O que é Growth Hacking?

O Growth Hacking é uma visão de marketing orientada para novas experiências. Desta forma, esta estratégia se baseia em encontrar oportunidades (hacks) para obter sucesso em determinado projeto e/ou produto e serviço, além de criar um planejamento voltado para conquistar resultados rápidos de crescimento (growth) para o negócio.

O termo Growth Hacking, cunhado pelo marqueteiro Sean Ellis, foi usado para nomear a ação que vinha sendo realizada por ele nas empresas em que trabalhou. Na época o profissional se destacou por impulsionar um crescimento rápido nas startups em que atuou. Ellis começou a prestar serviços de consultoria para replicar seus métodos e em 2010, junto com Hiten Shah e Patrick Vlaskovits, adotou a expressão.

Em geral, é possível entender o Growth Hacking como a prática de planejar “gatilhos” que combinados com a estratégia de atuação da empresa promovam um crescimento acelerado. Por isso, cada vez mais a adesão do Growth Hacking se estabelece nas grandes empresas.

Principais estratégias de Growth Hacking

Para iniciar uma estratégia de Growth Hacking é fundamental estimular uma melhoria de performance do negócio baseada em dois fatores: estruturar processos para cada área e, então, otimizar os processos internos da empresa.

Depois desta etapa, é fundamental desenvolver ações para cada etapa do funil do growth hacking, que segue a mesma premissa do funil de Inbound Marketing. São 5 estágios:

Aquisição: prática voltada para atrair e conquistar um cliente;

Ativação: ação estruturada para entregar uma primeira boa experiência ao cliente;

Retenção: etapa para manter a satisfação dos clientes, incentivando-os a continuar utilizando os produtos e serviços do negócio;

Receita: estágio em que os clientes estão gerando faturamento positivo para a empresa, marcado pelo momento em que trocam a versão de testes por uma modalidade paga, por exemplo;

Recomendação: período em que o cliente aprova a solução da empresa e começa a recomendar para amigos e conhecidos, incentivando-os a se tornarem clientes também.

Em geral as ações de Growth hacking são desenvolvidas para aperfeiçoar as etapas desse funil, de forma conjunta ou individual, de acordo com os estágios mais urgentes, que devem ser o foco principal para aplicação da estratégia. Após a conclusão desta fase, é necessário seguir com o desenvolvimento de estratégias para otimizar todo o funil, considerada a etapa em que o crescimento do negócio passa a ser observado.

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