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Como inovar na comunicação interna?

Facilitar a comunicação e a transferência de informações entre uma organização e seus colaboradores é a principal missão da Comunicação Interna. Já tratamos sobre as características dessa área da comunicação neste link, mas é sempre importante lembrar que o objetivo deve ser manter todos informados e aprimorar o relacionamento entre funcionário-empresa.

Neste cenário, para que a comunicação interna seja assertiva é necessário desenvolver estratégias que transmitam a informação de maneira eficaz, provoquem engajamento nos colaboradores e contribua para que as relações profissionais se tornem mais próximas.

Defina boas pautas
Os canais de comunicação interna devem trazer assuntos que chamem a atenção do colaborador, como as notícias de cada departamento e as recentes decisões da diretoria, ao mesmo tempo em que também apresenta pequenas ações do cotidiano, como uma confraternização de equipes e a conquista de uma venda importante. Uma alternativa para trazer novas pautas é criar um grupo de colaboradores representantes das diversas áreas da empresa para pautar as próximas notícias.

Use layouts atrativos
As peças de comunicação interna devem ser estruturadas para chamar a atenção do colaborador, desde os comunicados do mural até os materiais impressos. É importante utilizar as cores, fontes e designs que compõem a identidade visual do negócio, visando gerar uma identificação sobre a organização junto aos funcionários.

Evidencie o colaborador
O colaborador precisa ser ouvido e participar diretamente nas notícias divulgadas pela organização, afinal ele é a fonte principal. Sua opinião e imagem devem estar nos boletins e murais. Desta forma, desenvolva espaços para que o colaborador crie conteúdo, espalhe seus conhecimentos, experiências e talentos, compartilhe fotos e desenvolva trabalhos de colaboração conjunta.

Respeite a periodicidade
Os canais precisam seguir uma periodicidade para manter a audiência. O objetivo é causar expectativa nos colaboradores e incentivá-los a conferir a próxima edição. Uma alternativa é lançar algumas chamadas das notícias e teasers sobre os principais assuntos. Por ter uma leitura imediata e instantânea, as imagens causam grande impacto.

A iniciativa é fundamental para que os colaboradores conheçam a situação da empresa, dos novos negócios e dos investimentos futuros. Quando a empresa é eficiente na troca de informações, os próprios colaboradores podem desenvolver soluções e as executar em conjunto.

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Como conquistar seu cliente nas etapas do funil de vendas?

O funil de vendas é um dos principais processos estratégicos de marketing e vendas de uma empresa. A estratégia tem por objetivo identificar e acompanhar a jornada de compra do cliente a partir do seu primeiro contato com a empresa, mesmo que de forma indireta, até a conclusão da compra do produto ou serviço.

Para aplicar a estratégia à comunicação digital do negócio é fundamental compreender as características de todas as etapas do funil.
Topo: aprendizado e descoberta
O topo do funil é a etapa mais abrangente do funil de vendas, também conhecida como “aprendizado e descoberta”. É nesta fase que os potenciais consumidores criam um primeiro contato, ainda que superficial, com os produtos e serviços do negócio.

A ideia é apresentar ao cliente o básico sobre o assunto e ajudá-lo a compreender melhor o que precisa resolver, compartilhando conteúdos introdutórios e mais didáticos para que o cliente tenha acesso às informações mais relevantes.

Meio: consideração e intenção
O meio do funil é a etapa em que o cliente já demonstra algum interesse na solução que o negócio oferece. Nesta fase o consumidor está em busca de formas para solucionar o problema que está vivendo.

É nesta hora que se deve apresentar características mais completas sobre os produtos e serviços, descrevendo as formas que ele pode resolver os principais problemas. Afinal, essa é a fase na qual ela vai começar a considerar as diferentes possibilidades que existem para solucionar seu problema e começar a mostrar intenção de compra.

Fundo: avaliação e compra
O fundo do funil é a etapa em que o cliente em potencial já tem todas as respostas para o seu problema e está pronto para obter uma solução real. Depois de nutrir o interesse dos leads e convencê-los de que o tipo de solução que você vende é o melhor para eles, ainda falta mostrar que a sua empresa é melhor que as concorrentes.

