Comunicação acessível refere-se a garantir que as suas mensagens, conteúdos e informações sejam facilmente compreensíveis e utilizáveis por pessoas de diferentes origens, habilidades e necessidades. Isso engloba, não apenas a inclusão de pessoas com deficiência, mas a consideração de diversos idiomas, níveis de alfabetização e outras barreiras que podem limitar o acesso à informação.
Portanto, se você é empresário do tipo de negócio que precisa alcançar públicos novos e diferentes, aposte nessas dicas:
- Design inclusivo;
- Mídias alternativas;
- Linguagem clara e simples (essa é a principal!);
- Acessibilidade on-line;
- Treinamento interno.
Colocamos a linguagem clara e simples como principal, porque, sem ela, todos os outros passos não acontecem. Empresas que demonstram um compromisso com a inclusão ganham a confiança e o respeito de um público mais amplo, fortalecendo, assim, a sua imagem de marca.
Nós, profissionais da Infographya, sabemos que cada negócio é único e, por isso, nos colocamos à disposição para desenvolver essas dicas estrategicamente de acordo com as suas necessidades. Sempre consulte um profissional de comunicação com antecedência!