Blog

Como usar o SEO como estratégia de alcance orgânico?

Ferramenta amplia posicionamento em buscadores por meio de técnicas de indexação

Otimização para Ferramentas de Busca é uma tradução literal do termo SEO (Search Engine Marketing Optimization), que se caracteriza como um conjunto de técnicas que um site deve conter para aperfeiçoar a indexação do conteúdo nas ferramentas de busca. Dessa forma, as informações ficam posicionadas de forma estratégica quando a pesquisa estiver relacionada ao tema tratado.

Por meio da classificação nos buscadores (Google e Bing, entre outros), é possível obter mais visitas ao site de forma orgânica. Com os usuários no site, é necessário apresentar um conteúdo relevante e fazer com que os visitantes gostem da experiência, acessando novas páginas e preenchendo formulários ou pop ups. Isso porque a forma com que o utilizador se comporta online influencia no posicionamento orgânico do site nos buscadores, interferindo na quantidade de acessos.

Para otimizar a posição de uma página nos buscadores, é necessário ajustar uma série de técnicas, como adaptar o título da página; tornar o site responsivo para uso mobile; editar a URL e a descrição da página (meta description); analisar o número de palavras-chave no texto, título e subtítulo; e incluir links que direcionem para outras páginas para o site.

Tendo em mente a importância de agregar a edição do SEO como fator fundamental para o posicionamento orgânico do site, é recomendado incluir alguns plugins que auxiliem na estruturação dessas técnicas por colaboradores amadores, sem conhecimentos técnicos em programação e desenvolvimento de sites. Os plugins abaixo são instalados na versão de administrador do site e podem ser editados facilmente, com apontamentos automáticos sobre as melhores estratégias para aperfeiçoar o SEO.

Yoast SEO
O plugin Yoast SEO é o plugin WordPress para SEO mais utilizado por oferecer ferramentas de análise individual de páginas, dicas para otimização técnica do WordPress e uma funcionalidade de XML Sitemaps.

All in One SEO Pack
O plugin All in One SEO Pack reúne uma série de técnicas para autogestão do SEO, com destaque para a ajuda na escolha de conteúdos que não duplique ou confunda os buscadores na geração automática de títulos para os mecanismos de buscas e MetaTags, além da configuração de XML Sitemap e suporte para Google Analytics.

Google Analytics by MonsterInsights                                                                                                    O plugin facilita o acompanhamento de visitantes no site, a origem dos usuários e a escolha das palavras-chave de acordo com a quantidade de acessos, por meio da disponibilização de acesso a relatórios demográficos e rastreamento de links, diretamente no WordPress.

Demétrius BrasilComo usar o SEO como estratégia de alcance orgânico?