Características do Marketing de Conteúdo

Você sabe o que é o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma alternativa para atrair o público-alvo e formar uma rede de clientes e potenciais consumidores dos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa. A iniciativa baseia-se na geração de conteúdo relevante, que apresente informações técnicas e gere valor, influenciando na percepção positiva da marca.

A informação pode ser compartilhada por meio de texto, infográfico, conteúdo multimídia, podcasts, entre outras formas que apresentem características completas sobre o tema que está sendo tratado. Independentemente do formato, o conteúdo pode ser divulgado nas diferentes plataformas de comunicação da empresa e impulsionado para impactar novas pessoas.

Qual objetivo dessa iniciativa?

Nesta estratégia, a finalidade é atrair especificamente o perfil de indivíduos que demonstre real interesse nas opções de serviços e produtos disponíveis e/ou que possua alguma necessidade que possa ser resolvida pelo portfólio de ações oferecido pela empresa. 

Para atingir o resultado esperado, devemos focar nos principais objetivos do marketing de conteúdo, que são:

· O aumento da visibilidade da sua marca na internet  

Para isso, o marketing de conteúdo aproveita das estratégias de Search Engine Optimization (SEO) para fazer com que o ranqueamento do seu site seja melhor e, consequentemente, tornar seu conteúdo mais visível para aqueles que pesquisam assuntos relacionados com seu produto ou serviço. 

· Gerar o reconhecimento de marca

A propensão da compra do que você oferece aumenta de acordo com a familiaridade que as pessoas têm com a sua marca. Ou seja, quanto mais as pessoas conhecem o seu conteúdo, (seja textos de blog ou posts em redes sociais) mais irão preferir comprar algo da sua empresa quando precisarem, já que conhecem e gostam do que sua marca posta.

· Melhorar o engajamento do público com a marca

Após aumentar a quantidade de pessoas que conhecem sua empresa, é necessário fazer com que elas interajam com você. 

O marketing de conteúdo também vai auxiliar nessa parte, levando em conta que seu público entendeu que você está ali para ajudá-lo e, assim, sempre voltará para saber mais ou pedir ajuda.

Dessa forma, você criará clientes fiéis que irão recomendar seu conteúdo e serviços para outras pessoas e que também poderão defender sua marca quando necessário.

· Aumentar sua base de leads

Com essa estratégia, sua empresa pode oferecer materiais mais informativos e que irão possivelmente tornar aquele público já interessado em clientes. Alguns exemplos são e-books, webinários, cursos, infográficos, que favorecem o fechamento de contratos com sua empresa, tendo em vista que as pessoas estão mais preparadas sobre determinado assunto.

· Tornar seu Lifetime Value (LTV) maior

Você sabe o que é Lifetime Value (LTV)? É o valor que cada cliente gasta ao comprar produtos ou serviços do seu negócio.

O custo de vender seu produto ou serviço para um novo cliente é maior do que vender para um cliente que já consome sua marca. 

Por isso, a estratégia de marketing de conteúdo auxilia em manter seu cliente atual, produzindo diversos conteúdos com esse objetivo, oferecendo novos produtos ou descontos em sua empresa por meio de newsletters exclusivas para aqueles que já compraram com você.

Como trabalhar com marketing de conteúdo?

Antes de colocar em prática o marketing de conteúdo, é necessário traçar uma estratégia, que pode ser feita em algumas etapas:

· Planejamento: organizar, de forma clara, as pessoas que serão responsáveis por cada tarefa e como elas atingirão os objetivos;

· Construção da persona: quando você desenvolve a persona, criar os conteúdos será uma tarefa bem mais prática, tendo em vista que você saberá a quem direcioná-los;

· Criação de conteúdo: os conteúdos deverão ser de interesse do seu público e podem ser construídos como textos para blog, conteúdos ricos como ebooks, vídeos e posts para redes sociais e E-mail Marketing;

· Promoção: Depois de produzir os diversos conteúdos, será necessário distribuí-los nos determinados canais em que a persona estiver;

· Aferição de resultados: Após todas as etapas, é preciso analisar os resultados referentes ao tráfego, interações sociais, networking e SEO para saber se a estratégia definida está funcionando. 

Conquistar e desenvolver um relacionamento com os novos clientes e prospects, por meio de conteúdo, consiste na configuração básica do Inbound Marketing:

· Atrair: etapa em que acontece a conquista de novos visitantes e clientes interessados no negócio, por meio de conteúdo relevante;

· Converter: estágio em que os visitantes se transformam em leads e estão prontos para consumir seu produto ou serviço;

· Vender: fase em que o lead já está interessado no produto ou serviço que sua empresa oferece. Nesta etapa, é necessário demonstrar que a solução da empresa é a melhor opção e deve ser consumida;

· Encantar: momento que acontece após o término da compra para manter o relacionamento com o cliente conquistado. Além de oferecer todo o suporte necessário, a empresa pode continuar enviando conteúdo relevante e, se possível, disponibilizar promoções.

