Existem diversos tipos de agências de comunicação e várias especialidades para cada uma delas. Mas, muitas pessoas ainda resumem suas funções em assessoria, marketing, publicidade, redes sociais e afins.
Listamos quatro atividades que são imprescindíveis para o sucesso dos trabalhos:
1) Planejamento integrado: integrar significa incluir, incorporar e integralizar. Planejamento integrado é uma das maiores tendências no recente mercado de comunicação. Atualmente, o planejamento para cada cliente reúne investimento em todas as mídias, ações de marketing, eventos, ou seja, tudo para alcançar o público-alvo, estrategicamente escolhido, com mensagens em diversos canais.
2) Posicionamento de marca: posicionar-se é saber comunicar o que o seu negócio oferece para pessoas que se identificam com a sua marca. A agência, neste momento, estuda como seus valores, mensagens e produtos vão “conquistar” o público-alvo.
3) Informações com profundidade: não basta saber se comunicar com seu público. Você precisa ser autêntico e trazer informações novas e relevantes frequentemente. É fundamental, ainda, alimentar a curiosidade e a identificação que as pessoas têm com a sua marca. Uma agência de comunicação é especialista em desenvolver este tipo de conteúdo.
4) Presença no lugar certo: uma agência tem o poder de colocar o cliente exatamente aonde seu público está. Esses lugares podem ser as redes sociais, eventos ou até uma ação de guerrilha. O importante para a agência é entender os lugares ideais para as alcançar as pessoas que a sua marca precisa atingir.