O que o Google Analytics pode fazer pelo seu site?

Para ser bem-sucedido no marketing digital e de conteúdo é vital saber quais caminhos os clientes e interessados percorrem no seu site e descobrir quais ações estão dando certo. O Google Analytics existe exatamente para que você controle de perto as suas métricas.

É uma ferramenta bastante completa, que permite que você obtenha inúmeras informações sobre o tráfego no seu site. Após configurá-la com as informações do seu site, você poderá ver informações sobre seu público-alvo em gráficos e percentuais, e até mesmo acompanhar o tráfego em tempo real.

Veja algumas das principais métricas que o Google Analytics oferece a você

Vamos começar na aba Público-Alvo -> Visão Geral:

Visitas (sessão): aqui você consegue visualizar quantas visitas recebeu nos últimos 30 dias (essa é a configuração básica). Esse gráfico indica a variação de audiência no seu site. Ele é útil para saber quantas pessoas você está alcançando e estão vendo seu conteúdo.

Visitantes únicos (usuários): já aqui você descobre quantas pessoas visitaram seu site uma única vez (nessa configuração básica com período de 30 dias). P.ex. se a pessoa acessou seu site hoje e na semana passada, ela aparecerá uma única vez neste relatório.

Taxa de rejeição (bounce rate): esse é o percentual de pessoas que deixaram o seu site após visitar apenas uma página. Não é uma métrica que deve desesperá-lo! A alta taxa de rejeição é comum, pois muitos podem ter entrado no site durante uma pesquisa e buscado outro assunto depois. Sem dúvida, o objetivo é diminuir essa taxa, mas ela ser alta está dentro do que se espera.

Páginas por visita: mostra a média do número de páginas acessadas no seu site durante uma visita. Um lembrete é válido: os gráficos podem e devem ser analisados conjuntamente, pois os dados se relacionam. Será mais fácil entender o que está chamando a atenção no seu site e o que pode melhorar.

Tempo médio da sessão: indica quanto tempo o visitante ficou no seu site. Essa é uma métrica importante, especialmente quando você está preocupado com uma taxa de rejeição alta. As pessoas podem demorar lendo um artigo ou assistindo um vídeo, e voltar em outra ocasião para ver novos conteúdos. É uma métrica relevante.

InfographyaO que o Google Analytics pode fazer pelo seu site?