Características do marketing de conteúdo

É uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes

O marketing de conteúdo é uma alternativa para atrair o público-alvo e formar uma rede de clientes e potenciais consumidores dos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa. A iniciativa baseia-se na geração de conteúdo
relevante, que apresente informações técnicas e gere valor, influenciando na percepção positiva da marca.

A informação pode ser compartilhada por meio de texto, infográfico, conteúdo multimídia, podcasts, entre outras formas que apresentem características completas sobre o tema que está sendo tratado. Independentemente do formato, o conteúdo pode ser divulgado nas diferentes plataformas de comunicação da empresa e impulsionado para impactar novas pessoas.

Nesta estratégia, o objetivo é atrair especificamente o perfil de indivíduos que demonstre real interesse nas opções de serviços e produtos disponíveis e/ou que possua alguma necessidade que possa ser resolvida pelo portfólio de ações oferecidos pela empresa. Assim, é possível direcionar todo o investimento para as pessoas certas. Conquistar e desenvolver um relacionamento com os novos clientes e prospects, por meio do conteúdo, consiste na configuração básica do Inbound Marketing:.

  • Atrair: etapa em que acontece a conquista de novos visitantes e clientes interessados no negócio, por meio de conteúdo relevante;
  • Converter: estágio em que os visitantes transformam-se em leads e estão prontos para consumir seu produto ou serviço;
  • Vender: fase em que o lead já está interessado no produto ou serviço que sua empresa oferece. Nesta etapa, é necessário demonstrar que a solução da empresa é a melhor opção e deve ser consumida;
  • Encantar: momento que acontece após o término da compra para manter o relacionamento com o cliente conquistado. Além de oferecer todo o suporte necessário, a empresa pode continuar enviando conteúdo relevante e, se possível, disponibilizar promoções.

Além de apresentar a mensagem certa ao seu público, o conteúdo torna-se uma fonte com diversos canais e motivos para os clientes interagirem com a sua marca, fato que influencia em um relacionamento mais próximo e saudável.

InfographyaCaracterísticas do marketing de conteúdo