O que é Marketing Digital: tudo o que você precisa saber

Origem do termo Marketing Digital

Primeiramente, é necessário desmistificar o termo “Marketing Digital”. Na prática, existe apenas o Marketing, e usamos essas estratégias já conhecidas para canais do meio digital, por isso, a nomenclatura “digital” passou a ser utilizada.

Referência multidisciplinar na América Latina nas áreas de negócios, tendências e inovação, em uma entrevista, Martha Gabriel definiu que “não existe marketing digital – existe marketing e ponto. O digital se incorpora e amplia o marketing, que é único. O que vai determinar como o marketing traça as estratégias usando tanto plataformas digitais quanto tradicionais é como as pessoas as utilizam e se comportam nessas plataformas. Antes de pensar em digital, é preciso pensar em Marketing”.

Como funciona

O marketing feito na internet utiliza plataformas como redes sociais, e-mail marketing e sites, como uma forma de aproximar o público da empresa. Por isso, é necessário atenção para fazer esse diálogo corretamente e trazer bons resultados para seu negócio.

É essencial criar uma boa estratégia para utilizar as ferramentas disponíveis da melhor forma, como administrar as redes sociais, produzir conteúdo focado para cada plataforma, utilizar técnicas de SEO, otimizar sites, entre outros.

Mas a utilização do Marketing não ajuda somente na aproximação dos clientes, também é focado em trazer novos, manter um bom relacionamento e pode, ainda, ser usado como um termômetro para medir a aceitação de algum conteúdo ou produto, já que o feedback do público é quase instantâneo.


Por que fazer Marketing nos Canais Digitais

Como citado anteriormente, o Marketing tem o poder de trazer novos clientes, aproximá-los da marca, fazendo com que sua empresa ganhe mais confiança e notabilidade.

Atualmente, muitas pessoas e empresas vêm utilizando meios digitais, sendo assim, ter acesso ao serviço e boas estratégias de Marketing Digital está cada vez mais fácil.

Muitos já sabem que é de extrema importância estar presente no mundo digital, já que é uma ótima oportunidade para as empresas conhecerem melhor seu público; cativar mais clientes; obter feedbacks; criar um bom o relacionamento com o público; educar o mercado; aumentar o conhecimento e confiabilidade da marca; gerar leads; aumentar a venda; enfatizar os diferenciais competitivos da empresa; entre outros.

Como fazer uma boa estratégia

Para fazer uma boa estruturação da melhor estratégia de marketing para seu negócio e evitar erros comuns, é necessário ter alguns cuidados:

Personas

Primeiramente, deve ser feito um estudo de personas. Analisar e definir quais são os perfis de clientes ideais para sua empresa. É possível que exista mais de um perfil ideal e isso não é um problema.

Para definir as personas que você quer atingir, é necessário levantar os seguintes dados:

· Quais são os perfis ideais;

· Quais são as rotinas;

· Quais são os objetivos;

· Quais são as necessidades;

· Quais são os impasses na hora da compra;

· Como a sua empresa pode ajudar;

· Qual a linguagem mais adequada;

· Em quais canais de comunicação elas buscam por informação;

· Que tipo de conteúdo elas mais consomem;

· Qual é a rotina de compra dessas pessoas;

· O que elas valorizam em uma empresa.

Análise da concorrência

Analisar sua concorrência pode ajudar muito no aprendizado, pois é possível verificar os erros e acertos e definir a melhor estratégia de marketing para a sua marca.

É essencial fazer um levantamento das empresas que possuem mais destaque, quais são seus concorrentes diretos e, com base nisso, observar alguns pontos importantes:

· O tipo de conteúdo produzido;

· O tipo de linguagem utilizada;

· Os erros cometidos;

· Os acertos que dão resultado.

Estudo de palavras-chave

Uma das bases de SEO é o uso das famosas palavras-chave. Mas para conseguir fazer o estudo de Keywords, é necessário definir quais são seus objetivos.

