Blog

Dicas para otimizar a busca orgânica para o seu site e blog

O blog e o site são os principais pilares da comunicação digital, afinal o marketing de conteúdo é uma estratégia fundamental para compartilhar informações da empresa e ajudá-la a se tornar relevante no segmento em que atua.

Além disso, o blog também se destaca também por se apresentar como uma ferramenta de fácil utilização, manutenção acessível e alto impacto com relação à comunicação com o público. Assim, estruturar ações que auxiliem o conteúdo a chegar até o público é imprescindível.

Neste sentido, o SEO se destaca como uma das principais estratégias para obter alcance orgânico para o conteúdo do seu site e blog. Nós já tratamos sobre esse assunto neste link, por isso dessa vez trazemos outras ações, com a mesma relevância, que podem ser desenvolvidas para gerar mais tráfego orgânico para o seu site.

Conheça o seu site
Antes de tudo, é fundamental entender as características do seu site, como as principais fontes de acesso e as páginas mais visitadas. É com base nessas informações que você vai desenvolver as suas estratégias. Os dados são apresentados pelo Google Analytics, a partir de um relatório sobre os canais de aquisição e o comportamento do usuário no site.

Aproveite os recursos do Google Search Console
A ferramenta, disponibilizada gratuitamente pelo Google, permite que os desenvolvedores do site verifiquem o status de indexação e otimizem a visibilidade dos sites para a busca orgânica.

São muitas as ferramentas de auxílio. Pode ser ajuste de itens como títulos, descrições e imagens disponíveis no site, ou a apresentação das dificuldades do buscador para pesquisar e encontrar as páginas do seu site. O Search Console também aponta as configurações necessárias para que o conteúdo seja adaptado para mobile, além de exibir como está o desempenho do Google em indexar as páginas do seu site e identificar as palavras-chave que mais aparecem.

Defina palavras-chave para cada página
As palavras-chave são utilizadas na hora da busca para identificar quais conteúdos determinada pessoa procura. Por isso, a definição das palavras-chave precisa se basear nos termos pesquisados. Considere sempre a relação que esses termos possuem com o produto, independentemente de serem técnica ou gramaticalmente corretos. Também é importante identificar as pesquisas mais comuns em seu nicho de atuação para produzir os conteúdos, o que permitirá se tornar relevante no setor e se posicionar melhor entre os resultados do Google.

Construa hiperlinks entre as páginas do seu site
Utilizar links de outras páginas no desenvolvimento de um conteúdo ajuda a manter o usuário navegando pelo seu site. Isso porque quando o conteúdo é relevante e instiga o leitor a obter mais informações relacionadas ao assunto apresentado, clicar em um hiperlink para consumir mais conteúdos relacionados àquele tema acontece naturalmente.

Demétrius BrasilDicas para otimizar a busca orgânica para o seu site e blog

Posts Relacionados