Conteúdo Viral: o que é e quais são os exemplos

Uma das grandes pioneiras nessa área é o Hotmail, que teve muito sucesso em colocar uma pequena mensagem no rodapé de cada e-mail enviado. A mensagem era: Hotmail: Powerful Free email with security by Microsoft. Get it now. Traduzindo ficaria: O poderoso e-mail grátis com a segurança da Microsoft. Tenha um agora mesmo! Como essa mensagem era passada para frente em todos os e-mails, cada pessoa que recebia e começava a usar o Hotmail como e-mail pessoal, compartilhava com ainda mais pessoas essa mensagem e assim se repetia sempre. Com o passar do tempo, o marketing viral precisa de mais conteúdo do que uma simples mensagem no rodapé, foi necessário criar coisas diferentes e com apelo ao lado cômico e emocional para que as pessoas se identificassem e compartilhassem aquela campanha.

É comum ouvir falar sobre o buzz marketing quando falamos de marketing viral. Mas não se engane, eles não são iguais e o que os diferencia são estratégias.

Criar um burburinho (buzz), animação com a campanha de um produto ou de um serviço nas pessoas e as fazerem falar sobre isso é o objetivo do buzz marketing. E a grande diferença entre ele e o marketing viral é a mensagem transmitida no conteúdo.

Geralmente, no marketing viral, preocupa-se em contar uma história e passar uma mensagem com algum significado para o público. Já o buzz marketing se preocupa em chamar a atenção e criar uma alvoroça em cima do conteúdo, sem ligar muito para uma mensagem específica.

Como criar um conteúdo viral?

Existem alguns pontos que podem te ajudar na criação desse conteúdo, já que será focado em potencializar as chances de compartilhamentos nas redes sociais, assim criando um maior tráfego viral.
Mas lembre-se de que ao mesmo tempo que existem diversos benefícios nessa estratégia, pode ser um grande risco, como jogar na loteria, já que esse conteúdo pode viralizar por motivos indesejados (como interpretações diferentes da que você planejou). Para que isso não aconteça, é preciso se atentar a alguns fatores que podem diminuir esse risco e aumentar as chances de sucesso da sua campanha.

  1. Cause identificação

Quando você compartilha algo é porque se identificou com o conteúdo da publicação. Por isso, para criar uma campanha de marketing viral de sucesso é necessário pensar que o público precisa se identificar com aquilo.

Sendo assim, encontre pontos em comum com seu público-alvo, assim suas chances de engajamento serão muito maiores.

  1. Crie gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são expressões que possuem efeito sobre o público, acionando uma chavinha que faz com que eles cumpram alguma ação.

Desse modo, utilize os gatilhos mentais que façam sentido com a sua campanha e que envolvam o lado emocional do seu público, direcionando-os para alguma ação.

  1. Faça algo diferente e relevante

Quando falamos de conteúdos virais, é preciso pensar em abordar temas relevantes para a sociedade, que farão com que as pessoas queiram compartilhar aquela publicação. Pense em conteúdos diferentes dos que sempre são feitos e inclua assuntos que são importantes, que irão resolver ou apontar problemas sociais ou temas que o público tende a falar mais.

  1. Apele para o lado emocional

Na maioria das vezes, as pessoas têm uma tendência maior de compartilhar conteúdos que conversam com seu lado emocional. Por isso, na hora que criar sua campanha, pense em como aquele conteúdo vai mexer com as emoções do seu público.

Tenha em mente alguns pontos-chave que podem ajudar nessa hora, como o humor, o mistério, o deslumbramento, a beleza ou a comoção.

  1. Faça um storytelling

Geralmente, os conteúdos mais compartilhados são aqueles que possuem uma narrativa ou contem uma história. Dessa forma, crie uma narrativa para o seu conteúdo. Isso fará com que as pessoas prestem mais atenção, se envolvam mais e você terá mais chances de ter seu conteúdo viralizado nas web.

  1. Efeito chiclete

Um exemplo perfeito para esse tópico é a música dos “pôneis malditos” da propaganda da Nissan. Essa música ficou na cabeça de muitos por muito tempo e, por isso, se tornou um conteúdo viral e compartilhado por muitos nas redes sociais.

Investir nessa estratégia pode ser essencial, já que dessa forma se torna muito mais fácil conseguir o engajamento do público.

Exemplos

Agora que você já entendeu o que é e como pensar em conteúdos que tenham mais chances de viralizar, vamos aos exemplos de alguns casos que deram muito certo usando essas estratégias

Ice Bucket Challenge
O Ice Bucket Challenge foi uma campanha promovida pela ALS Association para conscientizar as pessoas sobre a esclerose lateral amiotrófica, uma doença sem cura. O jogador de beisebol Pete Frates, que é portador da doença, fez um video desafiando os amigos: ou um banho com balde de gelo ou fazer uma doação para a ALS Association. E assim começou a viralização, já que quem topasse o desafio deveria desafiar mais 3 pessoas e, assim, sucessivamente.

 

Dove, Beauty Sketches
A Dove já é conhecida no mundo inteiro por criar conteúdos virais capazes de emocionar até quem não é consumidor da marca.

O vídeo “Dove, Beauty Sketches” é o que possui mais visualizações no canal oficial da Dove US, com mais de 69 milhões de views. O objetivo da campanha é de expor a pressão da sociedade em cima de padrões de beleza e a dificuldade para atingi-los, já que passam por cima da beleza real de cada um.

 

Bebê – Sem Papel
O Itáu transformou o bebê Micah, rasgando papel e rindo em protagonista do comercial deles. A empresa utilizou o vídeo original do bebê, mudou a cor de sua roupa para laranja e assim criaram a campanha sustentável “Sem Papel”.

O objetivo da campanha era incentivar que seus clientes cancelassem o recebimento de faturas por correios. Sendo assim consumiram menos papel.

Conclusão

Fazer uma campanha de marketing viral pode trazer muitos benefícios para sua empresa, como nova audiência e novos clientes, além de aumentar a visibilidade da marca. Por isso, se atente aos pontos-chave citados acima e coloque em prática essa estratégia.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o assunto? Fale com a gente!

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