Como conquistar seu cliente nas etapas do funil de vendas?

O funil de vendas é um dos principais processos estratégicos de marketing e vendas de uma empresa. A estratégia tem por objetivo identificar e acompanhar a jornada de compra do cliente a partir do seu primeiro contato com a empresa, mesmo que de forma indireta, até a conclusão da compra do produto ou serviço.

Para aplicar a estratégia à comunicação digital do negócio é fundamental compreender as características de todas as etapas do funil.
Topo: aprendizado e descoberta
O topo do funil é a etapa mais abrangente do funil de vendas, também conhecida como “aprendizado e descoberta”. É nesta fase que os potenciais consumidores criam um primeiro contato, ainda que superficial, com os produtos e serviços do negócio.

A ideia é apresentar ao cliente o básico sobre o assunto e ajudá-lo a compreender melhor o que precisa resolver, compartilhando conteúdos introdutórios e mais didáticos para que o cliente tenha acesso às informações mais relevantes.

Meio: consideração e intenção
O meio do funil é a etapa em que o cliente já demonstra algum interesse na solução que o negócio oferece. Nesta fase o consumidor está em busca de formas para solucionar o problema que está vivendo.

É nesta hora que se deve apresentar características mais completas sobre os produtos e serviços, descrevendo as formas que ele pode resolver os principais problemas. Afinal, essa é a fase na qual ela vai começar a considerar as diferentes possibilidades que existem para solucionar seu problema e começar a mostrar intenção de compra.

Fundo: avaliação e compra
O fundo do funil é a etapa em que o cliente em potencial já tem todas as respostas para o seu problema e está pronto para obter uma solução real. Depois de nutrir o interesse dos leads e convencê-los de que o tipo de solução que você vende é o melhor para eles, ainda falta mostrar que a sua empresa é melhor que as concorrentes.

Além de oferecer conteúdos voltados para o seu produto, como depoimentos de clientes, estudos de caso e análises favoráveis de especialistas, é importante contar com a ajuda do time de vendas. Esse é o momento ideal para o cliente em potencial receber um contato mais direto.

Quando um lead é qualificado para o fundo do funil, significa que ele está pronto para comprar. Então os seus vendedores precisam ser rápidos para entrar em contato e fechar a venda.

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