Comunicação assertiva: Saiba sua importância e como fazer

Você sabia que se comunicar bem é uma das principais soft skills requisitadas no mercado de trabalho atual? Isso porque, influencia no seu relacionamento tanto com os clientes quanto com seus colegas de trabalho

Você sabia que se comunicar bem é uma das principais soft skills requisitadas no mercado de trabalho atual? Isso porque, influencia no seu relacionamento tanto com os clientes quanto com seus colegas de trabalho

A comunicação assertiva é o nome dado a comunicação clara e respeitosa, que consegue atingir o seu objetivo. Ou seja, é o ato de se comunicar, de passar informações e conhecimento de forma que você obtenha o retorno esperado.

Para você aprender como ter uma comunicação assertiva, preparamos algumas dicas para quem com o objetivo de melhorar a eficiência e a qualidade dos processos e relacionamentos na empresa. Veja a seguir:

Aprenda a entender o outro

Atente-se ao modo como as pessoas à sua volta se comunicam e preferem ser acessadas. Essa é uma oportunidade de demonstrar respeito a elas e facilitar muito a comunicação.

Entenda os sinais

Segundo estudo realizado pelo professor de Psicologia Albert Mehrabian, 55% da comunicação humana é feita de forma não verbal, ou seja, realizada por meio de gestos, olhares e postura corporal. Por isso, é importante observar esses sinais para se adequar e se comunicar de forma assertiva.

Atente-se à sua fala

É necessário nos observar para percebermos se estamos nos expressando da maneira correta, ou seja, se estamos sendo assertivos ou ofensivos quando nos referimos aos outros. Sem o cuidado necessário, é possível que críticas e frases com duplo sentido sejam interpretadas de maneira errada. Preste atenção no tom, pontuação e palavras escolhidas.

Manifeste-se no momento certo

Para cada tipo de comunicação, há uma hora certa. Ainda que seja algo muito importante, é preciso saber o momento certo de falar, pois podemos nos comprometer ao se expressar com pressa, de forma equivocada e em um momento não oportuno.

Fale com embasamento

Conhecimento técnico, leituras e domínio da língua falada e escrita garantem embasamento e maior capacidade de argumentação ao seu diálogo. Isso, com certeza, irá fortalecer a sua comunicação assertiva.

Saiba como intermediar

Também é preciso estar pronto para ajudar aqueles que irão te ouvir, caso tenham dificuldades de expressar as suas opiniões sobre o assunto. Seja solicito, dessa forma, você pode ajudá-los e encorajá-los a também se comunicarem de forma assertiva.

Com essas dicas, é preciso destacar que não pode haver falhas de comunicação em uma empresa, pois isso pode gerar consequências negativas, como dificuldades na execução do trabalho e no relacionamento de todos. Busque evolução contínua e coloque a comunicação assertiva em prática!

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