas de marketing são personalizadas de acordo com o público e compartilhadas no momento certo para atingir o cliente.

Ao estabelecer um planejamento para a divulgação de uma campanha no Facebook é necessário selecionar, dentre os diversos filtros demográficos e perfis de interação, quem deverá ser impactado por sua publicação. Saiba como começar:
Crie ‘personas’
Definir as características da pessoa que você quer atingir por meio da associação com seus valores e informações facilita a seleção de interesses que contribuam para uma segmentação eficaz. Selecione fatores como idade, profissão, hobbies, gostos culturais e atividades praticadas regularmente.

Utilize a mídia correta
Saber quem é o seu público alvo ideal é a chave para descobrir onde o seu cliente está e, a partir disso, estabelecer qual a mídia deve ser prioritária na ação. Conhecer as opções de segmentação, uso e perfis existentes em cada ambiente é essencial para que sua campanha tenha bom desempenho.

Teste variáveis
Durante a publicação da campanha é fundamental criar variantes de público para entender a receptividade de cada um. Segmentações diferentes influenciam resultados diferentes, por isso ter públicos segmentados permite elevar seu entendimento da audiência a cada interação da campanha, permitindo resultados cada vez melhores.

Mensure os resultados
Acompanhar os dados de demografia, renda, engajamento, tempo de visita e conversão, disponibilizados ao analisar as campanhas, possibilita que a cada publicação você conheça melhor seu público. A partir disso é possível ajustar a nova etapa da ação e segmentar de forma ainda mais precisa, provocando impacto na hora certa e na pessoa certa.

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Melhores horários para postar em cada rede social

As redes sociais são fundamentais para uma estratégia de marketing digital, afinal essa ferramenta se consolida como um meio de apresentar a empresa ao mercado, se tornar uma autoridade no assunto e principalmente disponibilizar um canal de atendimento capaz de construir um relacionamento com o cliente.

Neste sentido, as empresas que possuem perfis nas redes sociais devem atentar-se às particularidades de cada plataforma e trabalhar com uma linguagem específica para cada uma delas. Além disso, também é fundamental ter em mente os melhores horários de publicação para atingir o maior número de pessoas relacionadas ao negócio.

Também é importante entender que os “horários de pico” divergem em cada mídia, considerando que os potenciais seguidores se comportam e acessam as redes em horários diferentes com objetivos distintos.

A Sprout Social, ferramenta de gerenciamento de redes sociais, desenvolveu um relatório com os melhores horários para postagem nas principais redes sociais.

Facebook
• O melhor dia para publicar no Facebook é quinta-feira.
• Os melhores horários para postar são das 12h às 14h, nas quartas, e das 13h às 14h, nas quintas.
• Nos demais dias, os melhores horários para postagem são das 10h às 15h.
• O dia com menor engajamento no Facebook é o sábado.
• Os horários com menor engajamento estão entre as 5h e 7h da manhã.

Instagram
• O melhor dia para publicar no Instagram é quinta-feira.
• Os melhores horários para postar são às 15h, nas quartas, das 11h às 15h, nas quintas, e às 5h, nas sextas.
• Nos demais dias, os melhores horários para postagem são das 9h às 18h.
• O dia com menor engajamento no Instagram é domingo.

Twitter
• O melhor dia para publicar no Twitter é sexta-feira.
• O melhor horário para postar é entre as 9h e 10h da sexta-feira.
• Nos demais dias, os melhores horários para postagem são das 10h às 12h.
• O dia com menor engajamento no Twitter é domingo.

LinkedIn
• O melhor dia para publicar no LinkedIn é quarta-feira.
• O melhor horário para postar é entre as 15h e 17h da quarta-feira.
• Os melhores dias para postagem são entre as terças e quintas.
• Os dias com menor engajamento no LinkedIn são de sexta a segunda.

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Estratégia de backlinks

Backlinks são links posicionados estrategicamente em uma página de blog ou site com o objetivo de guiar o leitor para um conteúdo relevante e complementar ao que está sendo lido. A estratégia possibilita mais conhecimento sobre o assunto, ao mesmo tempo que expande o tráfego de qualidade do blog.

