10 erros que a sua empresa não pode cometer nas mídias sociais

Para evitar cair nos erros mais comuns na gestão de redes sociais corporativas, veja abaixo as dicas sobre o que NÃO fazer:

1. Não traçar uma estratégia para as mídias sociais

Muitos pensam que criar uma conta empresarial nas redes sociais já resolve metade da questão. Não, não é bem assim. Se você fundou uma empresa e tem planos desenhados para o crescimento dela, você não vai querer arriscar dar um tiro no pé ao criar muitas contas e não saber qual plano irá seguir nas mídias sociais, não é?

2. Não ter cuidado e atenção com o que é postado

É sempre vital postar conteúdo relevante para o seu público. Não adianta postar muita coisa sem valor, nem aparecer de vez em quando, vale mais focar na estratégia adotada e segui-la.

3. Responder de forma inadequada a interações negativas

Estar nas redes sociais é sinônimo de interação. Fica fácil lidar com elogios e colocações positivas, mas é no momento de dificuldade que sua equipe precisa estar bem treinada para usar o problema como oportunidade. Tire proveito de exemplos positivos de empresas que contornaram situações delicadas nas redes.

4. Não unir os esforços nos meios digitais

Enviar um e-mail marketing , preparar um call-to-action, ter muitas ações e nenhuma integrada, não ajudará no seu plano de ter sucesso com marketing digital. Pense em como as ações podem caminhar de mãos dadas, uma dando suporte à outra. Explore os esforços de forma conjunta.

5. Estar em todas as redes sociais e não cuidar direito de nenhuma

“Existir” em todos os lugares e não estar em nenhum não traz resultado. É vital administrar de forma cuidadosa e dedicada cada uma das contas criadas nas redes sociais mais frequentadas pelo seu público-alvo tendo em vista aonde se quer chegar. É importante tirar proveito da existência nas redes sociais, todos estão lá por um motivo: ela consiste no presente e no futuro dos seus negócios.

6. Utilizar uma resposta fixa para todas as pessoas

Adotar uma resposta padrão para todos os comentários torna a comunicação impessoal e distante do público que você quer encantar. Você pode dar a impressão de que não quer dar atenção às pessoas com quem VOCÊ quer se comunicar, afinal, você está lá pra isso. Planeje sua estratégia já contando com esse relacionamento interpessoal que precisa acontecer na sua rede.

7. Usar a conta para postar apenas publicidade e propaganda

Para estabelecer um diálogo promissor com seu prospect, não é indicado bombardeá-lo com publicidade e propaganda. O marketing adotado nas mídias sociais é o de atração, o oposto do marketing tradicional, que tenta vender o tempo todo. Dê espaço para que seu público queira consumir seu produto ou serviço, pois uma atitude contrária a essa pode afastá-lo.

8. Não conhecer a concorrência nas mesmas redes usadas

Descubra o que seu concorrente está fazendo de certo ou errado e quem ele está atingindo. Isso é primordial para evitar ser pego de surpresa ou perder espaço para alguém que você pode acompanhar de perto para estar sempre um passo à frente.

9. Uso excessivo de hashtags

As hashtags têm uma função importante para fortalecer uma marca ou uma campanha, por isso mesmo não devem ser usadas de forma aleatória ou excessiva sem ter um objetivo claro. Aproveite a hashtag para aglutinar informações e opiniões num mesmo espaço, sem tornar a sua existência algo cansativo para a leitura e sem utilidade.

10. Uso ineficaz de imagens

As imagens são parte imprescindível na sua comunicação. Imagens de baixa qualidade, inadequadas ou com pouco apelo não alcançarão nem cativarão o seu público. Isso vale para fundos de perfis, imagens de capa, de campanha, de postagens, etc. O cuidado vale também para o uso de emoticons. Ser descontraído é importante, mas tem sua hora e depende muito do target que você quer atingir. Use com atenção, nem demais, nem de menos.

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