Cinco estratégias que todo negócio deveria implementar no Twitter

Uma das melhores maneiras de melhorar a captação de clientes no Twitter é pela ferramenta de busca, seja usando a “busca avançada“, ou através das biografias dos usuários, dentre outras alternativas

Nunca saberemos o que seria dos pombos correio se o Twitter tivesse nascido alguns séculos atrás, mas o mais certo é que tivessem que sair voando em busca de emprego.

Mas o Twitter não só revolucionou a forma como nos comunicamos – tornando possível, por exemplo, que em apenas 24 horas circulem 500 milhões de tweets ao redor do mundo – mas também se tornou um grande aliado de todas as empresas que querem saber como atrair clientes pela Internet.

Com 320 milhões de usuários ativos por mês, a rede estrela do microblogging é um ninho de oportunidades para todo tipo de negócios que desejam crescer, independente da atividade, tamanho ou procedência da empresa.

Segundo o último informe de HubSpot1 de cada 3 usuários do Twitter admite que o usa para descobrir novos produtos e 4 de cada 5 o utilizam para seguir marcas e companhias.

Dados estes fatos, a pergunta é simples:Se seus clientes estão no Twitter, porque não os procuras lá?

Felizmente, já não estamos mais na época dos pombos correio, de modo que alcançar seus clientes é fácil, rápido, e seus resultados podem ser acompanhadas em tempo real.

Por isso, se está procurando a maneira de conseguir mais clientes na Internet, então auto lá, se acalme, pare o que está fazendo: você deve saber que há vida além dos tweets e retweets.

E para provar, te mostraremos 5 maneiras de saber como atrair clientes através do passarinho azul mais famoso de todos os tempos, que além de grátis, são fáceis de implementar, uma vez que saiba como fazer.

Prepare as asas, porque se aplicar bem estas dicas, sua empresa vai voar muito, mas muito alto.

5 maneiras simples de como atrair clientes para seu negócio com o Twitter

  1. Certifique-se de ter um perfil atraente

Como atrair clientes em potencial? O primeiro passo é ter uma boa vitrine no Twitter, ou seja, um bom perfil que seja visualmente atraente e que mostre de maneira direta e concisa aos usuários que o visitam quem você é e o que você faz.

eBay, por exemplo, é uma das empresas com maior engajamento no Twitter; por isso, nada melhor que nos espelharmos em seu perfil para saber o que deve estar no perfil de sua empresa e como começar a usar o Twitter para conseguir novos clientes.

  1. Escolha um @NomeDeUsuário

@NomeDeUsuário é o identificador único da sua empresa no Twitter, então escolha um que te defina, que seja fácil de lembrar e que também seja representativo de sua empresa e fácil de encontrar. O ideal é que tenha menos de 15 caracteres.

  1. Coloque uma foto de perfil

Escolha uma imagem que represente visualmente o seu negócio e que se ajuste bem a um espaço pequeno, uma vez que será exibida como ícone em todos os tweets que publicar.

Opte por algo que seja fácil de reconhecer, por exemplo o logotipo de sua empresa. E apesar de a imagem mudar de tamanho automaticamente para se ajustar, opte por uma imagem de 400×400 pixels para ter certeza de que fique visualmente agradável.

  1. Escreva uma biografia

Quantas vezes você leu biografias de 500 palavras que na verdade não contavam nada? 
Com o Twitter isso não acontece, principalmente porque você só tem 160 caracteres para contar sua história.

Isso te obriga a escrever uma bio clara e concisa, que descreva sua empresa e seus produtos ou serviços, então aproveite esse espaço para dizer aos usuários porque sua empresa é única e porque deveriam te seguir. Se sua empresa tem um local físico ou horários de funcionamento pré estabelecidos, pode aindaadicionar sua localização e horários de funcionamento.

  1. Adicione sua URL

Ele facilita aos usuários que visitem seu perfil para que possam saber mais sobre sua empresa caso tenham interesse.

