Se você está pensando em entrar de vez para o mundo dos negócios digitais e finalmente ganhar dinheiro com o Instagram, vai saber agora quais são as opções disponíveis para começar a investir e a lucrar na rede social. Confira a seguir 5 modelos de negócios para o Instagram.
Se você está pensando em entrar de vez para o mundo dos negócios digitais e finalmente ganhar dinheiro com o Instagram, vai saber agora quais são as opções disponíveis para começar a investir e a lucrar na rede social. Confira a seguir 5 modelos de negócios para o Instagram.
1. Loja online
A criação de uma loja online, conhecida também como e-commerce, é sem dúvida o principal modelo de negócio utilizado para ganhar dinheiro na rede social. Isso porque, após criar uma loja online, é possível vender produtos e criar uma comunidade de seguidores.
As vantagens dessa funcionalidade é que o Instagram Shopping é gratuito para contas comerciais e possibilita algumas funções interessantes para os seus usuários comerciantes, como a inclusão de etiquetas com nomes e preços dos produtos em suas publicações no feed e nos Stories.
2. Programas de afiliados
Há ainda como vender no Instagram por meio de programas de afiliados. Essa opção funciona como uma parceria entre os criadores de conteúdo digital e os afiliados, que são aqueles que ganham comissão por divulgarem um produto.
Nesse caso, essa parceria requer o auxílio de plataformas que funcionam como intermediárias, como, por exemplo, a Hotmart. Além disso, alguns usuários podem se tornar embaixadores de determinada marca, representando-a no Instagram e em outras redes sociais.
3. Venda de mídias
A venda de fotos e vídeos pelo Instagram é uma prática comum entre os usuários. Para isso, as imagens devem ter boa resolução, como se fossem tiradas por fotógrafos profissionais. Empresas de determinados segmentos podem se interessar pelas fotos e oferecer remuneração ou permuta de algum serviço.
4. Instablog
Outra dica totalmente funcional para quem deseja ganhar dinheiro no Instagram é o Instablog. Na prática, o usuário pode usar o app como um blog, no qual ele cria conteúdos relacionados a um nicho específico, ganha seguidores interessados nesse assunto e, dependendo do desempenho da sua conta, pode conquistar parcerias pagas, permutas etc.
5. Monetização do IGTV
Além disso, em junho, o Instagram anunciou que está testando a monetização do IGTV com criadores de vídeos. Porém, essa opção ainda não está disponível para empresas e marcas.
A empresa já vinha comunicando que estava fazendo protótipos de teste por meio do seu Programa de Parceiros do Instagram desde fevereiro. Mas, tudo indica que o recurso deve funcionar no formato semelhante ao do Facebook, no qual os produtores de conteúdo ganham 55% da receita gerada pelos anúncios inseridos nos vídeos.