Como produzir um bom relatório de redes sociais?

Desenvolver um relatório de monitoramento completo e inteligente é uma etapa crucial no trabalho de social media. O documento deve apresentar dados relevantes para o cliente e reunir os projetos elaborados em determinado período, além de fundamentar os resultados conquistados a partir do investimento no trabalho de mídias sociais.

Neste processo é fundamental ter em mente que o layout e as informações reunidas no relatório podem variar de acordo com os objetivos e análises que serão feitas. Independente dos dados que serão apresentados, é importante avaliar a forma em que o material será consumido. Caso o relatório seja enviado e apresentado, use o texto somente como suporte para as principais ideias apresentadas. Já se for apenas enviar o relatório para o cliente, use o texto para complementar as informações e evitar dúvida nas interpretações.

Confira algumas dicas de como elaborar um relatório e quais informações devem estar presentes.

Agrupe informações

Identifique as redes sociais em que o cliente atua, descrevendo o número de ações, posts, vídeos e outros conteúdos desenvolvidos, além de listar qualquer atividade que não fizer parte do cronograma acordado com o cliente.

Apresente números de cada rede social

Indique o número de usuários e engajamento em cada rede social no início do período analisado e a quantidade de usuários no final do período, considerando os seguidores, curtidas, compartilhamentos, comentários e cliques. Além disso, também é importante apresentar dados qualitativos, como por exemplo, comentários positivos ou negativos.

Compare dados

Use os números do período anterior para comparar com os deste período. A técnica ajuda a mostrar a evolução do trabalho de redes sociais. Aproveite para destacar o número de novos usuários, bem como a porcentagem de crescimento alcançada em relação ao período anterior.

Evidencie as ações com mais destaques

Liste as publicações que geraram mais impacto entre os seguidores, influenciando no aumento do engajamento a partir dos compartilhamentos, curtidas e comentários. Esta iniciativa é fundamental para avaliar os temas e abordagens que mais atraem os seguidores, com o objetivo de adotá-los novamente.

Elabore objetivos para o novo período

Aproveite as informações coletadas do relatório para definir quais serão os próximos passos, tendo como base manter e/ou impulsionar os resultados conquistados até o momento. Nessa etapa, é fundamental reconhecer os temas que tiveram mais curtidas, comentários e compartilhamentos, além de aproveitar assuntos sazonais, como a participação em eventos, datas comemorativas e/ou lançamento de produtos e serviços.

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