Blog

A diferença entre os registros e as certidões civis

A atuação na comunicação integrada para o segmento extrajudicial nos traz expertise nos assuntos de cartórios de todas as naturezas e suas associações. As principais atribuições dos Cartórios de Registro Civil são as realizações dos registros de nascimento, de casamento e de óbito, e suas respectivas certidões, em primeira e segunda via. O que muita gente não sabe é que os registros e as certidões não são uma coisa só. Há diferenças entre esses dois atos. Veja a seguir o que significa cada um deles.

Registro civil
O registro civil, como o próprio nome diz, se trata do registro de determinado ato em seu respectivo livro. Ou seja, quando ocorre um nascimento, um casamento ou um óbito, o cartório deve registrá-lo no livro exato para essa finalidade.

Os livros são:
Livro A – registros de nascimentos;
Livro B – registros de casamentos;
Livro B auxiliar – registros de casamentos religiosos;
Livro C – registros de óbitos;
Livro C auxiliar – registros de natimortos;
Livro D – registros de editais de proclamas;
Livro E – demais atos do registro civil, como emancipação, interdição e nacionalidade.

Isso quer dizer que os registros são os assentos civis realizados nos livros dos cartórios que permanecem arquivados na serventia responsável pelo ato e que tornam os atos públicos perante terceiros e o Estado.

Certidão civil
Já a certidão civil é uma cópia, em breve relato ou em inteiro teor (cópia fiel e completa), do registro, ou seja, página do livro em que foi registrado o determinado ato. A certidão pode ser expedida em primeira e segunda via.

Primeira via – expedida no ato do registro civil;
Segunda via – expedida posteriormente, como em caso de perda ou atualização.
Diferentemente dos registros, as certidões são entregues aos cidadãos e devem ser conservadas como seus demais documentos pessoais. As certidões são requeridas e obrigatórias ao longo da vida em diversas ocasiões, como matrícula escolar, novo contrato de emprego e até mesmo para realizar novos registros.

Para saber mais sobre as atribuições do segmento, consulte um Cartório de Registro Civil de sua confiança.

Demétrius BrasilA diferença entre os registros e as certidões civis