Entendendo melhor o que são as “buyer personas”

Buyer persona é um perfil semifictício do seu comprador ideal. Um perfil menos abrangente que o do público-alvo geral, e que, exatamente por isso, permite que seus esforços sejam melhor direcionados. O Inbound Marketing, conhecido por ser menos invasivo e impositivo, fez essa ferramenta ganhar popularidade nos últimos anos.

A buyer persona não é o seu público-alvo, ela é um estudo que leva você a saber como agradar seu público, qual linguagem adotar no blog, nas redes sociais, nos conteúdos produzidos, nas key words escolhidas (palavras chaves para busca no google), nas campanhas outbound, para ser mais efetivo em suas vendas.

Para ficar mais claro, a principal diferença entre o público-alvo e a buyer persona é o nível de abrangência. O público-alvo é mais abrangente e possui menos detalhes que ajudem a criar estratégias mais focadas. Veja um exemplo de público-alvo: gerentes de banco, trabalham em grandes corporações, idade entre 35 e 50 anos, renda mensal entre R$5mil e R$20mil; isso é público-alvo. Porém, essas informações não dão muitas respostas necessárias para a criação e desenvolvimento de ideias para campanhas.

Já a buyer persona é desenvolvida por meio de entrevistas, pesquisas, levantamento de dados, levando você a descobrir hobbies, gostos, objetivos, principais problemas pessoais e profissionais e aspirações de seu cliente. Você precisa conhecer profundamente seu cliente para desenhar o perfil da buyer persona e dar início à sua estratégia de marketing digital. E dependendo da gama de produtos ou serviços que você oferece, você terá que criar mais de um perfil de buyer persona para segmentar suas ações.

Futuramente falaremos sobre os passos necessários para, de fato, desenvolver a sua buyer persona e saber como utilizá-la a seu favor.

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