Blog

A importância do bom relacionamento com os clientes

Atendimento personalizado e o conhecimento adequado em tecnologia e informação

Cada vez mais a relação entre consumidor-empresa vem tomando diferentes proporções. Hoje em dia é importante que a experiência do consumidor seja positiva desde o momento da busca do produto até a efetivação da compra. É este diferencial que faz empresas se destacarem entre os seus concorrentes.

Para atender melhor a um público cada vez mais exigente, é necessário criar ações personalizadas e estudar as reais necessidades dos clientes. Além disso, cada vez mais clientes estão buscando experiências que vão além do produto, sendo o propósito maior que a própria empresa. Isso por que as pessoas estão cada vez mais conectadas e integradas com assuntos globais.

Segundo um levantamento realizado pela Enso, Consultora especializada em Reestruturação de Empresas e Gerenciamento de Processos de Negócios, 68% deles afirmam que criar alguma diferença no mundo é um objetivo pessoal, contra 42% dos “Boomers” (acima de 55 anos).

Logo, o atendimento humanizado é o caminho para o crescimento no mercado, por isso é tão importante o incentivo da voz ativa dos consumidores. Pois é por meio da opinião deles que sabemos se estamos fazendo a coisa certa.

Demétrius BrasilA importância do bom relacionamento com os clientes
leia mais

Metodologia Ágil: Scrum X Kanban

Você já ouviu falar de Metodologia Ágil?

É uma forma de desenvolvimento e planejamento de um projeto com técnicas diferentes de otimização e comunicação para melhor simplificar o tempo dos envolvidos e maior sucesso na satisfação do cliente.

O ritmo, funções, entregas e mudanças são diferentes entre o Scrum e o Kanban. O Kanban foca no acompanhamento visual dos processos enquanto o Scrum é voltado para o gerenciamento do projeto. Por esse motivo, a junção dos dois é muito utilizada na organização de projetos.

Começando pelo Scrum a implementação da Metodologia Ágil começa primeiramente pela definição da equipe, escolher o Product Owner (pessoa responsável pela visão do que será entregue no projeto) e o Scrum Master (quem irá orientar a equipe). Depois dos cargos definidos deve-se definir todas as tarefas que serão executadas na Product Backlog.

Depois das tarefas definidas é hora da primeira reunião que serve para definir e planejar a Sprint, que pode ser de 1 ou 2 semanas. Além disso, temos o Daily Scrum, uma reunião diária para saber o que a equipe fez ontem, ou o que elea fará hoje. É uma forma de acompanhar o desenvolvimento das demais tarefas da equipe.

Já a metodologia Kanban serve para organizar o desenvolvimento, podendo ser organizado em quadros com post-its ou também por meios digitais. O quadro pode ser dividido em “a fazer, em execução e feito”, ou de acordo com a sua preferência. O importante é que a equipe entenda e que o quadro esteja sempre atualizado.

Com essas duas metodologias, a chance de um projeto caminhar com muito mais comunicação e interação é bem maior. Fica a dica desses dois métodos cada vez mais presentes nas empresas, que garantem a melhoria no trabalho e sucesso nos projetos.

Demétrius BrasilMetodologia Ágil: Scrum X Kanban
leia mais

Lei de Proteção de Dados: o que muda na vida do consumidor?

A Lei 13.709, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), foi sancionada por Michel Temer em agosto de 2018 e entrará em vigor em agosto de 2020. Seu objetivo é garantir transparência aos consumidores em relação ao uso de seus dados pessoais por empresas públicas e privadas.

Sendo assim, a partir de 2020 qualquer empresa que incluir informações de seus clientes em suas bases de informações irá responder as exigências previstas na lei. As empresas que não cumprirem as novas exigências poderão chegar a pagar multas de até 50 milhões.

A lei permite que o cidadão tenha controle sobre como as suas informações são utilizadas pelas organizações, empresas e governo. A importância da proteção de dados do indivíduo é saber que seus dados não serão usados sem o seu consentimento. É o equilíbrio das assimetrias de poder entre a informação pessoal do titular dos dados e daqueles que usam e compartilham.

Esse direito à privacidade nas redes é fundamental, sem ela a liberdade de expressão fica comprometida. É o que acontece com a discriminação comercial. Lojas online, planos de saúde, aplicativos de localização, conseguem traçar a rotina do usuário e assim saber o quanto cobrar por um plano de saúde, por exemplo. Não é interessante ter os seus dados compartilhados e manipulados para fins comerciais sem autorização. Por isso, a importância da Lei de Proteção de Dados para os consumidores.

