Blog

O que é User Experience Design?

Conheça a tendência que valoriza o usuário   
190521_template_linkedin-infographya.png

A experiência do usuário não é uma área nova. Desde a Segunda Guerra Mundial, muitos materiais já eram produzidos pensando na experiência de quem iria utilizá-los. Com o passar dos anos, a experiência do usuário passou a ser, também, a envolver a estratégia de usabilidade. Assim, essa área ganhou grande notoriedade nas empresas.

O UX é tudo aquilo que um usuário sente ao utilizar um produto ou serviço, seja ele digital ou físico. Quando você utiliza o seu smartphone, por exemplo, para acessar um conteúdo específico, publicado por amigos, a experiência será construída a partir do seu conhecimento, da sua bagagem, do ambiente onde está e até daquilo que te forma como pessoa. Ou seja, nenhum produto ou serviço é capaz de provocar uma experiência específica, mas pode, sim, conduzi-la colocando-se, por exemplo, no lugar do usuário.

A User Experience Design, também conhecida como UX (experiência do usuário, em português) trata-se do conjunto de elementos e relacionados à interação do usuário com um determinado produto, sistema ou serviço cujo resultado gera uma percepção positiva ou negativa. O termo foi usado por Donald Norma, professor emérito de ciência cognitiva na Universidade da Califórnia em San Diego, na década de 1990, e, hoje, representa uma das maiores tendências da comunicação.

A UX Design sempre existirá. É necessário um profissional que saiba responsável, então, por garantir que o design projetado atenda às necessidades dos usuários, garantindo sua satisfação ao interagir com a empresa, plataformas ou marcas.

 

Demétrius BrasilO que é User Experience Design?