Além de oferecer conteúdos voltados para o seu produto, como depoimentos de clientes, estudos de caso e análises favoráveis de especialistas, é importante contar com a ajuda do time de vendas. Esse é o momento ideal para o cliente em potencial receber um contato mais direto.

Quando um lead é qualificado para o fundo do funil, significa que ele está pronto para comprar. Então os seus vendedores precisam ser rápidos para entrar em contato e fechar a venda.

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Segmentação de público no ambiente digital

O marketing digital é essencial para a comunicação das atividades de uma marca, afinal neste ambiente é possível se posicionar e garantir uma audiência qualificada. Neste sentido, a estratégia é ainda mais assertiva quando as ações e campanhas de marketing são personalizadas de acordo com o público e compartilhadas no momento certo para atingir o cliente.

Ao estabelecer um planejamento para a divulgação de uma campanha no Facebook é necessário selecionar, dentre os diversos filtros demográficos e perfis de interação, quem deverá ser impactado por sua publicação. Saiba como começar:
Crie ‘personas’
Definir as características da pessoa que você quer atingir por meio da associação com seus valores e informações facilita a seleção de interesses que contribuam para uma segmentação eficaz. Selecione fatores como idade, profissão, hobbies, gostos culturais e atividades praticadas regularmente.

Utilize a mídia correta
Saber quem é o seu público alvo ideal é a chave para descobrir onde o seu cliente está e, a partir disso, estabelecer qual a mídia deve ser prioritária na ação. Conhecer as opções de segmentação, uso e perfis existentes em cada ambiente é essencial para que sua campanha tenha bom desempenho.

Teste variáveis
Durante a publicação da campanha é fundamental criar variantes de público para entender a receptividade de cada um. Segmentações diferentes influenciam resultados diferentes, por isso ter públicos segmentados permite elevar seu entendimento da audiência a cada interação da campanha, permitindo resultados cada vez melhores.

Mensure os resultados
Acompanhar os dados de demografia, renda, engajamento, tempo de visita e conversão, disponibilizados ao analisar as campanhas, possibilita que a cada publicação você conheça melhor seu público. A partir disso é possível ajustar a nova etapa da ação e segmentar de forma ainda mais precisa, provocando impacto na hora certa e na pessoa certa.

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Melhores horários para postar em cada rede social

As redes sociais são fundamentais para uma estratégia de marketing digital, afinal essa ferramenta se consolida como um meio de apresentar a empresa ao mercado, se tornar uma autoridade no assunto e principalmente disponibilizar um canal de atendimento capaz de construir um relacionamento com o cliente.

Neste sentido, as empresas que possuem perfis nas redes sociais devem atentar-se às particularidades de cada plataforma e trabalhar com uma linguagem específica para cada uma delas. Além disso, também é fundamental ter em mente os melhores horários de publicação para atingir o maior número de pessoas relacionadas ao negócio.

Também é importante entender que os “horários de pico” divergem em cada mídia, considerando que os potenciais seguidores se comportam e acessam as redes em horários diferentes com objetivos distintos.

A Sprout Social, ferramenta de gerenciamento de redes sociais, desenvolveu um relatório com os melhores horários para postagem nas principais redes sociais.

Facebook
• O melhor dia para publicar no Facebook é quinta-feira.
• Os melhores horários para postar são das 12h às 14h, nas quartas, e das 13h às 14h, nas quintas.
• Nos demais dias, os melhores horários para postagem são das 10h às 15h.
• O dia com menor engajamento no Facebook é o sábado.
• Os horários com menor engajamento estão entre as 5h e 7h da manhã.

Instagram
• O melhor dia para publicar no Instagram é quinta-feira.
• Os melhores horários para postar são às 15h, nas quartas, das 11h às 15h, nas quintas, e às 5h, nas sextas.
• Nos demais dias, os melhores horários para postagem são das 9h às 18h.
• O dia com menor engajamento no Instagram é domingo.

Twitter
• O melhor dia para publicar no Twitter é sexta-feira.
• O melhor horário para postar é entre as 9h e 10h da sexta-feira.
• Nos demais dias, os melhores horários para postagem são das 10h às 12h.
• O dia com menor engajamento no Twitter é domingo.

LinkedIn
• O melhor dia para publicar no LinkedIn é quarta-feira.
• O melhor horário para postar é entre as 15h e 17h da quarta-feira.
• Os melhores dias para postagem são entre as terças e quintas.
• Os dias com menor engajamento no LinkedIn são de sexta a segunda.

