Contar com uma assessoria de imprensa pode ser vital para o gerenciamento de crises da sua empresa. Isso porque a imagem passada por uma empresa é crucial para os seus consumidores. Com isso, essa área da comunicação é imprescindível para qualquer negócio.
Contar com uma assessoria de imprensa pode ser vital para o gerenciamento de crises da sua empresa. Isso porque a imagem passada por uma empresa é crucial para os seus consumidores. Com isso, essa área da comunicação é imprescindível para qualquer negócio.
A área engloba todo o processo de criação, pauta, construção de conteúdo, mapeamento, prospecção e trabalho de campo junto aos veículos e jornalistas relevantes do segmento, além do clipping do material veiculado.
Mas você conhece a maioria dos termos utilizados na assessoria de imprensa?
Aqui vamos explicar os mais utilizados e comuns na área
· Briefing: é um resumo que contém a descrição da situação de uma marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingi-los, geralmente é utilizada para dar início para a estratégia de comunicação.
· Boilerplate: fica no final dos releases e é conhecido como “sobre a empresa”. Permitindo assim, que os jornalistas tenham acesso a uma “sinopse” do assessorado.
· Clipping: é um processo contínuo de monitoramento, análise e arquivamento de menções feitas na mídia de um cliente. Geralmente, trata-se de um recorte de jornal/revista ou “print” dos sites que divulgaram a matéria.
· Deadline: é basicamente o prazo determinado para a entrega de algum trabalho, atividades ou matérias, por exemplo.
· Exclusiva: pauta ou matéria sugerida para um jornalista/veículo com exclusividade.
· Follow-Up: após distribuir o material para os jornalistas, os assessores entram em contato com as redações para checar se ele chegou ao destino e oferecer mais informações sobre o material disponibilizado.
· Key Message: são as principais ideias que a marca quer passar para o seu público, como uma espécie de “identidade” e são definidas pela assessoria junto do cliente. É um dos elementos essenciais para a construção da imagem do assessorado.
· Mailing: é uma lista de contatos jornalísticos (repórteres, editores, chefes de redação, entre outros) que são usados para disparar releases, email marketing e outros assuntos. Contém informações como nome, veículo em que trabalha, editoria, telefone, e-mail, tipo de mídia etc.
· Press Release: é uma matéria de formato jornalístico que trata sobre uma novidade ou um assunto de interesse do público relacionado ao cliente, redigido pela assessoria de imprensa. Também é conhecido como comunicado de imprensa ou boletim de imprensa.