· Identifique os principais assuntos e competidores

Depois de conhecer as personas do seu negócio e qual a jornada de compra que elas fazem, é necessário identificar os principais tópicos que deseja abordar. Para facilitar a visualização do passo a passo da estratégia que você vai seguir, crie um mapa mental ou documento com essas informações.

· Faça a pesquisa das palavras que já atraem os usuários para sua página

Com certeza já existem palavras que geram tráfego orgânico para o seu site, mas para identificá-las, você pode usar o Google Analytics para entender quais os termos que os usuários mais buscam e para ter novas ideias de conteúdo.

· Busque novas palavras-chave

Essa etapa é essencial e deve ser repetida sempre, assim, você estará sempre ciente se houver alguma mudança nas keywords mais utilizadas.

Definição de canais

Definir os canais que receberão investimento é necessário para compreender o que já tem sido feito e o que ainda precisa fazer. Nesse passo, é preciso analisar cada canal que já utiliza. Exemplo: se sua empresa já possui um blog, confira se os conteúdos têm qualidade e são otimizados, se os resultados estão sendo positivos, isto é, se tem retorno.

No caso das redes sociais, é importante verificar se a comunicação que está sendo utilizada é a mais adequada, ou seja, se os conteúdos estão gerando engajamento do público, se os resultados estão sendo positivos e os objetivos sendo alcançados ou se existem pontos a ser melhorados.

Definição de Metas e Objetivos SMART

Essa é uma etapa fundamental para criar uma boa estratégia de Marketing, pois sem definir metas e objetivos, será muito mais difícil entender quais serão as melhores práticas, se o que você está fazendo está gerando resultado ou se existe algo que tenha que ser mudado.

O Marketing Digital possui uma grande vantagem, que é conseguir analisar os resultados em real time, sendo assim, é possível saber se a estratégia utilizada está dando certo ou o que precisa ser modificado para melhorar os números. Mas, para isso, é essencial criar metas e objetivos a serem alcançados.

Quais são as estratégias de Marketing

Depois de definir seus objetivos e metas, chegou o momento de encontrar as estratégias mais adequadas para você ou sua empresa. Fizemos uma lista para auxiliar nessa busca.

Inbound Marketing

É o conjunto de estratégias de Marketing desenvolvido com o objetivo de atrair e converter clientes por meio de sua autoridade em determinado assunto, ou seja, com a produção e o compartilhamento de conteúdo relevante.

Aqui, a empresa utiliza as ferramentas de comunicação, como site, blog e redes sociais para atrair clientes, sem a necessidade de localizá-los, ou melhor, sem que tenha que ir até eles.

Todas as ações de Inbound Marketing podem ser mensuradas: é possível saber exatamente quantas pessoas visualizaram, converteram ou compraram em cada campanha, por meio das ferramentas de web analytics.

Essa estratégia deve ser utilizada para 5 grandes ações de melhorias:

· Aumentar a visibilidade;

· Diminuir o custo de aquisição de clientes;

· Atrair clientes em potencial;

· Gerar conteúdos que fazem diferença;

· Otimizar o processo de vendas.

Outbound Marketing

O Outbound tem o objetivo de trazer clientes – indo ativamente até eles. Dessa forma, o possível cliente talvez não tenha interesse espontâneo pela sua empresa. No meio digital, é comum ver o Outbond em propagandas no YouTube, por exemplo, ou banners em sites informativos, e-mails em massa e pop-ups de terceiros. O investimento financeiro nessa estratégia geralmente é mais caro, e se você quiser parar de investir, seu conteúdo sairá das plataformas, dificultando a chegada de novos clientes até sua marca.

Marketing de Relacionamento

O Marketing de Relacionamento visa auxiliar empresas a alcançar e fidelizar novos clientes e fazer com que eles se tornem defensores e divulgadores da marca. É um conjunto de estratégias de construção e disseminação da marca, prospecção, fidelização e criação de autoridade no mercado.

