Comunicação para o seu cartório: conheça os canais existentes

200422_Infographya_Blog_blog

Assim como em qualquer outro negócio ou estabelecimento, a comunicação é fundamental para os cartórios. E isso vale para o público externo, como uma alternativa para apresentação e esclarecimento dos produtos e serviços para o cidadão; e para o interno, que contribui para que a serventia funcione de forma organizada e com um clima organizacional positivo.

E para fazer isso acontecer, existem diferentes canais de comunicação que podem ser implementados em conjunto, com o objetivo de atingir o melhor resultado possível, ou seja, a eficiência e a qualidade desse trabalho. Veja quais são os canais de comunicação nos quais o seu cartório precisa estar presente:

Site

Criar um site é essencial para que o cartório ganhe mais visibilidade na internet e por consequência atinja um número maior de cidadãos que precisam realizar os serviços oferecidos. O site atua como uma vitrine de todas as atividades realizadas pela serventia, além de estimular o contato com atuais clientes e pessoas interessadas.

Aproveite a página para esclarecer dúvidas comuns de seus clientes, detalhar os atos realizados pelo seu cartório e se colocar à disposição para ouvir novas perguntas que possam surgir. O visitante deve conseguir todas as informações que precisa direto em seu site.

Redes Sociais

As redes sociais se destacam por serem acessadas por um grande número de pessoas todos os dias, assim se consolidam como um meio de apresentar o cartório ao cidadão, se destacar como uma autoridade no assunto e disponibilizar um canal de atendimento capaz de construir um relacionamento com o cliente. Cada rede social se destaca por ter um público diferenciado, o que influencia na geração de interações personalizadas.

Este canal é utilizado como um veículo de atração, ou seja, é pelas redes sociais que você vai se fazer conhecido pelo público e atraí-lo para o seu cartório. Nesse ambiente é importante utilizar linguagem mais acessível e simples, a fim de aproximar o leitor.

E-mail marketing

O e-mail marketing se caracteriza como uma das estratégias mais assertivas no ambiente digital. Isso porque é possível entregar a mensagem certa para as pessoas certas e na hora certa. O canal viabiliza a comunicação entre o cartório e o cidadão por meio de divulgação de conteúdos mais relevantes, envio de notícias sobre o setor e resumo das principais ações de determinado período.

O grande trunfo do e-mail marketing está na retenção de clientes. Com o seu bom uso você consegue se mostrar disponível e ao mesmo tempo preocupado em informar sobre o que é importante para o seu cliente. Além disso, com a análise de comportamento da interação com os e-mails enviados é possível entender quais assuntos são mais relevantes para cada pessoa da sua base.

WhatsApp Business

O WhatsApp é provavelmente o principal meio de comunicação que as pessoas utilizam atualmente. Independentemente de idade, sexo, preferências culturais e ideológicas, é difícil encontrar alguém que não utiliza o aplicativo.

A plataforma desenvolveu a modalidade Business voltada para o contato entre cliente e organização. O cartório pode usar a ferramenta para o envio de áudios, fotos, vídeos, a realização de ligações gratuitas e o atendimento rápido e personalizado ao cidadão.

Assessoria de Imprensa

Por fim, a assessoria de imprensa serve para colocar o cartório como uma autoridade no assunto perante a imprensa. Este trabalho conecta determinado fato ou situação com os veículos da mídia, contribuindo para a divulgação orgânica do cartório para o cidadão, por meio da divulgação de notícias.

Tem interesse e quer saber mais sobre como implementar esse projeto de comunicação do seu cartório? Contate-nos!

InfographyaComunicação para o seu cartório: conheça os canais existentes