Blog

Como devo me comunicar no meio digital, através de uma tela?

info_no_blog

Como resultado do atual cenário de pandemia mundial de Covid-19, o mundo digital tornou-se mais do que necessário para a comunicação das empresas e dos negócios. Os Tabelionatos de Notas, por exemplo, passaram a realizar seus serviços por meio de videoconferência. Com isso, surge outra preocupação, a de manter uma comunicação efetiva através de uma tela.

Ainda diante o funcionamento ou da certeza de que haverá a reabertura dos espaços físicos, a situação pede cautela e responsabilidade. Afinal, mesmo que tudo vá passar, a experiência do distanciamento social em todo o mundo, certamente, provocará mudanças permanentes na forma como nos comunicamos.

Sendo assim, diante os relacionamentos virtuais fundamentais, é comum que surjam inúmeras dúvidas. Como devo me comunicar? Como manter um relacionamento transparente com colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes? Como evitar desentendimentos em conversas por vídeo, telefone, e-mail e WhatsApp?

Por isso, separamos algumas dicas valiosas para você não errar na sua comunicação digital. Veja a seguir.

  1. Faça um roteiro

O tempo é valioso para você e para todas as pessoas que participarão da reunião. Por isso, é fundamental criar um roteiro para organizar tudo o que precisará ser dito durante a conversa. Isso ajudará ainda a atingir o objetivo do encontro virtual. Uma dica é criar tópicos e compartilhá-los com os participantes previamente. Por fim, se irá haver um espaço para perguntas, planeje para o final e com um período definido.

  1. Treine suas expressões físicas

Assim como presencialmente, os pequenos detalhes também fazem a diferença no ambiente virtual. No vídeo, o foco está em seus gestos com as mãos, no seu olhar e nas suas atitudes. Portanto, manter o contato visual é importante para ganhar a confiança de quem está do outro lado. Um dos pontos positivos é olhar diretamente para a câmera – isso transmite a sua segurança.

  1. Seja profissional

O profissionalismo é obrigatório! Não deixe de preparar o ambiente. É fundamental que ele seja silencioso, organizado, bem iluminado e com equipamentos de qualidade. São indispensáveis: internet confiável, iluminação boa, câmera nítida e microfone ou fone de ouvido que não captam ruídos. Por último, é importante testar tudo com antecedência.

  1. Seja coerente

Comunicação requer coerência. Ou seja, passe mensagens claras, consistentes, mas acima de tudo, coerentes. Isso quer dizer, saiba o que falar, fale coisas que tenham nexo, que se complementem e que façam total sentido. Para isso, é importante dominar o assunto a ser abordado. Tudo isso fará diferença no resultado que você precisa atingir.

Demétrius BrasilComo devo me comunicar no meio digital, através de uma tela?