Como inovar na comunicação interna?

Facilitar a comunicação e a transferência de informações entre uma organização e seus colaboradores é a principal missão da Comunicação Interna. Já tratamos sobre as características dessa área da comunicação neste link, mas é sempre importante lembrar que o objetivo deve ser manter todos informados e aprimorar o relacionamento entre funcionário-empresa.

Neste cenário, para que a comunicação interna seja assertiva é necessário desenvolver estratégias que transmitam a informação de maneira eficaz, provoquem engajamento nos colaboradores e contribua para que as relações profissionais se tornem mais próximas.

Defina boas pautas
Os canais de comunicação interna devem trazer assuntos que chamem a atenção do colaborador, como as notícias de cada departamento e as recentes decisões da diretoria, ao mesmo tempo em que também apresenta pequenas ações do cotidiano, como uma confraternização de equipes e a conquista de uma venda importante. Uma alternativa para trazer novas pautas é criar um grupo de colaboradores representantes das diversas áreas da empresa para pautar as próximas notícias.

Use layouts atrativos
As peças de comunicação interna devem ser estruturadas para chamar a atenção do colaborador, desde os comunicados do mural até os materiais impressos. É importante utilizar as cores, fontes e designs que compõem a identidade visual do negócio, visando gerar uma identificação sobre a organização junto aos funcionários.

Evidencie o colaborador
O colaborador precisa ser ouvido e participar diretamente nas notícias divulgadas pela organização, afinal ele é a fonte principal. Sua opinião e imagem devem estar nos boletins e murais. Desta forma, desenvolva espaços para que o colaborador crie conteúdo, espalhe seus conhecimentos, experiências e talentos, compartilhe fotos e desenvolva trabalhos de colaboração conjunta.

Respeite a periodicidade
Os canais precisam seguir uma periodicidade para manter a audiência. O objetivo é causar expectativa nos colaboradores e incentivá-los a conferir a próxima edição. Uma alternativa é lançar algumas chamadas das notícias e teasers sobre os principais assuntos. Por ter uma leitura imediata e instantânea, as imagens causam grande impacto.

A iniciativa é fundamental para que os colaboradores conheçam a situação da empresa, dos novos negócios e dos investimentos futuros. Quando a empresa é eficiente na troca de informações, os próprios colaboradores podem desenvolver soluções e as executar em conjunto.

InfographyaComo inovar na comunicação interna?