Nessa estratégia, você também pode melhorar esse relacionamento oferecendo vantagens para seus clientes. Assim, sua marca poderá se tornar referência no mercado por proporcionar uma ótima experiência ao público.

Marketing de Produto

Essa estratégia tem o foco em divulgar e comercializar o produto para os clientes e leads e você também pode utilizar esse tipo de marketing para lançar um novo produto da empresa.

Para isso, é necessário passar por 7 estágios do Marketing de Produto:

· Desenvolvimento do perfil dos consumidores;

· Posicionamento e mensagem;

· Educação da empresa sobre o posicionamento e mensagem;

· Criação de um plano de lançamento;

· Elaboração de conteúdo para o lançamento;

· Treinamento da equipe;

· Lançamento.

Marketing de Guerrilha

O Marketing de Guerrilha geralmente é utilizado para promover produtos e serviços em um formato não muito convencional, como em campanhas com mais investimento na criatividade do que no orçamento. Isso é feito para criar uma experiência única e inesquecível ao público. Essa estratégia, normalmente, é colocada em prática em lugares públicos e que tenham uma grande circulação de pessoas. Assim, é possível atingir o máximo de pessoas possíveis.

Marketing Viral

Aqui, o objetivo é utilizar o próprio público-alvo para espalhar seu produto ou marca. Ou seja, o Marketing Viral aproveita as ligações entre as pessoas para espalhar e viralizar seu conteúdo.

No contexto das mídias sociais, é muito comum ver uma campanha que viralizou pelo fato de diversas pessoas compartilharem em suas redes, gerando, assim, muitos cliques, engajamentos e reconhecimento da marca. Essa estratégia tem alguns pontos em comum com o Marketing de Guerrilha, mas é mais focado no âmbito digital.

Endomarketing

O Endomarketing é uma estratégia focada para os funcionários da empresa, ao invés de focar no público externo. O objetivo é usar dos elementos do Marketing tradicional para fortalecer a imagem da marca para sua própria equipe, fazendo com que se tornem representantes da empresa.

Essa estratégia pode trazer alguns benefícios como:
· Aumento da motivação; 
· Melhora na produtividade;
· Menor rotatividade de colaboradores; 
· Funcionários mais fiéis e envolvidos; 
· Clima mais agradável e saudável;
· Qualidade de trabalho e bem-estar.

Marketing Social

Essa estratégia visa reduzir ou solucionar problemas sociais, normalmente, ligados à saúde, educação, trabalho, moradia, transportes e nutrição. Dessa forma, o Marketing irá promover o bem-estar social, fazendo com que o público se sinta parte de uma causa e se sensibilize a ponto de contribuir com a empresa.

Atualmente, muitas pessoas estão preferindo comprar de empresas preocupadas com causas sociais e que tenham mais responsabilidade social, por isso, investir nisso pode ser um diferencial competitivo importante.

Marketing Pessoal

Esse marketing tem como objetivo valorizar sua imagem pessoal, isto é, fazer com que o público tenha uma visão positiva sobre você. O marketing pessoal não cria uma personalidade que não é sua, mas evidencia pontos positivos e relevantes que você já possui para destacar seu perfil no segmento.

Quais são os canais de tração

Para entender os canais de tração, é importante saber que o termo indica sua capacidade de conquistar novos clientes de forma rápida e com baixo custo. Para fazer essa medição, é necessário criar objetivos para facilitar a análise de resultados.

Geralmente, existe uma intuição sobre quais canais merecem seu investimento, mas é importante que você não descarte alguns e primeira, pois é difícil saber exatamente quais são os mais adequados para sua empresa.

Aqui vamos listar alguns para ajudar:

Marketing Viral

Como dito anteriormente, o Marketing Viral é uma ótima opção, já que tem o objetivo de fazer com que seus clientes compartilhem e indiquem sua empresa para outras pessoas. Para isso, geralmente é oferecido algum benefício para seu cliente, como descontos, serviços gratuitos, entre outros.

