Redes sociais: conheça as principais características de cada uma

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As empresas aos poucos conquistaram seu lugar nas redes sociais devido ao alto índice de acessos e ao perfil extenso e variado de público. Através das redes sociais, as empresas buscam estreitar laços e manter um bom relacionamento com seus clientes.

Já houve um tempo em que essas empresas buscavam em qual rede social investir tempo e dedicação, mas com o passar dos anos e a popularização de tantas plataformas, fazem diferença aquelas empresas que estão presentes em todas elas ou, pelo menos, nas principais.

Porém, para que isso seja de fato positivo, é necessário saber como explorar e utilizar cada uma dessas redes sociais a favor da sua empresa, já que cada uma delas possuem suas próprias características – o que impacta diretamente ao que os usuários realmente buscam naquele canal. A seguir, saiba como utilizar cada uma delas.

Facebook

O Facebook é a maior rede social do mundo. Por isso, possibilita que a sua empresa alcance muitas pessoas, além de permitir que você segmente o seu público, de acordo com seus principais interesses, como idade, sexo, profissão etc.

No Facebook é possível ainda explorar o seu conteúdo, já que a plataforma trabalha com imagens, textos, vídeos e GIFs. Isso permite a criação de conteúdos dinâmicos que podem aumentar o engajamento e a taxa de conversão. A empresa também deve patrocinar publicações e levar o seu conteúdo para mais usuários.

YouTube

Já o YouTube é a segunda maior rede social e também se trata de um recurso poderoso para as empresas. Certamente a produção de vídeos é mais trabalhosa, porém seu potencial de alcance é muito alto, pois é possível compartilhar seus vídeos em outras plataformas.

É importante adequar seus conteúdos aos seus consumidores. Entrevistas com profissionais da área, depoimentos de clientes, cobertura de eventos, divulgação de produtos, tutoriais de como usá-los, entre outros, são dicas de bons conteúdos a serem convertidos em engajamento.

Instagram

O foco do Instagram são as fotos e, atualmente, detalhes do seu dia a dia através dos stories. E engana-se quem pensa que isso não pode ser positivo para as empresas. Afinal, os consumidores gostam de conhecer os bastidores e tudo o que existe por trás de uma marca.

Popularizando também o IGTV, as mesmas dicas do YouTube valem para essa ferramenta. Isso, é claro, além dos pequenos textos informativos que podem acompanhar as fotos e os vídeos.

O uso de hashtags aumentam significativamente o alcance das suas publicações no Instagram. A única desvantagem é que a rede social não permite a publicação de links. Os stories devem ser usados para apresentar anúncios, novidades da marca e aproximar os consumidores com a criação de enquetes e testes, pelos quais eles podem interagir.

Twitter

O Twitter é uma rede social factual, ou seja, do momento. Ela disponibiliza apenas 280 caracteres para cada publicação, por isso o conteúdo deve ser bem estratégico e aproveitado. Além disso, é necessário postagens frequentes e estar atento aos acontecimentos mais comentados.

Essa rede social é fundamental para que a sua empresa mostre que está ligada nos assuntos do momento e interaja em tempo real com os seus seguidores. Ou seja, permite que a sua utilização seja como um SAC 2.0. Para chamar a atenção na plataforma, o conteúdo precisa ser factual, mas também criativo.

WhatsApp

Devido ao seu grande potencial de comunicação, o WhatsApp é considerado uma das principais redes sociais da atualidade. Para as empresas, foi lançada a versão business. Dessa forma, o aplicativo facilita a interação com os consumidores, além de possibilitar o uso de ferramentas para automatizar, organizar e responder automaticamente as mensagens recebidas.

É possível editar o perfil da empresa, mostrar informações importantes como endereço, outros contatos e site. Além disso, existem as estatísticas, utilizadas para análise de quantas mensagens foram enviadas, entregues e lidas. Através do status, também é possível publicar seus produtos para propaganda.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social corporativa. Voltada totalmente para o mundo profissional, a rede tem alto potencial de geração de negócios e fortalecimento de marca. Por isso, é fundamental que a sua empresa esteja presente.

Através de seus conteúdos, os usuários podem conhecer a autoridade da sua empresa, que deve interagir com possíveis clientes e aproveitar as ferramentas disponíveis para analisar sua concorrência e montar suas estratégias na rede social.

Por fim, é um ótimo espaço para buscar novos profissionais para a sua empresa e montar um time qualificado, já que o LinkedIn também permite o anúncio de vagas de trabalho.

Gostou? Tem interesse, mas precisa de ajuda para montar sua estratégia nas redes sociais? Fale conosco! É fundamental contar com agências especializadas.

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