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Características da Mídia Programática

A Mídia Programática revolucionou o mercado publicitário ao possibilitar um novo processo de compra de mídia. Esta modalidade se caracteriza como um processo de compra de anúncios realizado via plataformas, em um leilão em tempo real, sem negociação com os proprietários dos sites.

O procedimento é realizado a partir da definição da segmentação do público-alvo de interesse do anunciante, seguido pelo upload das peças e pelo lance no leilão de compra de espaços. A partir disso, a própria ferramenta torna-se responsável pela inclusão do anúncio nos veículos que estiverem de acordo com o target.

A atual configuração automatizou o processo de compra de anúncios online possibilitando que em apenas uma operação o anúncio seja exibido em vários sites. Além disso, contribui com as estratégias de marketing digital ao possibilitar segmentações que permitem que a mensagem seja direcionada para o público-alvo que a campanha visa atingir.

Confira os primeiros passos para incluir a Mídia Programática na sua comunicação digital:

– Crie sua estratégia

É fundamental determinar quais sites possuem relação com o conteúdo que será divulgado, bem como a relevância dos veículos para o anunciante. Além disso, é necessário determinar as características demográficas, interesses e intenção de compra dos usuários para configurar a segmentação do anúncio. Com isso em mãos e com a campanha ativa também é recomendado instalar tags no site da empresa que permitem mapear os usuários que acessam e impactá-los posteriormente enquanto eles navegam na internet.

– Planeje a campanha

Para criar uma campanha alguns fatores devem ser analisados com atenção. São eles o objetivo da campanha, o público-alvo, o conceito de criação apresentado e o desenvolvimento de uma Landing Page com formulário para que os usuários impactados possam incluir seus dados pessoais e serem contatados futuramente.

– Escolha uma plataforma

A veiculação da campanha precisa ser feita através de uma Data Management Platforms (DSP). Assim, o anunciante pode escolher uma trading desk (empresa especializada em mídia programática que prestam o serviço de configuração da campanha) para rodar sua campanha ou fechar um contrato com uma DSP.

Utilizar a mídia programática traz às marcas diversos benefícios, como a grande capacidade de personalização de anúncio, maior facilidade de negociação de inventários e entrega de conteúdo segmentado de acordo com as preferências e necessidades de cada usuário.

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