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Estratégia de backlinks

Backlinks são links posicionados estrategicamente em uma página de blog ou site com o objetivo de guiar o leitor para um conteúdo relevante e complementar ao que está sendo lido. A estratégia possibilita mais conhecimento sobre o assunto, ao mesmo tempo que expande o tráfego de qualidade do blog.

Eles podem ser internos, com a inclusão de links de outras páginas do site com conteúdos relevantes, visando aumentar o tempo de permanência do usuário no blog, ou externos, levando o leitor a uma página de outro site ou blog.

Existem várias estratégias que podem ser usadas para melhorar o ranqueamento dos posts e influenciar na busca orgânica em sites de pesquisa. Entre os diversos fatores que influenciam no posicionamento de um site nos motores de busca, como o Google, a estratégia de backlinks é primordial na configuração SEO.

Estratégia deve ser usada com cuidado
Os backlinks se destacam como uma estratégia eficaz porque a quantidade de pessoas que fazem referência a um site sobre determinado assunto é proporcional ao posicionamento do site nos buscadores. Desta forma, inserir backlinks com alto grau de relevância nas páginas de um blog influencia os motores de busca a identificarem o site como uma página relevante e altamente pesquisada por pessoas interessadas neste assunto.

Neste sentido, é importante ter em mente que alguns backlinks podem até prejudicar a reputação do seu site se não forem utilizados de maneira apropriada. O problema pode acontecer quando um site de um segmento específico receber backlinks sobre temas aleatórios e que não tenham relação com o foco principal da página. Assim, os robôs do Google saberão que algo está errado e pode considerá-los como “não qualificados”, o que não surte efeito de posicionamento.

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Como melhorar a visibilidade da sua empresa no meio digital?

Estruturar ações de marketing digital é uma estratégia fundamental para aumentar a visibilidade da empresa e torná-la referência do segmento em que atua no ambiente digital. Em geral, as campanhas se resumem em um conjunto de ações estratégicas utilizadas nos meios digitais para divulgar e consolidar o negócio.

Conheça as principais ferramentas do marketing digital e saiba como aperfeiçoar a sua comunicação digital:
Redes sociais
Estar presente nas redes sociais é a maneira mais rápida para conquistar visibilidade online, além de disponibilizar ao cliente um espaço de interação com o cliente, para esclarecimento de dúvidas e feedback sobre os produtos e serviços. É essencial manter uma frequência de postagens, escolher os melhores horários, postar conteúdos relevantes e manter a interação com os usuários, respondendo comentários e mensagens enviadas.

Marketing de Conteúdo
Além de estar disponível nas redes sociais, é necessário criar conteúdo relevante sobre o produto ou serviço, apresentando suas características e informando ao consumidor de que forma pode ser utilizado no seu cotidiano. Para isso, entender quais as necessidades e nível de conhecimento do cliente se torna fundamental para saber o que falar e como falar. Nesta etapa também é essencial pesquisar as palavras-chave que tenham relação com o seu nicho de atuação para guiar o posicionamento nos buscadores e a produção de conteúdo.

Inbound Marketing
Esta ferramenta contribui para atrair o cliente, ajudar a distribuir o conteúdo e gerar acessos ao blog e redes sociais da empresa. Dessa forma é possível guiar o cliente e possíveis interessados para o conteúdo, tornando-se relevante e mostrando de que forma seu negócio é importante para ele. A partir desta etapa é fundamental seguir com o envio de conteúdo periodicamente, visando manter o interesse do cliente e guiá-lo para o objetivo final: adquirir o produto e/ou comparecer ao endereço físico da empresa.

Monitorar resultados
Um dos principais benefícios do marketing digital é a possibilidade de mensurar o impacto que as campanhas tiveram sobre os usuários, ao analisar o número de cliques, principais assuntos de interesse, temas mais buscados no site, entre outros fatores. Com o retorno destes dados é possível estruturar a melhor estratégia de ação visando atender as preferências do consumidor.

As propostas desenvolvidas devem ser planejadas de acordo com as metas a serem alcançadas e analisadas para entender se o impacto da campanha atingiu o objetivo esperado. As metas indicadores de resultados são chamadas de KPIs (Key Performance Indicators).

