O que é endomarketing e por que sua empresa precisa desta estratégia de comunicação

Seus colaboradores representam sua empresa. O CEO ou os sócios não se relacionam junto ao cliente com a mesma frequência que seus colaboradores. Do mesmo modo, são eles quem lidam com toda execução dos serviços, utilizam os insumos, vendem e fidelizam clientes. Assim, o endomarketing guia as atitudes dos colaboradores que aumentam o lucro final da empresa.

Diversos estudos demonstram que os jovens profissionais não têm – como antigamente – vontade de continuar na mesma empresa por muitos anos, caso esta não atinja suas expectativas pessoais. Com sua disposição para mudar de emprego, os jovens profissionais procuram por empresas que lhes proporcionem “brilho nos olhos” e ofereçam condições adequadas de trabalho.

Como melhorar o ambiente de trabalho na empresa?

Endomarketing é a estratégia de comunicação e atuação que visa conquistar seus colaboradores. Assim, seu cliente final são os colaboradores da empresa. Sua essência é a atratividade: transforme as informações mais relevantes da empresa em algo que os funcionários queiram consumir.

Pesquisas recentes, como “as melhores empresas para se trabalhar”, demonstram que um conjunto de fatores influenciam na hora do profissional se inscrever para uma vaga. Prospectar colaboradores capacitados já perpassa, necessariamente, por manter um bom relacionamento entre os colaboradores, fornecer benefícios a eles, manter momentos de descontração e confraternização.

Passamos cerca de oito horas no trabalho – ou seja, pelo menos 1/3 de nosso dia. Para os novos profissionais, é essencial que este período seja de qualidade. O endomarketing é composto por diversas ações que vão desde a comunicação interna (mural, intranet, grupo de WhatsApp ou Telegram), passando por confraternizações, integrações, momentos de lazer, treinamentos e palestras, brindes, investimento em capacitação e sutilezas na decoração da empresa.

 

Endomarketing e marketing são a mesma coisa?

NÃO! Muito pelo contrário: se o usuário final da estratégia de endomarketing não for seu colaborador, o efeito gerado poderá ser contrário. Por exemplo, se as ações de endomarketing realizadas por sua empresa tiverem como objetivo ganhar seguidores no Instagram, seus colaboradores poderão se sentir menosprezados.

Além disso, a melhor propaganda é a espontânea! Ou seja, não tem preço um depoimento sincero de um colaborador. Por isso, é importante ter em mente que um fortalecimento de sua marca (branding) por meio do endomarketing deve ser uma consequência secundária e facultativa.

 

Employer Branding também importa

Também conhecido por “marca empregadora”, é uma estratégia de marketing usada para gerar uma boa percepção sobre a empresa enquanto local de trabalho. Prática fundamental, tem ajudado as organizações a atrair e reter talentos. Quando bem executado, faz os colaboradores verem a empresa como uma ótima opção para sua carreira. E, claro, construir equipes de alta performance e baixa rotatividade contribui para uma maior produtividade e competitividade no mercado.

 

Quem é responsável pelo endomarketing?

Geralmente as estratégias de endomarketing são traçadas em conjunto pelas equipes de Marketing e Recursos Humanos (RH). Ao unir forças, o departamento de RH procura diagnosticar as necessidades dos colaboradores, elaborar pesquisa de clima organizacional e entender os desafios de interação entre os colaboradores.

Vale lembrar que, quando o colaborador tem um claro entendimento sobre a importância da empresa para seus clientes e compreende sua própria importância dentro da empresa, cria-se um ambiente mais saudável.

 

Qual a diferença entre endomarketing e comunicação interna?

A comunicação interna pode ser uma estratégia do endomarketing! Trabalhar o relacionamento, a integração e o incentivo aos colaboradores é papel do endomarketing e, dentro dele, é essencial que seja desenvolvida uma comunicação de qualidade entre (e com) os colaboradores.

O objetivo da comunicação interna é informar aos colaboradores sobre as ações da empresa, lançamento de produtos, feriados e comunicados oficiais. Também deve transmitir a linguagem, os valores da organização – de modo implícito ou explícito -, diretrizes estratégicas e demais mensagens oficiais.

Uma comunicação clara e direta pode evitar fofocas e mal-entendidos. Além disso, é possível que este canal de comunicação propicie aos colaboradores se manifestarem. Os colaboradores podem reportar avanços da equipe, acontecimentos e eventos individuais – como nascimento de um filho, casamento e afins.

A comunicação dos colaboradores com a empresa pode se dar de forma privada – ou seja, quando somente remetente e destinatário acessam – ou de forma pública, visando interagir com mais pessoas. Para isso, é importante que os gestores estejam preparados para dialogar com sua equipe, aceitando opiniões e evitando impor sua opinião/decisão sem diálogo.

