Atualmente, proporcionar canais para possibilitar atendimento digital para os clientes é fundamental para manter e estimular um relacionamento positivo com seu público. Afinal, as redes sociais e o e-mail se tornaram o meio de contato mais cômodo para os consumidores solucionarem suas demandas.
Este elemento da comunicação digital caminha alinhado ao nível de impacto que o atendimento proporciona ao negócio. Isso porque a popularização dos recursos digitais contribuiu para a formação de um consumidor mais exigente e conectado.
Saiba como otimizar os processos de atendimento e fidelizar os clientes:
– Opções de contato
É fundamental apresentar aos clientes diferentes alternativas para entrar em contato com a sua empresa, possibilitando ao consumidor ter o retorno de sua demanda de forma fácil, rápida e prática. O ideal é manter o usuário informado sobre as principais opções de contato digital: e-mail, redes sociais, chat online, WhatsApp Business, além do número telefônico e endereço das unidades físicas.
As redes sociais se destacam por serem acessadas por um grande número de pessoas todos os dias, assim, se consolidam como um meio de apresentar o cartório ao cidadão, se destacar como uma autoridade no assunto e disponibilizar um canal de atendimento capaz de construir um relacionamento com o usuário.
Diante disso, manter as redes sociais atualizadas e desenvolver estratégias para atingir novos usuários é uma forma de manter a sua empresa em contato com o cidadão. É necessário utilizar uma linguagem alinhada com o público, apresentar ofertas e conteúdos relevantes para estimular o cliente a interagir nos seus perfis.
Os chatbots são softwares que permitem simular a fala humana em um diálogo, a partir de respostas pré-determinadas, para um grupo de frases e dúvidas programadas previamente, e, com isso, reduzir o tempo necessário para solucionar as demandas dos clientes.
Esta funcionalidade permite atender clientes, dar informações sobre serviços, vender produtos e guiar o consumidor a cumprir determinada ação em um site, por exemplo, e pode ser integrada às páginas web, redes sociais e aplicativos de mensagens agilizando o processo de atendimento, suporte e vendas no meio digital.
– Crie uma estratégia Omnichannel
Esta estratégia visa garantir que a comunicação entre a empresa e os consumidores seja feita de maneira integrada em todos os canais de atendimento.
A funcionalidade possibilita à empresa registrar todo o histórico de relacionamento do consumidor, reduzindo o tempo necessário para solucionar demandas e contribuindo para que as equipes estejam alinhadas sobre as responsabilidades de cada departamento.