Comunicação empresarial: o que é e o que a difere da organizacional

A comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica de planejamento desenvolvida pelas empresas para melhorar a sua imagem e, consequentemente, os seus resultados. Esse conceito passa por atualizações frequentemente, tendo em vista as mudanças ocorridas no público alvo, nas áreas de atuação e nas novas tecnologias.

É importante saber que a comunicação empresarial vai muito além da divulgação de ações e notícias favoráveis e do controle de situações negativas para a empresa. Isso porque ela abrange ainda a capacidade da empresa de competir no mercado e manter-se em evidência, com certo destaque na sua área.

A comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica de planejamento desenvolvida pelas empresas para melhorar a sua imagem e, consequentemente, os seus resultados. Esse conceito passa por atualizações frequentemente, tendo em vista as mudanças ocorridas no público alvo, nas áreas de atuação e nas novas tecnologias.

É importante saber que a comunicação empresarial vai muito além da divulgação de ações e notícias favoráveis e do controle de situações negativas para a empresa. Isso porque ela abrange ainda a capacidade da empresa de competir no mercado e manter-se em evidência, com certo destaque na sua área.

Além disso, a comunicação empresarial se encaixa na comunicação integrada, que é o planejamento estratégico que envolve assessoria de imprensa, comunicação interna, organização de eventos, relações públicas, publicidade e propaganda, entre outros setores.

Sendo assim, a estratégia para a comunicação empresarial pode ser desenvolvida por profissionais distintos, como jornalistas, publicitários, relações públicas e até diretores e gestores. Isso porque os conhecimentos de gestão também são essenciais para uma boa comunicação empresarial.

Comunicação empresarial e organizacional

Apesar de serem bastante confundidos, alguns fatores diferem a comunicação empresarial da comunicação organizacional. Entenda a seguir.

O termo comunicação organizacional é o mais utilizado, pois tem maior amplitude, se referindo a qualquer tipo de organização (pública, privada, sem fins lucrativos, ONGs, fundações etc.). Já o termo comunicação empresarial se restringe ao âmbito do que se denomina como empresa ou negócio, por exemplo.

Além disso, o foco da comunicação empresarial é criar metas direcionadas à obtenção de ganhos internos, como lucro e produtividade. Já a comunicação organizacional, tem como objetivo criar ganhos para equipes, empresa, organizações, clientes, fornecedores e para a sociedade.

Para saber mais sobre comunicação interna ou externa, continue acompanhando as atualizações do nosso blog. Ou fale conosco!

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