 

Demétrius BrasilLei de Proteção de Dados: o que muda na vida do consumidor?
leia mais

IoT : a Internet das Coisas

Comunicação com objetos e usuários por meio de sensores e plataformas digitais ganha destaque nos últimos anos

Internet das coisas é um conceito referente a objetos cotidianos ligados a internet. A aplicabilidade da interconexão digital nesses objetos vem se destacando nos últimos anos. Hoje já vemos na prática a sua aplicação como: cidades mais inteligentes, limpeza do ar e da água, agricultura mais eficiente, menos desperdício de comida ou conectividade entre pacientes e médicos.

O conceito ‘Internet das coisas’ foi proposto em 1999, por Kevin Ashton, no Laboratório de Auto-ID do MIT.  Atualmente, a expressão ‘Internet das coisas’ designa a conexão avançada de dispositivos, de sistemas e de serviços.

E a internet se manifesta de diversas maneiras no dia-a-dia das pessoas, como em Barcelona, na Espanha, o uso de água para irrigação em jardins e fontes públicas já é controlado digitalmente, evitando desperdícios.

O mesmo acontece com o sistema de iluminação pública, que tem postes dotados de sensores de presença, usados como roteadores para conexão Wi-Fi. Ou implantação em via públicas que agilizem o trânsito e ajude o motorista a encontrar vagas, já é aplicado nesse país também.

Quanto a poluição do ar, em Londres uma empresa chamada Drayson Technologies distribuiu para os cidadãos aparelhos que medem o nível de poluição no ar. Esses aparelhos podem ser implantados em carros e bicicletas.

Esses recursos estão presentes no Brasil também, uma startup chamada Agrosmart, faz uso de sensores meteorológicos que identificam direção do vento, pH das espécies e radiação solar. Além de fazer uso de drones para mapeamento do local, que mostram em tempo real toda a extensão do solo e se está sendo de forma adequada, mais comumente chamada de agricultura de precisão, ajudando assim na produtividade agrícola.

A conectividade nos hospitais faz com que médicos tenham controle do estado físico dos pacientes, sem necessariamente estar ao lado deles. Batimentos cardíacos, pulso e pressão sanguínea são supervisionados a distância.

Percebe-se que o campo de aplicação é muito amplo, podendo se estender a todas as áreas do usuário. A conectividade vem crescendo e trazendo uma facilidade de interação e integração com as pessoas. A ideia é possibilitar o maior número de conexão no maior número de objetos.

Imagine a sua geladeira te alertando pelo celular sobre os alimentos que faltam em casa, e que no caminho o seu carro carregou informações das promoções de mercado. É assim que funciona a internet das coisas, oferecendo praticidade e agilidade ao dia a dia.

O futuro é hoje.

Demétrius BrasilIoT : a Internet das Coisas
leia mais

Marketing Interativo: a importância de estreitar laços com o cliente na web

O Marketing Interativo trata-se de uma estratégia de negócio de marketing que visa conhecer indivíduos por meio de uma interação e a partir daí criar uma nova interação. A ideia é construir um diálogo permanente com o público. Esses diálogos proporcionam conhecer melhor os seus consumidores, e ao mesmo tempo moldar as preferências dele em relação ao produto em questão.

Com o acentuado número de informações no dias de hoje, o Marketing Interativo torna-se uma via interessante para o aperfeiçoamento das marcas e para o desenvolvimento dos produtos de um modo assertivo. A grande concorrência de mercado fez com que empresas se aprimorassem para ganharem destaque e serem as escolhidas. Hoje a proximidade é feita por meio de um clique ou um like, o que reflete em uma era marketing-interativo-colaborativo.

Bill Gates comenta que os clientes insatisfeitos são sua principal fonte de aprendizado, isso pois o mecanismo de interatividade possibilita um aperfeiçoamento a partir da opinião do cliente. Acompanhar as críticas e elogios, sugestões ou reclamações que os internautas fazem da sua empresa, cria uma referência em questão de excelência e qualidade.

Sendo assim, a tecnologia possibilita uma fluidez mútua entre o cliente e a empresa. A partir disso, o diálogo entre ambos cria espaço para uma personalização em relação a opinião do cliente ao produto. Transforma o produto em serviço e o serviço em produto.

