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Possibilidades da automação de marketing digital

A base do marketing é desenvolver um relacionamento entre marca e consumidor, com o objetivo de apresentar gatilhos que estimulem o público-alvo a entender a real necessidade de obter determinado produto ou serviço. Neste cenário, o marketing digital se apresenta como solução no posicionamento do negócio frente o cliente.

Como fator comum das principais ferramentas do marketing digital (redes sociais, e-mail marketing, blogs e sites) estão a necessidade de atualização constante e o gerenciamento orientado para interação em tempo real. Para atender essa demanda, a automação de marketing procura otimizar esses processos.

Assim, diferentes softwares combinados podem suprir diversas funções, mas a automação de marketing contribui em vários níveis da estratégia. Saiba como:
Adote o Inbound Marketing: se você já tem conteúdo estruturado para o seu blog e para o disparo de e-mails, será preciso segmentar os públicos para entender quem tem interesse em receber determinada informação. Com este objetivo, é possível configurar uma jornada de compra, apresentando informações que auxiliem o cliente a descobrir a solução, identificar que precisa do serviço e, então, considerar a necessidade de adquirir o produto. Entenda como esta estratégia desenvolve o funil de vendas:
Etapa 1 – Aprendizado e descoberta: nesta etapa, os prospects recebem conteúdos que apresentem o cenário e as possibilidades de problemas e soluções. O principal objetivo é despertar interesse sobre o assunto e contribuir para que ele perceba que há uma solução ou oportunidade de negócio como alternativa para o seu problema.
Etapa 2 – Reconhecimento do problema: nesta etapa, o público recebe informações que ajudam a identificar o problema/oportunidade de negócio, instigando o início de pesquisas sobre quais alternativas ajudariam a solucionar.
Etapa 3 – Consideração da solução: o público já conhece os serviços que podem atuar na resolução de problemas e começa a avaliar as possibilidades antes de finalizar uma compra.
Etapa 4 – Decisão de compra: o público compara as opções disponíveis e escolhe pela alternativa mais cômoda, com base nos valores, localização e promoções. Assim, o poder de convencimento se baseia na apresentação dos principais diferenciais competitivos.

– Implemente um chatbot: é o software responsável por responder dúvidas, reclamações e sugestões enviadas pelos usuários em uma conversa. Eles são programados para responder perguntas e, ao mesmo tempo, demonstrar que o atendimento é feito por um humano, e não por um robô. Ainda que o bot atue na primeira etapa, eles são responsáveis apenas por uma parte do atendimento, afinal, são configurados e administrados pela pessoa responsável pelo setor. A automação pode ser implementada nas redes sociais, em sites e também em aplicativos.

Outra alternativa que acompanha a geração de estratégia de automação e relacionamento com os clientes é o WhatsApp Business. O novo aplicativo será voltado para estimular o relacionamento de pequenas empresas com os clientes, visando facilitar a interação com os usuários. O aplicativo garante, ainda, um perfil empresarial que oferece informações como descrição comercial, e-mail, endereço físico e website.

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