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Vamos falar sobre as #hashtags?

#quemnunca viu uma mensagem #assim no Twitter, no Facebook, no Instagram? As #hashtags começaram seu sucesso no microblog Twitter para depois conquistarem o mundo das mídias sociais. Quase todo mundo #curte usar hashtags, até mesmo quando ainda não está muito claro para todos a função dela.

O que é a hashtag? Qual a sua função?

A “hashtag” nada mais é do que uma ferramenta para o agrupamento de informações de um mesmo tema. O símbolo “cerquilha” ou “jogo da velha” # é colocado à frente de uma palavra-chave e gera um hiperlink para todas as citações que incluírem essa mesma hashtag. Você consegue encontrar todas as pessoas que comentaram o assunto e o que disseram.

Por exemplo: se todos que querem falar algo sobre o #programadoporchat usarem esta mesma hashtag, logo teremos milhares de twitadas ou postagens sobre o assunto reunidas nesse hiperlink. Isso facilita a pesquisa, a interação virtual, permite o compartilhamento de mensagens engraçadas ou interessantes que alguém tenha postado sobre o mesmo tema e otimiza a consulta de um modo geral, independentemente do propósito de cada um. A hashtag, inclusive, pode ser estrategicamente pensada por publicitários para ser lançada nas redes sociais com o propósito de gerar engajamento das pessoas em torno de um assunto específico. Quer ver alguns exemplos? Confira agora!

Em 2016, a hashtag mais usada por todo o mundo e todo o Brasil no Twitter foi #Rio2016. Era muita gente querendo comentar todos os acontecimentos da Olimpíada sediada aqui no Brasil. O pessoal usou a mesma hashtag e isso permitiu consultar tudo o que foi dito, postado, compartilhado, etc sobre o evento. No Brasil, a segunda hashtag mais usada no mesmo ano foi #MasterChefBr, abordando a terceira edição do reality culinário da Band.

Dicas na hora de escolher uma hashtag

– Se você quer “lançar” uma hashtag, com o intuito de que ela “pegue”, escolha expressões mais curtas, quanto maior a hashtag, mais restrita ficará a pesquisa.

– Crie uma hashtag que identifique sua marca nas mídias sociais, usando-a como estratégia de marketing para disseminar sua marca quando as pessoas compartilharem seu conteúdo, vídeo, imagem, etc.

– Use uma hashtag coerente com o tema que falará: não adianta usar uma hashtag que está em alta para aparecer nas buscas se o assunto não tem nada a ver com o tema.

– Você pode e deve usar mais que uma única hashtag para marcar um tema, só fique atento ao comportamento dos usuários em cada rede social. No Twitter usa-se uma ou duas hashtags pela limitação de caracteres. No Instagram usam-se quatro ou mais, logo, é importante adotar ações condizentes com o que funciona em cada mídia.

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