Existem algumas formas desse processo viral acontecer:

· Boca a boca: seus clientes te indicam para seus amigos ou compartilham seu conteúdo nas redes sociais;

· Colaboração: seu cliente terá o benefício de poder usar outro serviço ou empresa que se associa a sua.

· Comunicação: o produto é destinado à comunicação, portanto, é necessário que as pessoas com quem você se comunica o utilize.

· Incentivos: você pode oferecer benefícios para que os clientes indiquem seus serviços para amigos.

Essa estratégia começa a funcionar quando se torna um “Loop Viral”, ou seja, quando o processo se transforma em um ciclo que passa por três etapas:

· O cliente encontra ou começa a usar seu produto;

· Depois conta ou convida seus amigos a usá-lo;

· Novos clientes começam a usar seu produto, indicam para outros amigos e o processo começa a se repetir.

Relações Públicas (PR)

Aqui, a estratégia é focar na cobertura da mídia para atrair novos clientes, isto é, fazer com que o público conheça sua empresa ou produto por meio de jornais, revistas, TV, pessoas influentes, etc. Para isso, utilize informações interessantes para chamar a atenção de quem você quer atingir.

Relações Públicas não convencionais

O objetivo das Relações Públicas não convencionais é usar e abusar da criatividade para criar uma publicidade original e que prenda a atenção do público.

Você pode usar de tudo um pouco: uma série de vídeos mostrando o quão bom seu produto é, propagandas inusitadas e engraçadas, comparações com produtos da concorrência, ou seja, qualquer coisa que seja fora do comum ou que seja inesperado.

Plataformas existentes

Aqui, você pode usar as plataformas sociais já existentes para divulgar seu produto ou marca, com o objetivo de atingir mais pessoas e ajudar no crescimento, tendo em vista que esses sites, aplicativos ou redes geralmente possuem milhares de usuários.

É importante lembrar, você pode contar com o auxílio dessas mídias, mas não dependa somente delas para crescer.

Anúncios sociais e display

Outro exemplo de canal de tração é fazer anúncios nas redes sociais e displays, ou seja, anunciar em banners nos sites.

Existem duas formas de anúncios, os PPC (pague-por-clique), que tem o objetivo de atender aos interesses do cliente que já tem ou que demonstrou por meio de uma pesquisa feita, anúncios em redes sociais e display.

Content Marketing

O marketing de conteúdo é uma alternativa para atrair o público-alvo e formar uma rede de clientes e potenciais consumidores dos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa.

Aqui, a informação pode ser compartilhada por meio de texto, infográfico, conteúdo multimídia, podcasts, entre outras formas que apresentem características completas sobre o tema que está sendo tratado. E esse conteúdo pode ser divulgado nas diferentes plataformas de comunicação da empresa.

Search Engine Optimization – SEO

SEO é um conjunto de técnicas que podem melhorar a visibilidade de um site ou conteúdo por meio de mecanismos de busca como o Google, gerando aumento de tráfego orgânico e autoridade.

Para que sua página fique em destaque para aqueles que buscam sobre o assunto, é preciso fazer uma otimização, isto é, utilizar as técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores a definir o ranking de uma página para a palavra-chave pesquisada.

Pensar em primeiro lugar no usuário é essencial para um bom ranqueamento, pois o Google sempre optará pelos resultados que melhor respondam à necessidade de quem pesquisa.

Search Engine Marketing – SEM

O SEM, resumidamente, é o Google Adwords, isto é, são aqueles anúncios pagos que ficam na página de pesquisa do Google e que ainda são a maior rede de publicidade on-line.

A ferramenta consiste em anúncios que aparecem de acordo com as palavras-chave que o usuário utilizou para a pesquisa. Essa é uma boa estratégia para empresas que ainda não possuem autoridade necessária para aparecer na pesquisa orgânica, ou seja, se você investir nesse serviço, sua empresa ficará anunciada no topo da página imediatamente.

E-mail Marketing

O E-mail Marketing é uma ótima alternativa para converter leads em clientes. Por meio dele, é possível enviar newsletters e divulgar novos materiais por mensagens promocionais. Além disso, existe a possibilidade de enviar mensagens ou notificações, transmitir conteúdo, atrair novos visitantes e melhorar seu relacionamento com o público.

