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Tendências de comunicação para 2019

Assim como a tecnologia, a comunicação está em constante atualização e é preciso estar atento às mudanças. Afinal, saber como conversar com o seu cliente com a linguagem e canal mais adequados podem ajudar a sua empresa a alavancar os resultados conquistados. Confira as principais tendências para 2019:

COMUNICAÇÃO DIGITAL

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo se destaca pelo desenvolvimento de uma estratégia voltada para a criação de engajamento junto ao público, utilizada para captar e atrair a atenção dos consumidores. Com este objetivo, o trabalho visa apresentar os produtos e serviços aos potenciais clientes da empresa e gerar atração a partir de conteúdos que sejam relevantes para eles.

Inbound Marketing

Este é um complemento para tornar o marketing de conteúdo ainda mais efetivo. O Inbound Marketing tem como característca principal ser um conjunto de estratégias focadas em atrair, criar um relacionamento e conquistar clientes para sua empresa. O modelo envolve o uso de meios que façam com que os clientes venham até o negócio de forma voluntária, incluindo as redes sociais, os resultados de sites de buscas, páginas de referência, entre outros mecanismos usados para facilitar a prospecção de clientes de forma orgânica.

Vídeos e transmissões ao vivo

A adoção de vídeos e transmissões ao vivo se consolida como uma excelente ferramenta de divulgação no ambiente digital. As publicações se destacam por apresentar o conteúdo de forma mais didática, ao mesmo tempo em que pode provocar emoções no cliente, agregar credibilidade e humanizar a marca. Além disso, o vídeo pode ser educativo e abordar diferentes níveis de informações sobre o mesmo assunto, tornando-se uma verdadeira aula.

Excelência no atendimento

Os clientes desejam ser bem-atendidos, ter suas opiniões respeitadas e demandas compreendidas na mesma medida em que optam por receber um produto ou serviço de qualidade. Neste sentido, personalizar a comunicação e humanizar o contato é a melhor forma de fortalecer o relacionamento.

Omnichannel

Essa ferramenta possibilita estabelecer uma convergência entre os canais de comunicação disponibilizados pela empresa, possibilitando ao consumidor ser atendido da mesma forma e dar continuidade à sua demanda em todos os canais, digitais ou off-line.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Influenciadores digitais

Divulgar um produto ou serviço e impactar o cidadão não é algo possível somente por meio dos canais de comunicação tradicionais. A presença dos influenciadores digitais pode fazer toda a diferença para o sucesso de uma estratégia de divulgação. Neste sentido é fundamental mapear os perfis que possuem um número considerável de seguidores e aproveitar os interesses desse público no desenvolvimento das campanhas de divulgação.

Storytelling e assuntos polêmicos

Desenvolver pautas com temas que contagiem o leitor e/ou que façam parte dos atuais debates da sociedade aumenta as possibilidades de inserções na imprensa. Isso porque, independente do canal de comunicação, o objetivo principal é atrair audiência e gerar mais alcance por meio das notícias compartilhadas.

COMUNICAÇÃO INTERNA

Comunicação Inclusiva

Aproveitar a influência exercida pelos colaboradores no espaço de trabalho pode contribuir para as estratégias de comunicação interna. Possibilitar a interação entre a organização e os colaboradores a partir de agentes multiplicadores da informação contribui com melhorias no clima organizacional e o aumento da integração entre os funcionários, além de disponibilizar um canal para identificação de riscos e oportunidades para auxiliar a evolução da empresa.

Intranet e redes sociais internas

Disponibilizar canais digitais para atualização dos colaboradores é uma alternativa para mantê-los engajados nos projetos e ações internas. A intranet pode ser utilizada para apresentar notícias, ferramentas de solicitação de serviços de RH, além de possibilitar uma rede social para integração interna.

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