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Você sabe o que é comunicação assertiva?

Se você nunca ouviu falar em comunicação assertiva, vai saber agora que se trata de uma das principais competências para demonstrar a sua habilidade de se relacionar com as pessoas, principalmente com os seus colaboradores, fornecedores, sócios etc.

Isso quer dizer que a comunicação assertiva é o nome dado a comunicação clara e respeitosa, que consegue atingir o seu objetivo. Ou seja, é o ato de se comunicar, de passar informações e conhecimento de forma que você obtenha o retorno esperado.

Por isso, preparamos algumas dicas para quem deseja implementar uma comunicação assertiva com o objetivo de melhorar a eficiência e a qualidade dos processos e relacionamentos na empresa. Veja a seguir:

 

  1. Procure entender o outro

Fique atento ao modo como as pessoas à sua volta se comunicam e preferem ser acessadas. Essa é uma oportunidade de demonstrar respeito a elas e facilitar muito a comunicação.

  1. Entenda os sinais

Diversos estudos apontam que boa parte da comunicação entre as pessoas é feita de forma não verbal, ou seja, através de gestos, olhares e postura corporal. Por isso, é importante observar esses sinais para se adequar e se comunicar de forma assertiva.

  1. Atente-se à sua fala

É necessário nos observar para percebermos se estamos nos expressando da maneira correta, ou seja, se estamos sendo assertivos ou ofensivos quando nos referimos aos outros. Detalhes, como o tom de voz, palavras utilizadas e expressões físicas e faciais, devem ser analisados.

  1. Comunique-se na hora certa

Para cada tipo de comunicação, há um momento certo. Ainda que seja algo muito importante, é preciso saber a hora certa de falar, pois podemos nos comprometer ao se expressar com pressa, de forma equivocada e em um momento não oportuno.

  1. Saiba o que falar

Conhecimento técnico e domínio sobre o assunto são fundamentais para garantir embasamento e maior capacidade de argumentação ao seu diálogo. Isso, com certeza, irá fortalecer a sua comunicação assertiva.

  1. Esteja pronto para intermediar

Também é preciso estar pronto para ajudar aqueles que irão te ouvir, caso tenham dificuldades de expressar as suas opiniões sobre o assunto. Dessa forma, você pode ajudá-los e encorajá-los a também se comunicarem de forma assertiva.

Após essas dicas, é preciso destacar que não pode haver falhas de comunicação em uma empresa, pois isso pode gerar consequências negativas, como dificuldades na execução do trabalho e no relacionamento de todos. E como já citado, isso vai desde a relação dos líderes com seus colaboradores, até com os seus fornecedores. Coloque a comunicação assertiva em prática!

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