Blog

O que fazer para o seu vídeo ter sucesso de audiência?

Não é à toa que virar Youtuber passou a ser uma opção pra lá de atraente para quem quer atingir o sucesso financeiro e o “estrelato virtual” de maneira relativamente rápida. Hoje o Youtube é o principal espaço de entretenimento de milhares de pessoas, e os canais de inscrição acumulam a cada dia mais seguidores fiéis. Tem fã para todos os gostos: músicas, vídeoclipes, novelas antigas, piadas, reportagens, etc.


Para as empresas os vídeos são um importante meio de instruir e orientar seus leads conquistando cada vez mais credibilidade. Mas para ter fãs assíduos e que divulguem seus vídeos é necessário ter atenção com alguns detalhes. E não é preciso nenhum investimento milionário para se conseguir isso.

1. Seja original

Com tanta informação circulando fica difícil não ter a sensação de que algo que você está pensando em fazer já foi feito. Isso pode até ser verdade, mas a roupagem, o formato, pode definir o sucesso ou o fracasso da sua ação. Seja irreverente, seja pessoal, aproxime-se de verdade do seu interlocutor, e mantenha uma linha editorial, pois com o tempo, determinadas ações padrão serão sua marca, e serão esperadas por seus seguidores.

2. Explore seu título e descrição

É aqui que você deve chamar atenção e destacar o que você vai abordar. Assim como ocorre nos textos postados, o título e a descrição têm papel fundamental na busca do conteúdo e também como chamariz para que a pessoa tenha o desejo (ou não) de assistir ao vídeo. Eles precisam descrever o que vai acontecer e seduzir ao mesmo tempo.

3. Thumbnail convidativo

Thumbnail é a imagem que aparece quando a pessoa procura o seu vídeo. Se ela não for atraente, o clique estará comprometido. O investimento de atenção e cuidado na escolha dessa imagem é essencial para o sucesso do material que você produziu. Outra dica: utilize pouco texto, a imagem deve ser prioridade.

4. Qualidade é o que há

Para ter mais chances de ter seu vídeo assistido até o final você precisa investir em qualidade. Existem 3 fatores primordiais para começar: microfone, iluminação e câmera.

Microfone: sem dúvida o áudio está entre as preocupações básicas e vitais de um vídeo. Chiados, interferência por barulhos externos, volume baixo ou alto demais, tudo isso impedirá que a mensagem cumpra seu papel.

Iluminação: você não precisa de um investimento suntuoso para ter uma boa iluminação. Procure lugares claros e faça testes para escolher o melhor enquadramento e posicionamento no ambiente iluminado.

Câmera: você não precisa de um equipamento profissional, mas imagens em HD (high definition) são bastante superiores às que não a são. Use também um tripé para ajudar na estabilidade da imagem.

5. Utilize um bom editor de vídeos

Isso facilitará muito a sua vida. Alguns programas são mais fáceis de serem usados, e deixarão o seu vídeo muito mais profissional. Alguns deles são: iMovie para Mac, Adobe Premiere e Sony Vegas.

Demétrius BrasilO que fazer para o seu vídeo ter sucesso de audiência?