Indicadores de performance (KPIs) mensuram resultados baseados em métricas

KPI é a sigla para o termo inglês Key Performance Indicador, ou seja, indicador chave de desempenho

Utilizados para medir o desempenho dos processos de uma empresa, os indicadores de performances são métricas relevantes para a estratégia e o sucesso do negócio. Sendo assim, esses indicadores, ou simplesmente KPIs – Key Performance Indicador, ou seja, indicador chave de desempenhoprecisam ser mensuráveis, porque não se pode gerenciar o que não pode ser medido.

Nem todas as métricas são KPIs, mas um KPI é uma métrica. Métrica é apenas algo a ser medido. Esse dado não é necessariamente importante durante a tomada de decisão, por exemplo. Entretanto, no momento que essa métrica passa a ser relevante para executar uma ação ela pode ser considerado um KPI.

O que pode ser utilizado como um KPI?

São muitos os dados que podem ser utilizados. Dependerá dos objetivos e do tempo estabelecido para observação. Por exemplo, se um e-commerce deseja vender mais ebooks e para isso lançou uma campanha de captação de leads em seu site. O KPI utilizados pode ser o número de cadastros captados versus o número de ebooks vendidos vindos desses cadastros, durante um determinado período.

Um KPI pode ser um número ou um percentual. Geralmente são determinados por fórmulas simples, e se prestam a quantificar os resultados, sempre alinhados aos objetivos da companhia.

Por que likes ou comentários não são bons KPIs?

Um bom indicador-chave de performance mostra como o seu objetivo está trazendo mais vendas ou oportunidades de negócio para a sua empresa. Um like sozinho não é uma forma precisa de analisar isso. A única forma de usar interações sociais como KPIs é relacioná-las com outros fatores.

Por exemplo, quantos clientes que efetivaram compra ou deixaram cadastro comentaram na sua publicação no Facebook? Quantos curtiram essa ou outros posts? Essas correlações podem trazer dados interessantes, mas uma interação social sozinha não é um bom KPI. Talvez se o seu objetivo for criar engajamento, eles podem ser sim bons indicadores, aliados a outros tipos de interações.

Foque em dados palpáveis, faça comparações e sempre tenha em vista os seus objetivos. Assim, você sempre poderá usar indicadores como um termômetro do seu sucesso.

InfographyaIndicadores de performance (KPIs) mensuram resultados baseados em métricas