Assessoria de imprensa: O que é, por que e como fazer

Você sabe o que é assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa é uma das modalidades da comunicação que visa estabelecer um relacionamento entre as instituições e o público final de forma humanizada e transparente. Ou seja, é a modalidade que intermedia as relações com a imprensa, principalmente em momentos de crise.

Sempre que uma empresa aparece na imprensa como notícia, gera mídia espontânea, ou seja, sem custos. Isso pode trazer algumas consequências boas, como a divulgação e a visibilidade – efeitos positivos para o negócio.

Essa comunicação com a imprensa é mantida por meio da produção de conteúdos editoriais que auxiliam o jornalista no seu trabalho, além de ter impacto na sociedade – o público final. Esses conteúdos devem ser produzidos com qualidade e oferecer fontes confiáveis aos jornalistas.

Sendo assim, é função da assessoria de imprensa identificar pontos positivos, acontecimentos e novidades da instituição que possam interessar tanto à imprensa quanto ao seu público final. São exemplos de boas pautas, conteúdos que envolvem pesquisas de mercado, serviços gratuitos, movimentos do setor, novas tecnologias, etc.

Mas o que cabe ao assessor de imprensa?

O assessor de imprensa, geralmente, é uma pessoa formada em jornalismo ou relações públicas. Esse profissional não trabalha com a compra de espaços na mídia para a divulgação do seu cliente, mas cria um relacionamento com a imprensa e oferece pautas que podem ser de interesse do público.

A elaboração de estratégias de comunicação está entre as funções do assessor de imprensa. Elas determinam quais veículos e editorias devem ser priorizados no lançamento de informações para divulgação, que são chamadas de press release. Além de definir o assunto e produzir uma boa pauta a partir dele, também é papel do assessor de imprensa o acompanhamento de entrevistas e o follow-up com jornalistas.

Como se faz uma assessoria de imprensa?

Você já sabe que a função geral do assessor de imprensa é oferecer informação relevante à imprensa e ao público. Para que isso aconteça, o profissional deve se apoiar nos critérios de noticiabilidade, seguir um planejamento de pauta, acompanhar os veículos, mapear os interesses e ter um bom relacionamento com a imprensa.

Para entender como fazer uma assessoria de imprensa, é preciso conhecer suas principais funções:

· Criar boas relações com os meios de comunicação e jornalistas para que seu cliente seja fonte de informação respeitada e requisitada
· Conversar e explicar para seus assessorados que não são todas as notícias da empresa que vão interessar à imprensa
· Traçar estratégias para divulgar as atividades do seu cliente para a imprensa
· Fazer o clipping de mídia, que é um processo contínuo de monitoramento, análise e arquivamento de menções feitas na mídia de um cliente
· Preparar o cliente para lidar e falar com a imprensa, ou seja, fazer o media training
· Produzir materiais como press release e press-kit, além de agendar entrevistas coletivas
· Acompanhar as entrevistas do assessorado
· Fazer follow-up com jornalistas, isto é, os assessores entram em contato com as redações para checar se o material chegou ao destino e oferecer mais informações

Essas funções, entre outras, fazem parte da rotina de assessoria de imprensa.

Qual o custo desse tipo de trabalho?

Ter uma assessoria de imprensa pode ser fundamental para o gerenciamento de crises e conseguir espaço na mídia sem precisar pagar uma fortuna.

Para contratar ou desenvolver uma assessoria, existem três formas:

Funcionário da empresa: na maioria das vezes, é uma pessoa formada em alguma área da comunicação, mas isso não é uma regra. Um colaborador da empresa está mais perto das informações, conhece mais a fundo o assessorado e pode identificar mais facilmente as pautas de interesse.

Freelancer: é possível contratar um assessor de imprensa para uma situação específica, como o lançamento de um produto. Essa opção tem vantagens e desvantagens, como não exigir muito do orçamento da empresa, mas ao mesmo tempo, pode prejudicar na divulgação das pautas, se a empresa não tiver um histórico de bom relacionamento com a imprensa.

Agência de comunicação: Geralmente, as agências cobram uma taxa mensal baseada em horas de trabalho. Mas é importante lembrar que, se for optar por uma agência, é essencial que alguém da empresa seja responsável por coordenar este trabalho para passar as informações necessárias ao assessor.

Depois de analisar as opções citadas acima, faça orçamentos e escolha a que melhor se encaixa no orçamento e necessidades da empresa.

Você tem familiaridade com os termos utilizados na assessoria de imprensa?

Agora que você já entendeu o que é, como funciona e qual a importância da assessoria de imprensa, vamos explicar alguns dos termos mais utilizados e comuns nessa área:

· Briefing: é um resumo que contém a descrição da situação de uma marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingi-los, geralmente é utilizada para dar início para a estratégia de comunicação.

· Boilerplate: fica no final dos releases e é conhecido como “sobre a empresa”. Permitindo assim, que os jornalistas tenham acesso a uma “sinopse” do assessorado.

· Clipping: é um processo contínuo de monitoramento, análise e arquivamento de menções feitas na mídia de um cliente. Geralmente, trata-se de um recorte de jornal/revista ou “print” dos sites que divulgaram a matéria.

· Deadline: é basicamente o prazo determinado para a entrega de algum trabalho, atividades ou matérias, por exemplo.

· Exclusiva: pauta ou matéria sugerida para um jornalista/veículo com exclusividade.

· Follow-up: após distribuir o material para os jornalistas, os assessores entram em contato com as redações para checar se ele chegou ao destino e oferecer mais informações sobre o material disponibilizado.

· Key message: são as principais ideias que a marca quer passar para o seu público, como uma espécie de “identidade” e são definidas pela assessoria junto do cliente. É um dos elementos essenciais para a construção da imagem do assessorado.

· Mailing: é uma lista de contatos jornalísticos (repórteres, editores, chefes de redação, entre outros) que são usados para disparar releases, email marketing e outros assuntos. Contém informações como nome, veículo em que trabalha, editoria, telefone, e-mail, tipo de mídia etc.

· Press release: é uma matéria de formato jornalístico que trata sobre uma novidade ou um assunto de interesse do público relacionado ao cliente, redigido pela assessoria de imprensa. Também é conhecido como comunicado de imprensa ou boletim de imprensa.

A assessoria de imprensa tem o poder de mudar a imagem da sua instituição e, por isso, é fundamental para manter uma comunicação transparente, que pode fazer toda a diferença em momentos de crise ou de boas oportunidades, como a divulgação de uma nova campanha.

Por isso, é de extrema importância escolher bons profissionais para se responsabilizarem por esse setor.

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