Demétrius BrasilMarketing Interativo: a importância de estreitar laços com o cliente na web
leia mais

Chatbots: Inteligência artificial a seu serviço

Você já utilizou algum tipo de assistente virtual em seu smartphone, como a Siri ou Google Assistente? Esses são exemplos de um tipo de chatbot, robôs virtuais programados para conversar, responder perguntas e guiar as pessoas.
A partir dos últimos avanços em softwares e inteligências artificias, os Chatbots se tornaram ferramentas importantes para a comunicação de uma empresa com seus clientes. Eles são capazes de, a partir de uma janela de bate-papo como no WhatsApp ou Messenger, atender solicitações de quem visita a página da instituição, oferecer informações, facilitar processos e encaminhar solicitações, se tornando um atendimento automatizado rápido, prático e muito eficaz na maioria dos casos, pois pode responder a diversas solicitações ao mesmo tempo.
Assim que programados estes robôs interagem a partir de palavras-chave da conversa. Alguns, um pouco mais avançados, começam a aprender como melhor responder e atender às conversas, tornando-os ótimas opções para quem quer tirar dúvidas pontuais e encontrar informações em um site. Essa tecnologia se mostra um ótimo investimento em conectividade e relacionamento entre empresa e cliente.

Demétrius BrasilChatbots: Inteligência artificial a seu serviço
leia mais

Classic Blue é a cor da Pantone para o ano de 2020

Há pelo menos 20 anos a Pantone lança a previsão de qual cor estará em alta para o ano seguinte. Um tom azul atemporal e resistente, o Pantone Classic Blue 19-4052 foi escolhido para 2020. “Lembrando o céu noturno do entardecer, suas mensagens confiantes e empáticas de Pantone Classic Blue 19-4052 aumentam a nossa aspiração por uma base sólida e estável sobre a qual construir, enquanto adentramos o limiar de uma nova era”, segundo o blog da empresa.

Sobre o Azul Clássico 

Identificada pelo nossa psique como  cor tranquila, Pantone Classic Blue 19-4052 traz paz e serenidade, oferecendo uma sensação de proteção ao espírito humano. Impactando sobre a concentração e trazendo uma claridade igual a um laser, Pantone Classic Blue 19-4052 nos leva ao equilíbrio dos pensamentos. Uma cor azul refletiva, Classic Blue cria a resiliência.

“Vivemos uma época na qual é preciso ter fé e confiança. Essa certeza e constância é expressa pelo PANTONE 19-4052 Classic Blue, uma cor sólida e confiável na qual sempre podemos nos apoiar. Permeada por uma profunda reverberação, PANTONE 19-4052 Classic Blue é um porto seguro onde ancorar. Um azul sem limite como o vasto e infinito céu noturno, PANTONE 198-4052 Classic Blue nos incentiva a olhar além do óbvio e assim expandir nosso pensamento; desafiando-nos a refletir com mais profundidade, aumenta nossa perspectiva e abre o canal da comunicação. – Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.

Uma Nova Era

A cor símbolo da nova era, PANTONE 19-4052 Classic Blue é empática e instigante, contemplativa e interativa.

As qualidades tranquilas da instigante Cor do Ano 2020 PANTONE 19-4052 Classic Blue, realçam nosso desejo por confiança e estabilidade.

Expressando constância, a Cor do Ano 2020 PANTONE 19-4052 Classic Blue é um tom de azul que comunica a confiança que precisamos para definir o nosso caminho.

Uma cor que ancora qualquer seleção de cores, a Cor do Ano 2020 PANTONE 19-4052 Classic Blue transmite versatilidade e individualidade pois permite ser retrabalhada através de texturas, acabamentos diversos e revestimento brilhante, além de ser uma cor muito fácil de combinar.

Aumentando as Conexões Humanas

Encorajando as conexões humanas, PANTONE 19-4052 Classic Blue é uma cor sincera que transmite uma mensagem de honestidade, transparência e abertura.

Pacífica e facilmente identificável, essa cor favorita mundialmente atua como um fio conector de inclusão entre pessoas de formações, culturas e personalidades diversas.

Um azul sem limites pois evoca o vasto e infinito céu noturno, PANTONE 19-4052 Classic Blue nos inspira a experimentar o olhar além do óbvio, nos encorajando a expandir nosso pensamento, desafiando-nos em mergulhos mais profundos, aumentando a nossa perspectiva, abrindo o canal da comunicação.

Uma cor para o Bem-Estar

PANTONE 19-4052 Classic Blue é uma cor empática e instigante, contemplativa e reflexiva.

