ChatBots: entenda como funciona a automação digital de atendimento

O chatbot é um software que simula a fala humana em um diálogo, a partir de respostas pré-determinadas para um grupo de frases e dúvidas programadas previamente.

Esta funcionalidade permite atender clientes, dar informações sobre serviços, vender produtos e guiar o consumidor a cumprir determinada ação em um site, por exemplo. A ferramenta se baseia em inteligência artificial, cada vez mais aperfeiçoada para atender a experiência completa do usuário nas redes sociais ou site da empresa.

Os chatbots ganharam popularidade nos últimos anos por carregarem consigo diversas vantagens, como a possibilidade de múltiplos canais de atendimento e disponibilidade de suporte 24h por dia, proporcionando melhor relacionamento entre empresas e clientes.

Durante o desenvolvimento, a empresa pode personalizar o chatbot de acordo com o seu perfil, visando se aproximar do público-alvo da forma com que costuma realizar os atendimentos feitos pelos profissionais, de forma online ou presencial. Isso porque a linguagem pode ser alterada da forma que a marca julgar mais apropriada.

Aplicações de chatbots mais comuns
São muitas as utilizações da tecnologia, mas algumas delas são mais frequentes. Detalhamos algumas delas abaixo.
– Atendimento ao cliente: Realiza a interação entre a empresa e o cliente, possibilitando a apresentação de produtos e serviços, solicitação de soluções e/ou resolução de dúvidas e problemas.
– Transações online: Faz o acompanhamento e suporte na realização de pedidos de e-commerce e/ou acesso a programas e cursos online.
– Reservas: Utilizado para a realização de agendamentos de horários e datas para obter um serviço, utilizado em consultórios, restaurantes e locadoras que integram o chatbot a sistemas internos como o Google Agenda, por exemplo.
– Temáticos: Permite a apresentação de conteúdos de temas abrangentes segmentados de acordo com o perfil do usuário, que deve informar as matérias e/ou assuntos que possui interesse.

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