Como citado acima, faz parte da estratégia a produção e distribuição de conteúdo. Mas você pode se perguntar o que é gerar conteúdo? 

Um conteúdo voltado para o marketing de conteúdo não é apenas fazer um texto simples, é necessário criar algo pensando nas estratégias de SEO, quando e para quem o canal irá publicar, qual persona quer atingir e qual o objetivo a ser alcançado.

Para que essa criação de conteúdo faça sentido, vamos entender um pouco mais sobre os canais que podem ser usados. 

· Blog:

Mesmo com a ascensão das redes sociais, o blog não deixou de ser um canal fundamental para o marketing de conteúdo, isso porque com conteúdos e otimização em SEO de qualidade, esse recurso é a melhor forma de conseguir tráfego para seu negócio.

Nesse canal também é possível ter mais possibilidades de formato de conteúdo suportados e é geralmente por ele que a maioria dos leads é convertida em clientes, já que você pode oferecer diversos materiais informativos por lá, como formulários, entre outros.

· Materiais Ricos

Esse material mais rico nada mais é que um material educativo e que pode ajudar a preparar e qualificar o público que ainda não está no momento certo da compra. Eles também precisam ser divulgados da forma certa, pois é nesse momento que sua empresa pode conseguir leads, visto que você pode oferecer o conteúdo e, em troca, pedir algumas informações de contato como nome, e-mail, telefone etc.

Esses conteúdos ricos podem englobar diversos produtos e serviços, e você pode começar oferecendo para o público algo que já tenha pronto em sua empresa, como planilhas, templates, pesquisas/análises de mercado, artigos técnicos, checklists, glossário, entre outros materiais. Mas também pode criar novos, como eBooks, webinars, ferramentas, kits, infográficos, voltados para tirar dúvidas e curiosidades.

· Vídeos

Esse formato pode trazer grandes vantagens para seu negócio, como aumentar a sua autoridade no mercado e educar seu público, pelo fato de ser um conteúdo de fácil consumo em vários tipos de dispositivos, como celulares, tablets etc.

Hoje, é muito mais simples criar um vídeo, pois não é necessário dedicar uma grande parte do orçamento para equipamentos profissionais. Atualmente, podem ser usados webcams ou celulares para gravações e o processo de produção é bem mais fácil do que parece.

· Redes Sociais

É indispensável o uso de redes sociais na estratégia de Marketing de Conteúdo, visto que os benefícios que essas plataformas oferecem podem funcionar tanto para atração de novos clientes como para relacionamento e engajamento e, em alguns casos, até mesmo para a venda dentro da plataforma.

Existem diversas razões para que você utilize esse canal:

· A maioria das pessoas o utilizam como principal canal para consumir conteúdo, informação e entretenimento;

· É um formato de baixo custo e que pode trazer resultados até mesmo para quem escolhe não impulsionar suas publicações;

· Possui grande capacidade de distribuição de conteúdo e de viralização;

· Pode ser utilizado para criar um relacionamento com o público, tanto por mensagens inbox quanto nos comentários das publicações;

· É considerado um canal de grande tráfego e geração de leads para sua marca.

Entre as vantagens de utilizar as redes sociais no Marketing de Conteúdo ainda está o fato de que as redes mais utilizadas são multimídias, permitindo que você produza textos, infográficos, montagens, vídeos, transmissões ao vivo, concursos, fotografias, gifs e muitos outros formatos de conteúdo.

· E-mail Marketing

O E-mail Marketing ainda é considerado uma das melhores opções para investir em marketing de conteúdo, já que é um dos canais com maior ROI (retorno sobre o investimento) e possui um baixo custo, pois será necessário apenas uma ferramenta e um analista para disparar e analisar exatamente quantas pessoas receberam, abriram e clicaram no seu e-mail.

Além de enviar mensagens ou notificações, pode ser usado para transmitir conteúdo, atrair novos visitantes e melhorar o relacionamento com seu público. Você também pode utilizar esse canal para a nutrição de leads, enviando newsletters e divulgando novos materiais por mensagens de e-mails promocionais.

Fica claro que, com a estratégia de Marketing de Conteúdo, além de apresentar a mensagem certa ao público, seu conteúdo torna-se uma fonte com diversos canais e motivos para os clientes interagirem com a sua marca, fato que influencia um relacionamento mais próximo e saudável.

Se você ficou com dúvidas ou quer saber mais sobre o tema, fale conosco!

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