Engenharia como marketing

Essa estratégia consiste em construir algo para conseguir usuários qualificados. Nesse caso, geralmente, estão envolvidos a equipe de programação e de produto para criar uma ferramenta, widget, entre outros que tenham algo em comum com sua forma de conseguir leads.

Esses serviços precisam trazer alguma utilidade para seu possível cliente, a fim de que ele tenha interesse em preencher formulário que dará acesso à ferramenta e que possa incentivá-lo a decidir contratar seus serviços futuramente.

Anúncios off-line

É claro que atualmente a maioria das pessoas está presente no mundo online, mas não todas. Por isso, também é válido o investimento em anúncios off-line, como em TV, rádio, jornais, revistas, outdoor, entre outros. Como a quantidade de publicidade online aumentou, as opções off-line se tornaram mais baratas. Optar por esse canal tem suas vantagens, como atingir certos públicos que geralmente não estão nas mídias sociais, contufo, possui a desvantagem de dificultar o rastreio do desempenho desses anúncios.

Cobertura em blogs

Nesta alternativa, você pode pesquisar os blogs mais populares e acessados no seu segmento e oferecer seu produto por meio deles. Sendo assim, o público pode gostar do anúncio e se tornar cliente.

Desenvolvimento de Negócios (BD)

Business Development (BD) é o processo no qual se estabelece parcerias e acordos com outras empresas para promover produtos ou serviços de cada uma.

Utilizando o BD, é possível fazer venda combinada, dividir espaço de anúncios ou até mesmo encontrar maneiras de associar produtos. Dessa forma, ambas as partes têm benefícios e não precisam ter grandes gastos.

Vendas

Neste canal, é necessário criar uma boa estratégia para alcançar o público-alvo e fazê-los comprar o produto. Aqui, você precisará ter um funil de vendas para entender cada passo a ser dado, onde cada lead está e como proceder para torná-los clientes. Não basta apenas ter cordialidade e bom atendimento, é essencial traçar uma boa estratégia.

Programa de Afiliados

O Programa de Afiliados visa utilizar a própria base de clientes para conseguir vender mais e, para isso, disponibiliza alguns privilégios, como descontos, serviços, entre outros. Dessa forma, você pode pagar para outra empresa ou pessoa para receber leads ou para vender seus produtos. Como exemplo, podemos pensar em programas de fidelidade, sites de cupons de desconto, e-commerces.

Feiras e eventos

Nas feiras e eventos, encontra-se boas oportunidades para divulgar produtos e gerar interesse do público-alvo. Dessa forma, você pode aproveitar para lançar um novo produto no mercado, mostrar o porquê é uma boa escolha para os clientes e até mesmo fechar parcerias e contratos com outras empresas.

Outra alternativa é criar um evento próprio, escolhendo todos os detalhes para que possa focar mais nos resultados que deseja.

Eventos Offline

Essa escolha beneficia empresas que têm como público-alvo pessoas que não estão nos meios digitais, fazendo com que o investimento em estratégias para o mundo online não surtam efeito.

Aqui, você poderá conversar cara a cara com seu cliente, entendendo melhor suas necessidades, barreiras e qual será a melhor estratégia para utilizar nesses casos.

Palestras

Uma ótima opção, além de feiras e eventos, é participar de palestras associadas ao seu nicho. Aqui você encontra uma excelente oportunidade para tornar sua marca referência no mercado.

Durante esse evento, não foque apenas no seu produto, conte sua história, como você já impactou seu público, fatos interessantes e curiosos sobre sua empresa, assim, é terá mais chance de despertar o interesse daqueles que estão ouvindo.

Criação de comunidade

Criar uma comunidade, seja off-line ou online, pode gerar uma interação maior entre seus clientes, onde podem conversar e trocar ideias sobre sua marca.