As experiências multissensoriais são mais gratificantes e alcançam um número maior de pessoas.

Através de uma experiência multissensorial com a Cor do Ano 2020 PANTONE 19-4052 Classic Blue, podemos dar vida ao verdadeiro significado de Classic Blue, unificando os seus usuários para que todos tenham uma experiência com Classic Blue de acordo com as suas próprias capacidades.

Esta é a razão pela qual a Pantone escolheu este ano para fazer desta Cor do Ano a primeira experiência totalmente multissensorial na história desta empresa.

Empática para todos

Atravessando o portal e adentrando uma nova era seremos conectados à cor de novas formas, todas menos convencionais. O projeto da Cor do Ano sempre significou educar os nossos seguidores e usuários sobre o poder da cor e assim começar a tecer uma história em torno da cor. Permitindo aos nossos usuários criar um relacionamento mais rico e mais gratificante com a cor, pela primeira vez na história da Pantone vamos expandir o projeto da Cor do Ano para uma experiência muito além da visual, trazendo a Cor do Ano PANTONE à vida através de uma experiência multissensorial:

Cada um dos cinco sentidos oferece uma informação diferente: visão, olfato, audição, paladar e toque. Experiências que conectam todos os nossos diversos inputs sensoriais nos ajudam a nos conectar com nós mesmos, com os outros e com o nosso mundo físico em torno de nós; desenvolver novas associações, fortalecer a experiência, aprofundar a conexão e intensificar a memória.

Ao intensificar o poder da cor PANTONE 19-4052 Classic Blue dentro de uma experiência multissensorial, atingimos uma maior diversidade de pessoas, oferecendo a todos a oportunidade de se envolver com a PANTONE 19-4052 Classic Blue de uma forma única.

Fonte: Pantone

Demétrius BrasilClassic Blue é a cor da Pantone para o ano de 2020
leia mais

Verbos de declaração para evitar repetição em textos jornalísticos

Um texto bem construído tem uma série de características. Uma delas é o bom vocabulário do autor, que deve evitar a repetição de palavras. Nas narrativas jornalísticas, frequentemente recorremos verbos declaratórios para expressar o tom da fala de um entrevistado, sem emitir juízo de valor. A seguir, listamos verbos de declaração para ajudar na construção de bons textos. Veja a lista:

Acreditar, admitir, acrescentar, afirmar, advertir, alegar, alertar, analisar, apontar, argumentar, aconselhar, assegurar, assumir, citar, comentar, concluir, comemorar, confessar, cobrar, completar, complementar, criticar, confirmar, constatar, contradizer, contar, contra-atacar, dizer, destacar, determinar, elogiar, enaltecer, enumerar, esclarecer, estimular, exemplificar, exigir, exaltar, explicar, explanar, expor, finalizar, frisar, garantir, insinuar, instruir, imaginar, indicar, indagar, lamentar, lembrar, mencionar, opinar, observar, orientar, ostentar, pensar, pedir, perguntar, pressupor, prometer, ponderar, provocar, propor, prever, planejar, questionar, rechaçar, recomendar, responder, relatar, realçar, ressaltar, respaldar, retribuir, reconhecer, salientar, sugerir, sugestionar, sustentar, valorizar.

Demétrius BrasilVerbos de declaração para evitar repetição em textos jornalísticos
leia mais

Confraternização da empresa: momento de integrar e reconhecer os funcionários

O fim de ano se aproxima e, com ele, surge o momento da confraternização entre todos da empresa. Seja um almoço, um happy hour ou um dia descontraído fora do escritório, os benefícios são vários.

A famigerada “festa da firma” marca o encerramento anual de desafios, conquistas e aprendizado. É também o momento de reconhecer e valorizar os funcionários, promovendo um ambiente de integração entre todos. Isso contribui para o melhor desempenho de equipes em cada núcleo e entre os diferentes setores.

Outra vantagem é o fortalecimento da própria imagem da empresa, interna e externamente, uma vez que cada indivíduo possui relações com várias pessoas fora da empresa, como família, amigos e colegas de profissão.

É muito importante atentar-se à organização do evento para que seja coerente, levando em conta o momento atual da organização. Empresas que passaram recentemente por cortes de orçamento não combinam com grandes festas, por exemplo.

Embora possa não parecer, as festas também são estratégias para fortalecer a comunicação interna da sua empresa.

Demétrius BrasilConfraternização da empresa: momento de integrar e reconhecer os funcionários
leia mais