Eles podem ser internos, com a inclusão de links de outras páginas do site com conteúdos relevantes, visando aumentar o tempo de permanência do usuário no blog, ou externos, levando o leitor a uma página de outro site ou blog.

Existem várias estratégias que podem ser usadas para melhorar o ranqueamento dos posts e influenciar na busca orgânica em sites de pesquisa. Entre os diversos fatores que influenciam no posicionamento de um site nos motores de busca, como o Google, a estratégia de backlinks é primordial na configuração SEO.

Estratégia deve ser usada com cuidado
Os backlinks se destacam como uma estratégia eficaz porque a quantidade de pessoas que fazem referência a um site sobre determinado assunto é proporcional ao posicionamento do site nos buscadores. Desta forma, inserir backlinks com alto grau de relevância nas páginas de um blog influencia os motores de busca a identificarem o site como uma página relevante e altamente pesquisada por pessoas interessadas neste assunto.

Neste sentido, é importante ter em mente que alguns backlinks podem até prejudicar a reputação do seu site se não forem utilizados de maneira apropriada. O problema pode acontecer quando um site de um segmento específico receber backlinks sobre temas aleatórios e que não tenham relação com o foco principal da página. Assim, os robôs do Google saberão que algo está errado e pode considerá-los como “não qualificados”, o que não surte efeito de posicionamento.

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Como melhorar a visibilidade da sua empresa no meio digital?

Estruturar ações de marketing digital é uma estratégia fundamental para aumentar a visibilidade da empresa e torná-la referência do segmento em que atua no ambiente digital. Em geral, as campanhas se resumem em um conjunto de ações estratégicas utilizadas nos meios digitais para divulgar e consolidar o negócio.

Conheça as principais ferramentas do marketing digital e saiba como aperfeiçoar a sua comunicação digital:
Redes sociais
Estar presente nas redes sociais é a maneira mais rápida para conquistar visibilidade online, além de disponibilizar ao cliente um espaço de interação com o cliente, para esclarecimento de dúvidas e feedback sobre os produtos e serviços. É essencial manter uma frequência de postagens, escolher os melhores horários, postar conteúdos relevantes e manter a interação com os usuários, respondendo comentários e mensagens enviadas.

Marketing de Conteúdo
Além de estar disponível nas redes sociais, é necessário criar conteúdo relevante sobre o produto ou serviço, apresentando suas características e informando ao consumidor de que forma pode ser utilizado no seu cotidiano. Para isso, entender quais as necessidades e nível de conhecimento do cliente se torna fundamental para saber o que falar e como falar. Nesta etapa também é essencial pesquisar as palavras-chave que tenham relação com o seu nicho de atuação para guiar o posicionamento nos buscadores e a produção de conteúdo.

Inbound Marketing
Esta ferramenta contribui para atrair o cliente, ajudar a distribuir o conteúdo e gerar acessos ao blog e redes sociais da empresa. Dessa forma é possível guiar o cliente e possíveis interessados para o conteúdo, tornando-se relevante e mostrando de que forma seu negócio é importante para ele. A partir desta etapa é fundamental seguir com o envio de conteúdo periodicamente, visando manter o interesse do cliente e guiá-lo para o objetivo final: adquirir o produto e/ou comparecer ao endereço físico da empresa.

Monitorar resultados
Um dos principais benefícios do marketing digital é a possibilidade de mensurar o impacto que as campanhas tiveram sobre os usuários, ao analisar o número de cliques, principais assuntos de interesse, temas mais buscados no site, entre outros fatores. Com o retorno destes dados é possível estruturar a melhor estratégia de ação visando atender as preferências do consumidor.

As propostas desenvolvidas devem ser planejadas de acordo com as metas a serem alcançadas e analisadas para entender se o impacto da campanha atingiu o objetivo esperado. As metas indicadores de resultados são chamadas de KPIs (Key Performance Indicators).

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