Seus clientes basicamente serão seus colaboradores, pois se sentirão parte da empresa.

Influenciadores Digitais

Não é novidade que o mercado de influenciadores digitais só tem ganhado força e, por isso, também é um ótimo canal para você. Existem todos os tipos de influenciadores, nesse sentido, é necessário mapear os mais populares e com mais visualizações dentro do seu segmento, pois assim como nos blogs, eles podem fazer a ponte entre seu produto e novos clientes.

Lembre-se: geralmente o público gosta das recomendações desses influenciadores por acreditar que eles realmente usam e gostam do produto. Então, escolha influenciadores que mais tenham a ver com os valores da sua empresa e, assim, ficará muito mais fácil a negociação e divulgação.

Quais são as principais métricas

Como citado anteriormente, uma das principais vantagens do Marketing Digital é a possibilidade de mensurar exatamente seus resultados. Sendo assim, você saberá o que está dando certo na sua estratégia e conseguir mudar o está atrapalhando.

Para que você entenda melhor como fazer essa mensuração, separamos as principais métricas utilizadas no marketing:

· Número de Visitantes: número de pessoas que acessam sua página, lembrando que cada visitante é contado apenas uma vez dentro do período de tempo indicado;

· Sessões: assim é chamado o conjunto de interações que o mesmo usuário faz em um período de tempo, como as visualizações de página e cliques;

· Tráfego Orgânico e Pago: aqui você irá saber a quantidade de sessões que são originadas de mecanismos de busca e campanhas pagas na web;

· Taxa de Rejeição: essa é a porcentagem de usuários que realizam apenas uma visita, sem realizar outras interações;

· Taxa de Conversão: essa é a porcentagem derivada do número de visitas e o número de conversões realizadas;

· Links Externos: aqui você saberá o volume e a qualidade de links vindos de outros domínios que direcionam para o seu site ou blog.

Quais são os Principais Indicadores de Desempenho – KPIs

Para que sua mensuração seja ainda mais precisa, é interessante conhecer mais sobre os Principais Indicadores de Desempenho – KPIs para decidir qual se adequa melhor a sua empresa.

Retorno Sobre Investimento (ROI)

Esse indicador analisa um comparativo de quanto você gastou e o quanto cresceu em vendas. Ou seja, utilizando o ROI você saberá se o dinheiro que está aplicando nas estratégias de marketing está sendo bem aproveitado ou quando precisa investir um pouco mais para ter resultados melhores.


Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O CAC é a relação entre o número de clientes e o seu gasto com Marketing Digital. Ou seja, é uma métrica calculada pela divisão dos seus custos pelo número de novos clientes no período.


Receita Mensal Recorrente (MRR)

Monthly Recurrent Revenue (MRR), é um modo de antever qual será a receita gerada. Dessa forma, a análise de performance se torna mais fácil, especialmente quando seus produtos possuem uma grande variedade de preços.

Custo Por Lead (CPL)

O CPL apresenta o quanto você gasta para gerar um novo lead. Quanto mais leads, maior a chance de novos clientes surgirem, então, é de extrema importância utilizar o CPL para saber como está a sua eficiência, seus gastos e a geração de leads planejada.

Ticket Médio

Essa métrica é aplicada individualmente sobre uma conta para identificar o quanto aquele cliente gera de receita. Ela auxilia a compreender quando utilizar estratégias de engajamento para aumentar a demanda pelos produtos/serviços adquiridos.

Lifetime Value (LTV)

O Lifetime Value (LTV) avalia o potencial de lucro de cada cliente para prever resultados. Ele analisa desde quando seu cliente começou a procurar seu produto.

Conclusão

Após entender o potencial e o poder que o marketing possui de trazer novos clientes, aproximá-los da marca, fazendo com que sua empresa ganhe mais confiança e notabilidade, será a hora de colocar tudo isso em prática. Mas para tornar esse processo mais fácil, você pode contar com uma agência especializada que irá analisar suas necessidades e usará os métodos mais adequados para alcançar seu objetivo.

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