Como o atendimento ao cliente impacta o seu negócio?

O atendimento ao cliente é uma etapa fundamental para desenvolver um relacionamento positivo com os consumidores da sua marca, além de se consolidar como um elemento de extrema importância para as relações comerciais.

Neste cenário, oferecer uma experiência positiva é necessário para que o cliente seja bem atendido desde o primeiro contato até em situações que solicite a resolução de dúvidas e/ou problemas sobre o produto ou serviço. Isso porque a construção da relação com os consumidores precisa ser vista de outra forma.

Pilares do bom atendimento

– Seja claro

No ambiente digital o contato com o cliente é feito, primordialmente, por meio de mensagens de texto. É fundamental apresentar informações objetivas, por meio de uma linguagem simples, a fim de evitar duplas interpretações que podem gerar problemas futuros. Seja claro em suas colocações ao atender às solicitações de um cliente, sempre com educação e gentileza.

– Tenha agilidade

A principal característica da comunicação digital é a velocidade com que as informações circulam. Assim, a expectativa do cliente é que sua pergunta seja respondida o mais rápido possível. É importante se apresentar de forma prestativa e com o objetivo de oferecer soluções com precisão e rapidez.

– Fale com propriedade

Oferecer atendimento personalizado aproxima os clientes da sua marca e auxilia na construção de um relacionamento por meio do qual o consumidor obtém segurança e fidelidade com os seus produtos e serviços. Apresentar informações relevantes para que o cliente identifique conhecimento sobre os assuntos abordados é uma boa maneira de ser enxergado como referência pelo público.

– Disponibilize vários canais de atendimento

É possível apresentar ao cliente diversos canais de atendimento: o balcão, o telefone, o e-mail, as mensagens nas mídias sociais, o chat no site e até o contato via WhatsApp. A pluralidade de canais é importante para que o cliente entenda que tem a empresa à sua disposição para a solução de suas demandas, de forma ágil e precisa. Tome cuidado para não abrir um canal em que não será possível responder rapidamente, esteja presente apenas onde poderá estar disponível.

O bom atendimento ao cliente e a construção de um relacionamento precisam ser analisados também como uma estratégia de posicionamento e de fidelização do consumidor.

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