Relações públicas: tudo o que precisa saber

Com certeza você já se deparou com o termo Relações Públicas, mas você sabe o que é?
Relações públicas ou RP faz parte da Comunicação Social e tem como objetivo definir e efetivar estratégias para a aproximação de uma organização com seu público.

O que faz um profissional de relações públicas?

Esse profissional vai trabalhar com a imagem da empresa, promovendo e preservando valores e boas ações para o público externo e interno.

Ele irá analisar a empresa em vários âmbitos para criar a melhor estratégia para transmitir a imagem da empresa. Sendo assim, o RP pode ser considerado um gestor de comunicação que utiliza métodos específicos para atuar nas diversas áreas da empresa.

O RP é uma peça-chave para estreitar as relações da empresa com o público, pois ele quem irá desenvolver uma mensagem direta e clara para evitar ruídos e zelar pela imagem da organização, por meio das mídias.

Dentro das principais funções do profissional de Relações Públicas, estão:

Desenvolver o plano de comunicação

O RP tem a responsabilidade de desenvolver um plano de comunicação que seja efetivo tanto para o público externo, quanto interno. Para isso, ele precisará ter um senso crítico e dinamismo.

Ele precisará ter acesso aos valores, serviços e objetivos da empresa para assim conseguir elaborar a melhor forma de transmitir tudo isso ao público. Por isso, é de extrema importância que haja um alinhamento entre a equipe de comunicação com publicitários, profissionais de marketing, designers e jornalistas. O RP não precisa exercer e nem ter conhecimento de todas essas funções, mas é ele quem vai coordenar o trabalho conjunto desse time.

Redigir press releases

O press release é um comunicado à imprensa que comunica aos veículos as atividades da empresa.

Pelo press release é possível informar coisas simples, como um novo serviço ou produto, mas também sobre algum fato anterior, como uma polêmica que envolveu a empresa e por isso, não é uma tarefa tão simples.

É necessário ter o cuidado na hora de escolher as palavras, o porta-voz e até mesmo o tom de voz que será utilizado, pois um comunicado à imprensa mal feito pode ocasionar em reações opostas ao que era desejado.

Organizar eventos

Os eventos podem ser internos ou externos e cada um possui uma finalidade, assegurar que tudo ocorra da melhor forma possível é função do RP. Ele irá organizar a logística dos eventos, para que dê tudo certo e os objetivos sejam alcançados.

Conduzir pesquisas de mercado

Para que as relações públicas funcionem bem, é necessário entender o mercado, como o comportamento dos consumidores, dos potenciais clientes, das pessoas que interagem com sua empresa, entre outros, e isso é feito através de pesquisas de mercado. Esse mapeamento é feito por um conjunto de profissionais e equipes, mas o RP é essencial para o processo de produção e condução da pesquisa.

Por meio das pesquisas de mercado, a empresa saberá como lidar com o público, quais as tendências e preferências do nicho.

Gerenciar contatos e relacionamentos

Outra função do RP é gerir os relacionamentos com os públicos. Ter uma boa relação com cada grupo de pessoas é de extrema importância e, por isso, o profissional de relações públicas entra nesse processo. Ele saberá como falar, qual linguagem utilizar e qual a mensagem mais importante para aquele grupo específico.

Lembrando que a empresa não conversa com somente um grupo de pessoas, é necessário falar com públicos no plural. Cada grupo tem suas especificidades, mas a empresa precisa estabelecer relações diversas e interconectadas com seus públicos.

Produção de conteúdo

Como foi citado anteriormente, o RP tem o conhecimento do posicionamento e linguagem já utilizados pela empresa, sendo assim, consegue transmiti-la de diferentes formas para cada público.

Diante disso, a produção de conteúdo faz parte da rotina desse profissional. Claro que ele não irá cuidar disso sozinho, pois o RP e o marketing andam juntos nessa etapa, mas com certeza irá participar do processo que integra os blogs, redes sociais, sites e vídeos, e também da publicação de materiais sobre a empresa em veículos de comunicação.

Gerir crises

Toda empresa pode errar e isso pode trazer como consequência críticas e até mesmo crises internas ou externas. E o RP tem a responsabilidade de controlar a crise e contornar a situação da melhor forma, para que não tome proporções maiores e graves para a empresa.

Nesse cenário, o profissional deve ter em mente que a resposta às críticas deve ser rápida, mas com todo o cuidado com a linguagem, informações passadas e com o envolvimento de outras pessoas.

Hoje em dia se tornou muito mais fácil para o público expressar sua opinião, e isso pode ser muito positivo, mas também pode resultar em uma possível crise. Por esse motivo, o RP deve prever os cenários que uma ação pode ter, para assim redobrar a atenção das respostas e prevenir situações mais delicadas.

Assessoria de comunicação

Muitas funções apresentadas acima fazem parte da assessoria de comunicação, que acaba sendo coordenado por um profissional de Relações Públicas.

A assessoria de comunicação é a área que cuida de toda comunicação utilizada pela empresa, fazendo assim uma conexão entre o público e a organização. Fazem parte dela a assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e gestão de imagem.

Sua empresa pode ter a própria equipe de assessoria ou contratar uma empresa especializada na área.

Onde um profissional de relações públicas pode trabalhar?

É claro que o mercado de trabalho está se tornando cada vez mais difícil, mas também tem se tornado nítido para as empresas a necessidade de uma boa estratégia de comunicação para ter mais sucesso.

Nesse sentido, está cada vez mais comum ver empresas buscando profissionais capacitados para essa área. E isso é uma vantagem para o profissional de relações públicas, pois ele pode atuar em diversos cargos, como:

· Assessor de comunicação
· Assessor de imprensa
· Gerente de eventos
· Relacionamento com o cliente
· Comunicação institucional
· Jornalista de marca

Quanto ganha um profissional de relações públicas?

A média salarial do RP é de R$ 2.800 a R$ 4.000, em início de carreira, e para um profissional mais experiente, pode chegar até R$30.000 por mês, no Brasil.

Essa grande variação se dá por alguns fatores, como o porte da empresa e sua localização, e o cargo que irá ocupar e o nível de contratação que pode ser júnior, analista ou sênior.

O que são relações públicas e marketing?

Relações Públicas está dentro do P de Promoção (um dos 4Ps do Composto de Marketing) junto a outras estratégias de comunicação: Propaganda, Promoção de vendas, Marketing Direto e Venda Pessoal.

Como a RP é utilizada para promover, recuperar e manter a imagem da empresa, pode ser utilizada dentro das estratégias de marketing (que é muito abrangente). Usando de métodos mais diretos para dar credibilidade transmitir os valores, objetivos e serviços da empresa para o público.

Relações Públicas faz parte do marketing e por lidar diretamente com a imagem da empresa, pode aumentar suas vendas de forma exponencial.

Conclusão

Fica claro que, o profissional de Relações Públicas tem extrema importância para a empresa, visto que terá uma visão abrangente e utilizará estratégias, conhecimentos sobre comunicação, gestão e administração para promover e preservar os valores da empresa.

Ficou com dúvidas ou quer saber mais sobre o tema, fale conosco!

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