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Benefícios das transmissões ao vivo para a comunicação

As transmissões ao vivo, também conhecidas como webinars, se caracterizam como um seminário realizado em ambiente virtual. Desta forma, é feita uma transmissão de áudio e vídeo que utiliza a tecnologia do “streaming” como base para realizar apresentações online para que a audiência possa acessar o conteúdo usando um computador, tablet ou celular.

Neste sentido, como as transmissões são feitas ao vivo, a ferramenta possibilita a interação entre os apresentadores e os participantes, por meio do envio de perguntas e troca de conhecimento via chat e enquetes. Assim, as webinars se consolidam como uma excelente ferramenta para construir relacionamentos e obter feedback sobre o tema abordado no vídeo.

As apresentações também podem ser gravadas e incluídas na plataforma ou em sites e blogs para compartilhamento com o público-alvo do negócio. Por este motivo, as webinars costumam ser adotadas dentre as estratégias de Marketing de Conteúdo, que possibilitam às empresas tornarem-se uma referência nos seus mercados, ao mesmo tempo em que auxiliam na educação dos clientes e na conquista de pessoas interessadas em assuntos do negócio.

Além da estratégia voltada para as estratégias de marketing, as webinars também podem funcionar no desenvolvimento de treinamentos e apresentações sobre produtos voltadas para os funcionários. Com isso o colaborador pode acessar o conteúdo no horário e local mais conveniente, sem que o negócio precise se preocupar com o agendamento de horário e espaços físicos.

Dentre os benefícios do uso das webinars, destacam-se os custos muito inferiores aos de um evento realizado em um local específico. Além disso, elas não estão limitadas a uma localização geográfica e a empresa pode determinar o número de participantes. Ou seja, caso ache interessante, é possível fazer algo mais exclusivo apenas para clientes ou uma grande apresentação para o público geral.

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Como usar o e-mail marketing para divulgar o seu negócio

O e-mail marketing se consolida como uma das principais estratégias do marketing digital. Principalmente por possibilitar a entrega de mensagens certas, para as pessoas certas, na hora certa. O canal viabiliza a comunicação entre empresas e clientes, caracterizada pela divulgação de promoções e descontos, confirmação de compra e envio de notícias sobre o setor, por meio de newsletters periódicas.

Neste sentido, é fundamental ter em mente que o conteúdo desenvolvido e enviado deve ser feito com base na linguagem e em torno das características específicas da sua audiência. Essa estratégia, chamada de marketing de conteúdo (clique aqui e saiba mais sobre o tema), se baseia na geração de conteúdo relevante, que apresente informações técnicas e gere valor, influenciando na percepção positiva da marca.

Com um nível de produção de conteúdo já efetivado, o e-mail marketing se torna um poderoso aliado para a conquista de novos leitores e a consequente geração de tráfego para o site. Saiba como aproveitar todos os benefícios dessa ferramenta.

Segmente sua base de e-mails
O primeiro passo é dividir as diferentes origens e perfis dos usuários que compõem o seu mailing, com o objetivo de enviar para cada público somente a informação que lhe for conveniente. Esta ação pode ser feita por meio de algumas ferramentas de gestão de e-mails que permitem a segmentação por meio da inclusão de tags de diferentes assuntos.

Escolha títulos impactantes
A conquista do usuário para abrir o e-mail é feita diretamente pelo campo assunto. Por isso, um título impactante e que chame a atenção é fundamental. A iniciativa pode ser aplicada destacando os benefícios que o produto/serviço pode trazer ao mesmo tempo em que resume qual tema será apresentado no e-mail.

Apresente seu conhecimento sobre a área
Ofereça à sua lista de e-mails materiais e conteúdos relevantes sobre o segmento em que atua, como por exemplo, e-books, artigos e vídeos que demonstrem o seu conhecimento sobre o assunto e mostrem ao usuário como você pode ajudá-lo.

Construa uma relação com o usuário
É preciso gerar identificação com os usuários para que o remetente não seja visto somente como mais uma marca que envia e-mail para obter sucesso nas vendas. Para isso, é necessário criar um vínculo de confiança, em que o usuário identifique o negócio que pode esclarecer todas as dúvidas e ajudá-lo no que for preciso.