Em outras palavras: ponha o site de sua empresa com um link rastreável para ir atraindo tráfego e potenciais clientes para o seu negócio.

  1. Coloque uma foto de capa

Expresse sua criatividade na foto de capa: pode mostrar seus produtos ou serviços, editar a imagem cada vez que seja conveniente, para incluir uma oferta ou promoção especial, ou exibir seu negócio em grandes dimensões. Por exemplo, o eBay tem aproveitado a proximidade do dia das mães em muitos países para tentar atrair mais clientes.

O recomendado é escolher uma imagem de 1500 x 1500 pixels, mas leve em conta que em dispositivos móveis a imagem é recortada numa proporção de 2:1 —e considerando que 80% dos usuários do Twitter acessam através de smartphones, é bom não esquecer disso.

  1. Fixe um tweet

Fixar um tweet na parte superior do seu perfil pode te ajudar a atrair clientes, já que este tweet será sempre exibido no início da sua timeline, e cada usuário que visite seu perfil verá essa publicação acima das outras.

Este recurso propicia uma maior exposição, e ajuda com que seus clientes em potencial não percam a mensagem que você está tentando passar. Então, escolha um bom tweet que possa te ajudar a converter usuários em seguidores, e seguidores em clientes.

Para fixar um post, é só escolher o tweet que deseja fixar, clicar no ícone com três pontos e selecionar “fixar na sua página de perfil“. Fácil assim!

  1. Use a ferramenta de busca para seguir usuários

Uma das melhores maneiras de melhorar a captação de clientes no Twitter é pela ferramenta de busca, seja usando a “busca avançada“, ou através das biografias dos usuários, dentre outras alternativas. Vejamos como utilizar cada uma delas:

Use a busca avançada para encontrar clientes em potencial

É provável que você tenha tentado encontrar possíveis clientes através da barra de busca do Twitter, mas lamentavelmente os resultados que ela oferece são muito genéricos.

Existe uma opção que vai além e que se mostra muito efetiva como opção para atrair clientesa busca avançada.

Para a utilizar, você deve digitar a seguinte URL:: https://twitter.com/search-advanced. Em seguida, escreva apalavra ou as palavras de interesse que estejam relacionadas ao seu negócio.

Advanced Search

Através desta busca avançada do Twitter, você poderá fazer consultas muito mais eficientes, que te trarão melhores resultados. Por exemplo, se você tem uma empresa de marketing, pode usar “marketing online” como palavra chave e incluir na sua busca palavras relacionadas como “SEO”, “marketing”, “estratégias” ou “digital”.

Você pode utilizar a ferramenta de busca avançada inserindo palavras específicas, ou utilizando etiquetas ouhashtags, escrevendo palavras chave negativas e até mesmo escolhendo a localização para que sua busca seja ainda mais refinada, mostrando os usuários mais próximos.

Com estas buscas você não só poderá saber quais das hashtags associadas ao seu produto são mais utilizadas e ter uma listagem de usuários que estão interessados no que você oferece, mas também poderá ter uma ideia das conversas que ocorrem em relação ao seu nicho de mercado.

Use as biografias durante a prospecção de clientes

Sabia que você pode captar potenciais clientes através das palavras chave que usam para escrever suas biografias, e também através de suas localizações?

E não apenas isso. Também existem ferramentas como o Followerwonk, que te dão a oportunidade de os descobrir. Followerwonk é um mecanismo de busca perfeitamente integrado ao Twitter que é capaz de lhe mostrar o caminho para prospecção de novos clientes.

Com essa ferramenta de análise – ou alguma de suas alternativas – que tem uma poderosa versão gratuita, você pode buscar e se conectar a pessoas influentes no seu nicho de mercado (e as seguir devido à sua autoridade social), buscar nas biografias para encontrar usuários ou possíveis clientes e até mesmo analisar e comparar usuários, marcas, produtos, influência, análise por localização, obter informações sobre seguidores e pessoas seguidas e muito mais..

