Blog

A importância de incluir o Google Analytics no plano de comunicação

Ferramenta possibilita compreender o público e mensurar resultados

O Marketing Digital se consolida como um importante conjunto de ações estratégicas para conquistar e fidelizar clientes, elevando a participação da empresa no mercado. Neste cenário, entender o perfil dos clientes é fundamental para traçar planos para atingir o público-alvo ideal, além de reter os atuais consumidores engajados e interessados no conteúdo disponibilizado pela empresa.

Nesse sentido, contar com ferramentas que auxiliem no processo de análise, segmentação e divulgação dos produtos e serviços é imprescindível. Assim, o Google Analytics se apresenta como uma ferramenta gratuita que se destaca quando o objetivo é divulgação, monitoramento e análise de resultados.

Google Analytics
Consiste em um sistema de monitoramento de todo o tráfego de determinado site. Além de indicar a quantidade de acessos, a plataforma possibilita rastrear o comportamento do usuário na página. Com esta gama de possibilidades, a ferramenta apresenta inúmeros benefícios para o negócio:

Performance: com a instalação do Analytics no site, é possível receber relatórios abrangentes para entender os resultados e qual é o comportamento do público na página, permitindo uma visão ampla sobre a aceitação das estratégias pelo usuário.

• Comportamento: entender o comportamento dos usuários no site é fundamental para
saber o momento de oferecer informações mais completas sore um produto ou serviço,
ou até mesmo uma oportunidade de compra. Com a plataforma, é possível conhecer a
origem das visitas, o local de residência dos usuários, mídias sociais que trazem mais
público e as páginas mais acessadas, possibilitando entender quais metas foram
traçadas e atendidas dentro do comportamento digital.
• Estratégia: contar com os dados oferecidos pela ferramenta fornece informações
técnicas e reais para os próximos passos da estratégia digital.

Demétrius BrasilA importância de incluir o Google Analytics no plano de comunicação