 

 

4 motivos para sua empresa investir em Endomarketing

 

  1. Busca e retenção de talentos

Salário não é mais o único diferencial que uma empresa pode apresentar. Qualidade de vida, benefícios e exclusividades são questões tão importantes quanto.

Você já ouviu ou leu sobre como é trabalhar na Google? Sonho de muitos jovens, trabalhar nesta empresa nos traz à memória pessoas jovens, descontraídas e trabalhando em conjunto para inovar. Estas pessoas possuem uma série de jogos, regalias, horas flexíveis e comida à disposição. São só algumas das características da Google, mas, por si só, já são muito atrativas, não é mesmo? Em outras palavras, trabalhar na Google “é muito legal” – e é por isso que seus colaboradores “vestem a camisa” da empresa avaliada em, aproximadamente, US$ 309 bilhões.

Sua empresa também pode atrair e reter talentos como aqueles que se candidatam à Google. O trabalho de endomarketing permite que a sua empresa seja uma empresa dos sonhos – uma organização que quem está fora queira entrar, e quem está dentro não queira sair.

  1. Motivação e produtividade

Sim, elas andam juntas!

Ao procurar um emprego, o colaborar mais capacitado para a vaga terá algumas opções de empresa. Nesta hora, a cultura da organização pode ter forte impacto, levando-o a optar pela empresa melhor avaliada por seus colaboradores.

Além disso, reter talentos é fundamental. Isso evita rotatividade entre os funcionários, o que prejudica a continuidade de projetos, gera custos de contratação e demissão, custos de treinamento e leva algum tempo até que o novo colaborador esteja familiarizado com suas atividades.

 

  1. Melhor clima organizacional na empresa

 

Antes de iniciar estratégias de endomarketing, realize pesquisas de clima organizacional. Estas fornecem respostas sobre a o relacionamento interpessoal entre os funcionários e entre estes e as chefias; avaliam a satisfação e as expectativas em relação ao trabalho, dentre outros aspectos.

Entenda o que os colaboradores esperam da empresa. Se as estratégias de endomarketing são voltadas ao público interno, permite que este grupo revele o que os mantêm motivados e engajados. Você pode descobrir que as motivações do seu time são muito mais simples do que parecem e, assim, manter sua equipe motivada com um marketing interno de sucesso

 

  1. Resultados

 

Toda empresa possui um planejamento estratégico que guia o trabalho de toda a equipe. Geralmente este planejamento foi muito bem elaborado e discutido pela diretoria da empresa e o foco é, naturalmente, crescer o máximo possível. Então, o que define qual empresa irá se sobressair? A execução!

Quem executa o trabalho? Sim, os colaboradores. Então um diferencial que as empresas podem ter é o alinhamento dos colaboradores ao que foi planejado e, quanto maior o grau de engajamento, melhor.

A cultura organizacional é a essência da empresa e se expressa em todos os aspectos: está no modo de tratar os colaboradores, de lidar com os clientes, de fazer negócios etc. Este conjunto de valores, normas e atitudes, após consolidado, precisa ser constantemente passado aos funcionários

Se você já se convenceu da importância de realizar estratégias de endomarketing em sua empresa, confira o que fazer!

 

  1. Benefícios e plano de carreira para os funcionários

Os benefícios são o ponto alto na hora de atrair novos colaboradores. O básico é que as empresas ofereçam vale-transporte, vale-refeição e plano de saúde – mas você pode ir além! Opções como auxílio academia, horário flexível, sexta-feira mais curta e day off no aniversário do colaborador são algumas das opções.

O plano de carreira, por sua vez, pode não ser observado à primeira vista, mas se torna essencial com o passar do tempo. Ter um plano de carreira estruturado ajuda a dar segurança aos colaboradores e demonstra valorização por parte da empresa.

 

  1. Comunicação interna

Quanto mais a sua empresa cresce, maior a necessidade de uma comunicação interna eficiente. Isso evita que times diferentes tenham desentendimentos devido a uma informação mal compreendida; evita atrasos no recebimento de informações relevantes, dentre outros problemas que podem surgir de uma comunicação ineficaz.

Uma boa comunicação contribui para um clima organizacional melhor. Se o ambiente corporativo é nocivo, a imagem do empregador pode ser prejudicada independentemente de outras vantagens existentes na empresa.

 

  1. Treinamento e desenvolvimento

Investir na capacitação do colaborador também o motiva a produzir mais, bem como demonstra que a empresa o valoriza. Além disso, ter um profissional cada vez mais capacitado é vantajoso à empresa.

Processos de capacitação auxiliam no engajamento do colaborador em sua função e, ao mesmo tempo, auxiliam em seu crescimento pessoal e profissional. Também é uma forma de reconhecer o trabalhador.

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