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Importância da Assessoria de Imprensa

A Assessoria de Imprensa se caracteriza como a ferramenta do jornalismo que conecta determinado fato ou situação com os veículos da mídia, visando aproximar o perfil assessorado (que pode ser uma pessoa física, empresa, ou instituição pública) do cidadão, por meio da divulgação de notícias.

Inicialmente, a assessoria de imprensa atua para alavancar o cliente junto à imprensa, contribuindo na divulgação de determinado produto ou serviço. A partir disso o assessorado passa a fortalecer a sua imagem, obtendo visibilidade positiva e de confiança junto à sociedade. A assessoria também é essencial para o gerenciamento de crise, contribuindo para que caso ocorra alguma inserção negativa na imprensa, a imagem do assessorado não seja afetada.

Além disso, a assessoria de imprensa auxilia no desenvolvimento de planos de comunicação que abranjam todos os públicos, direcionando as informações de acordo com o perfil de quem irá receber. Confira os principais pontos a serem considerados na hora de elaborar um plano de assessoria de imprensa. Lembre-se que a participação do cliente é fundamental neste processo!

Trace objetivos
O primeiro passo é analisar qual o objetivo final a ser conquistado com o plano de assessoria de imprensa. A partir disso é possível estruturar o planejamento, detalhando quais públicos deverão ser alcançados e quais as pautas serão abordadas a fim de obter os resultados desejados.

Estabeleça o público
É fundamental identificar o público-alvo de cada produto e serviço oferecido pelo cliente para que as estratégias sejam certeiras. Assim será possível disparar os conteúdos que atraiam as pessoas que possuem o perfil de interesse e afinidade com o ramo de atuação do negócio.

Identifique os veículos estratégicos
Liste os veículos estratégicos de acordo com o segmento de atuação e o perfil do público-alvo do negócio. Essa lista será a base para o desenvolvimento do mailing de contatos que receberá os releases com os conteúdos produzidos.

Com a ascensão do meio digital, a assessoria de imprensa também expandiu para a comunicação com os influenciadores digitais, que possuem grande poder de influência sobre a população. Os influencers já foram tema de um outro texto, que você confere neste link.

A assessoria de imprensa se destaca ainda por apresentar o negócio junto à imprensa, além de tornar a organização ou o profissional uma referência em sua área. A partir daí o cliente pode se consolidar como fonte de matérias, conseguindo inserções relevantes nos grandes veículos de comunicação.

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Características da Comunicação Interna

A comunicação interna é o setor que possibilita a interação entre a organização e seus colaboradores. Configura-se a partir da transmissão e do compartilhamento de ações relevantes e estratégicas sobre o funcionamento da empresa, com o objetivo de manter todos informados e aprimorar o relacionamento entre funcionário-empresa.

Neste cenário, é por meio da Comunicação Interna que circulam as informações, de forma vertical, ou seja, da direção para os níveis subordinados e vice-versa; e horizontal, entre os empregados de mesmo nível de subordinação. Desta forma, essa ferramenta possibilita manter os colaboradores a par das ações e também evitar o aparecimento de uma situação de crise.

Dentre as vantagens de dispor de uma comunicação interna eficaz, destacam-se as melhorias no clima organizacional, o aumento da integração entre os funcionários, o crescimento na produtividade e a diminuição de fofocas e boatos, já que os fatos são expostos diretamente pela empresa. Confira as principais ferramentas de comunicação interna.

E-mails e Newsletters: Esses recursos são essenciais para a comunicação de informações importantes, bem como para a divulgação do calendário mensal, incluindo as principais notícias, anúncio de eventos internos e externos, lançamentos e reuniões das equipes.

Jornal mural: A divulgação do jornal, localizado em áreas estratégicas, é fundamental para reforçar a comunicação com funcionários sem acesso a e-mails e/ou que não possuem tempo de ler os comunicados.

Revista: Caracteriza-se como um dos principais meios de comunicação interna, utilizado para divulgar as notícias da companhia e apresentar os próprios colaboradores dentro e fora da empresa, por meio de entrevistas exclusivas.

Intranet: Sistema online interno da empresa que apresenta conteúdo multimídia, notícias, ferramentas de solicitação de serviços de RH e pode ser usado inclusive como rede social. A ferramenta se destaca por contribuir com o engajamento dos colaboradores, que cada vez passam mais tempo trabalhando em computadores.

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