O quão uma identidade visual é importante para a sua empresa?

info_no_blog

Chamamos de identidade visual a combinação de elementos visuais que refletem o nome, a ideia ou o produto de uma empresa. Compõem a identidade visual: as cores, as tipografias, os formatos e até o slogan (frase). A principal função da identidade visual é ser memorizada pelo público alvo de forma rápida, clara e objetiva.

Para isso, é preciso primeiramente esclarecer os objetivos, os ideais e a missão da empresa, para que posteriormente isso seja transmitido através de cores, formas e fontes. Assim, deve ser criado um conjunto gráfico para traduzir o conceito do seu negócio.

Veja, por exemplo, como algumas cores são capazes de despertar sensações no público. Ao pensar nessas cores, com certeza, você se lembrará de grandes marcas que as utilizam em sua identidade visual.

  • Vermelho: dinamismo, paixão, energia, perigo e intensidade;
  • Azul: segurança, sucesso, serenidade, produtividade e seriedade;
  • Amarelo: luz, otimismo, esperança, brilho e cautela;
  • Verde: confiança, calma, esperança, saúde e natureza.

Pode-se notar que, no caso de empresas relacionadas à comida, a identidade visual deve ser tão “apetitosa” quanto o produto oferecido. Afinal, dizem por aí que “primeiro se come com os olhos”. E isso acontece com qualquer outro segmento!

É importante ainda que, ao começar a criação da identidade visual, o design priorize a simplicidade (para fácil entendimento do público) e beleza (para chamar atenção). Para isso, é necessária uma análise detalhada e certeira que indique exatamente o que a empresa deseja no primeiro contato com os seus clientes.

Vale destacar que o desenvolvimento de uma identidade visual reúne dados técnicos, análises, especificações e todo o tipo de informação que deverá se transformar em referência para a criação de qualquer outro produto que levará o nome da empresa.

Por fim, a identidade visual ajuda a sua empresa a construir uma imagem de credibilidade e sucesso, à medida em que ficará gravada na memória de seus clientes e até mesmo daqueles que ainda não se tornaram clientes, mas que certamente se lembrarão quando precisarem de seus serviços.

Está entrando agora no mercado? Não deixe de contar com uma agência especializada para criar a sua identidade visual. Fale com a Infographya!

InfographyaO quão uma identidade visual é importante para a sua empresa?