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Comunicação: como a sua empresa deve se comportar em tempos de pandemia

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É fato que a declaração de pandemia mundial devido ao novo coronavírus, a COVID-19, pegou todos de surpresa, assim como os seus efeitos. Mas, conforme as coisas vão acontecendo, somos obrigados a nos adaptar a elas ou ficamos para trás. E é exatamente assim que funciona com a comunicação.

Comunicação é informação. E informação é tudo o que buscamos em momentos como esse. Por isso, as empresas precisam, mais do que nunca, estreitarem seus relacionamentos. E isso serve tanto para o público interno, quanto para o externo. Mas, qual é a importância de manter essa proximidade com ambos?

Comunicação interna

Em um momento como esse, a comunicação interna é imprescindível e a principal ferramenta que uma empresa tem para usar a seu favor. Isso porque é a comunicação interna que vai manter seus colaboradores seguros e informados, resultando em confiabilidade.

A situação atual pede e os colaboradores cobram ações. Além disso, a empresa ainda precisa lidar com as mais diversas opiniões e sugestões. E sim, tudo isso deve ser aceito e transformado em troca de ideias e experiências. Certamente, essa proximidade irá transmitir total segurança e confiança na empresa aos seus colaboradores.

Mas, é importante montar uma estratégia de comunicação com total responsabilidade, tranquilidade e agilidade. Afinal, é preciso cautela e análise em meio à rapidez das notícias e necessidade de investigação das suas fontes. As empresas precisam saber onde buscar informações para elaborar esse plano de comunicação e não gerar um caos propagando notícias falsas, por exemplo.

Por outro lado, esse momento deve ser visto como uma oportunidade. E não estamos falando de se aproveitar de uma situação ruim. Mas, ver um lado bom e entender que essa é uma chance de inovar e evoluir.

Utilizar novas tecnologias e novas formas de comunicação é providencial. Mas, se der certo, isso pode ser implementado definitivamente para o bem de todos. Exemplos do que pode ser positivo são a troca de mensagens e áudios, a realização de videoconferências e outras soluções virtuais.

Comunicação externa

Da mesma forma que é preciso ser responsável com seus colaboradores, também é necessário ser responsável com o público final – que são os seus clientes e a sociedade em geral. Por isso, um planejamento também é essencial no caso da comunicação externa.

As dicas citadas para implementação de uma boa comunicação com o público interno neste período, também podem ser utilizadas no caso do público externo, desde que os conteúdos sejam adaptados para este foco.

É preciso ainda, levar em consideração que a sociedade como um todo já está lidando com muitas notícias e situações desagradáveis e, por isso, a sua empresa não deve ser mais uma experiência negativa. Muito pelo contrário.

Para isso, é extremamente positivo esclarecer quais serão os impactos dessa pandemia nos produtos ou serviços prestados pela empresa e se alguma etapa ou operação irá mudar ou será acrescentada.

Também é preciso divulgar as ações que a sua empresa está tomando pensando na prevenção dos seus colaboradores e até mesmo dos seus clientes com relação a COVID-19. Além disso, existe a possibilidade de ações de solidariedade, na qual a sua empresa pode colaborar com a sociedade da sua região com doações e parcerias.

A Infographya Comunicação não só faz o possível para manter essa relação com os seus colaboradores e clientes, como também está disposta a ajudá-los a montar um plano de comunicação interna e externa para aqueles que desejarem!

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