Comunicação interna: etapas para um planejamento eficaz

A relevância da comunicação para os negócios não é mais novidade para ninguém. Manter um bom relacionamento com seus públicos interno e externo é requisito mínimo para o sucesso de qualquer organização. Acontece que tudo isso precisa de um planejamento estratégico para que a comunicação seja, acima de tudo, eficaz. Descubra algumas etapas fundamentais a seguir.

A relevância da comunicação para os negócios não é mais novidade para ninguém. Manter um bom relacionamento com seus públicos interno e externo é requisito mínimo para o sucesso de qualquer organização. Acontece que tudo isso precisa de um planejamento estratégico para que a comunicação seja, acima de tudo, eficaz. Descubra algumas etapas fundamentais a seguir.

Diagnóstico

É primordial iniciar o planejamento pela análise de mercado. É necessário pontuar as fraquezas, forças, ameaças e oportunidades da sua empresa, além de observar como estão conceituados os seus principais concorrentes e qual é a imagem atual da sua empresa para o mercado.

Pesquisa interna

Lembre-se sempre que os seus colaboradores são a sua principal fonte de informação. Afinal, ninguém melhor que eles para apontar as características da empresa. E, ao contrário do que muitos pensam, o público interno é o melhor influenciador para o público externo. Portanto, é importante escutar o que eles têm a dizer periodicamente.

Objetivos

Após o diagnóstico e a pesquisa interna, será muito mais fácil definir as suas metas e os seus objetivos. Feita essa definição, é hora de determinar quais serão as estratégias para comunicá-los de maneira clara, concisa e assertiva ao público interno.

Mensagens

As mensagens devem ser criadas com cautela e devem apresentar fatores importantes, como a presença de uma cultura organizacional; reforçar missão, visão e valores etc. Essas mensagens devem estar presentes no dia a dia do colaborador e também em ações de employer branding (conjunto de técnicas e ferramentas para gerar uma percepção positiva do mercado a respeito de sua empresa).

Canais de comunicação

É hora de escolher quais serão os canais de comunicação mais válidos para repassar essas informações. Para isso, é preciso considerar que esses canais devem funcionar como uma ferramenta de mão dupla, onde o seu público interno também terá voz.

Plano de ação

Decidir quais serão as melhores táticas para comunicar e atingir, estrategicamente, as metas e os objetivos é indispensável. Nessa etapa, a empresa deve encontrar a melhor maneira de comunicar ao público interno a missão da empresa e convencê-lo a vestir a sua camisa.

Orçamento e cronograma

A ausência desta etapa pode prejudicar todo o trabalho já feito. Por isso, defina de maneira realista o orçamento aprovado pela empresa para que as suas ações não fiquem apenas no papel. Paralelamente, faça um cronograma e inclua desde as análises e pesquisas até as ações e avaliações. Assim, será mais fácil acompanhar o trabalho estratégico a ser realizado.

Mensuração

Medir os resultados depois de colocar tudo em prática é obrigatório. Isso porque, é com a mensuração, avaliação e acompanhamento dos resultados que temos um indicativo de sucesso ou não. Só assim descobriremos se precisamos alterar alguma estratégia, caso concluirmos que precisamos melhorar.

Equipe

Por fim, para que todas essas etapas sejam realizadas com profissionalismo, ou seja, sejam desenvolvidas de forma assertiva, é fundamental que a empresa tenha desenvolvido um departamento específico para a sua comunicação interna, com profissionais da área. Dessa forma, não será preciso se preocupar com o tempo, dinheiro e energia gastos com o planejamento.

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