  1. Pesquise sobre os seguidores e seguidos de sua concorrência

Uma das melhores maneiras de atrair clientes é ver o que a sua concorrência está fazendo, e como; e de fato, se estiver fazendo bem seu trabalho, é provável que já siga a muitos perfis que sejam interessantes à sua empresa —ao mesmo tempo que é provável que a sua concorrência seja seguida por usuários que possam ser interessantes a você—.

É por isso que analisar e estudar a sua concorrência deve ser uma obrigação não só no Twitter, mas deve ser parte de sua estratégia de marketing digital.

Veja a quem seguem seus competidores, quem lhes segue, que hashtags usam e aprenda daqueles que são referência em seu setor já que ao fim e ao cabo se dedicam ao mesmo que você e você vai conseguir muitas informações interessantes.

Para isso você pode usar ferramentas como >audiense (antigo SocialBro) para analisar a performance de seus concorrentes no Twitter e tirar vantagem disso ou follow.me para obter informações de sua concorrência e receber informações por e-mail de todas as suas ações totalmente grátis.

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  1. Use bem as hashtags para que te encontrem

Identificar as melhores hashtags ou etiquetas é essencial para encontrar as conversas aonde está o seu público, poder interagir com ele e conquistar clientes.

Para isso, existem muitas ferramentas que podem te ajudar, como TwitonomyHashtagify ou RiteTag que permitem que você veja quais são as melhores hashtags para seu negócio, a fim de começar a construir uma relação com os usuários, com a intenção de os converter em clientes.

Uma vez que determine as hashtags mais relevantes de seu setor, poderá chegar às pessoas interessadas nestes temas; inclusive, às vezes, pode prevalecer do fator atualidade para atrair clientes.

Por exemplo, em muitos países se aproxima a celebração do Dia das Mães, com o qual muitas empresas estão apostando para dar publicidade a seus produtos e serviços empregando a hashtag #DiaDasMaespara assim interagir com aqueles usuários que estão realizando buscas relacionadas com esta tag como o caso da marca de confeitos de chocolate (como os M&Ms) Lacasitos.

Mas lembre de escolher as hashtags chave pelas quais quer ser encontrado, e não acabe saturando seus tweets de tags.

Twitter

  1. Organize promoções ou concursos

Que melhor maneira de atrair possíveis clientes que lhes dar a oportunidade de adquirir seus produtos ou serviços gratuitamente?

Isso é exatamente o que você pode conseguir criando promoções no Twitter. É uma das estratégias que traz melhores resultados, já que este tipo de incentivo atrai muitos usuários para interagir com a sua empresa.

Você pode realizar concursos de fotografia que permitam aos usuários mostrar sua criatividade enquanto posam com seus produtos, convida-los a comentar usando uma hashtag em particular, te seguindo e retweetando uma publicação sua para participar de um sorteio, celebrando um acontecimento, fazendo perguntas ou convidando a apresentar “a melhor resposta”. As opções são infinitas!

 

Twitter

Outro exemplo interessante é o do Starbucks, que pediu fotos a seus seguidores mostrando um produto da rede usando a hashtag #myfrapuccino para poder ganhar produtos e de quebra ainda um pouquinho de auto-promoção.

Tag your photos

E muito importante, além de todos estes conselhos, principalmente publicar material de qualidade para impulsionar e alimentar a sua conta do Twitter e estabelecer uma boa estratégia que te permita triunfar nesta rede social..

Que achou destas 5 maneiras de atrair clientes usando o Twitter?

A verdade é que para conquistar clientes há tantas alternativas quanto a sua criatividade permita, mas seguindo estes conselhos seu negócio deve começar a notar a diferença antes que o galo cante —ou neste caso, antes que cante o passarinho azul—.

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