PR Stunt: definição e referências

Você já está familiarizado com o termo ou sabe o que é PR Stunt?
Se não, vamos te explicar agora.

PR Stunt pode ser traduzido, grosseiramente, como factoide, ou seja, fatos cheios de conceito e imagens que tem como objetivo surpreender o público. Essa estratégia consiste na criação de situações inesperadas que vão surpreender e gerar mídia espontânea.

Essas ações são feitas por meio de um trabalho conjunto entre a assessoria de imprensa e uma agência de guerrilha, ou agência de Relações Públicas. Dessa forma a agência de guerrilha irá criar um forte conceito para a ação e a assessoria de imprensa construirá de forma que gere a mídia espontânea e boca a boca. A agência de RP vai fazer com que o stunt seja reproduzido no máximo de veículos possíveis, respeitando o público-alvo.

Exemplos

Para explicar de forma mais clara o que é PR Stunt, vamos aos exemplos.

Trident

A campanha mostrava que Trident tem mais sabor por mais tempo. O objetivo era fazer com que a marca aparecesse na imprensa em editoriais e publicações sobre celebridade, comportamento, entretenimento e tecnologia, provocando publicações espontâneas em blogs e burburinho nas redes sociais.

Uma das estratégias escolhidas foi convidar o ator Cauã Reymond para mascar um Trident durante 15 minutos e depois leiloá-lo, revertendo a renda para uma instituição beneficente. O vídeo da participação do ator foi publicado sem cortes no canal Leve a Vida Mais Trident do YouTube e o leilão foi feito no site Toda Oferta, do UOL. Também foi criado o site www.leilaotrident.com.br, para concentrar todo o conteúdo relacionado à campanha.

A ação defende que mesmo depois de mastigar o chiclete por 15 minutos, o Trident ainda teria mais 15 minutos de sabor. Por ter sido mastigado por uma celebridade, seus fãs fariam qualquer coisa para ter uma lembrança dele e o chiclete seria uma espécie de “memorabilia”.

O trabalho da equipe de assessoria e RP era divulgar na imprensa e redes sociais o leilão e o fato de que o próprio Cauã entregaria o chiclete mascado para o comprador. Já que nem todos os consumidores de Tridents são fãs do ator, a marca também chamou mais cinco celebridades da internet para marcarem um chiclete e leiloarem o mesmo depois, com a renda sendo revertida para instituições de caridade.

Homenagem da Deliveroo ao o Triffle de carne de Friends

Em 2018 foi comemorado o 14ª aniversário do episódio final de Friends, que foi ao ar originalmente em 6 de maio de 2004, e para comemorar a Deliveroo (uma empresa de entrega de comida online) decidiu homenagear uma das refeições mais famosas do programa, o Triffle de carne de Rachel.

A tradicional sobremesa tem como característica principal suas diversas camadas de bolo, creme e frutas, mas sem perceber que as páginas do livro de receita estavam coladas, Rachel (personagem de Jennifer Aniston) não percebeu que misturou a receita do Triffle com uma torta de carne e legumes chamada Shepherd’s Pie.

Ela acabou combinando biscoito champanhe, geleia, creme, framboesas, carne refogada com ervilhas e cebola, bananas e chantilly. A loja ‘Regina Philange’ da Deliveroo resolveu homenagear essa mistura e colocá-la para venda por tempo limitado.

Muitos fãs da série compraram por terem curiosidade de como seria o gosto da receita, e surpreendentemente tiveram várias avaliações boas sobre a comida. O que ajudou ainda mais a propagação da campanha.

ASB e os cães da bola

Geralmente, qualquer coisa que envolva cães vira um sucesso. Não foi diferente com o ASB Bank, patrocinador do Auckland Open, que usou cachorros no lugar de gandulas humanos em 2015.

Para promover o torneio ASB Classic, o banco da Nova Zelândia usou três cães, chamados Oscar, Ted e Super Teddy, para buscar as bolas em uma partida entre Venus Williams e Svetlana Kuznetsova.

A ação deu super certo, os cachorros fizeram um ótimo trabalho, se comportaram bem e ainda ganharam alguns fãs no processo.

O ‘melhor pôster do mundo’ da Carlsberg

A cervejaria Carlsberg já possui um histórico de criação de campanhas de marketing criativas e inteligentes. A marca uma vez, respondeu à polêmica campanha da Protein World que perguntava se a pessoa estava com o corpo de praia pronto, ou no inglês ‘Beach Body Ready’, ao invés disso a cervejaria perguntava aos consumidores ‘beer body ready’, ou no português com o corpo de cerveja pronto.

Mas onde a Carlsberg mais se deu bem foi em campanhas baseadas no slogan “probably the best…” (provavelmente o melhor…). Em 2015, a cervejaria posicionou um outdoor em Brick Lane, Londres, escrito “probably best poster in the world” (provavelmente o melhor pôster do mundo) que distribuía cerveja grátis.

Foi um conceito simples, mas perfeitamente on-brand. Não houve dúvidas do sucesso da campanha, que gerou mais de 3 milhões de impressões no Twitter em apenas um dia e muito engajamento nas redes sociais com #probablythebest.

Conclusão

Após entender um pouco mais dessa estratégia, fica fácil perceber os benefícios que essa mídia espontânea e o burburinho nas redes sociais podem trazer para sua empresa. Já que com sua marca sendo falada de forma mais efetiva e natural, você terá mais credibilidade junto ao público do que com a publicidade paga, economizando verbas e transformando sua empresa em uma fonte de informação confiável.

Se ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre esse assunto, fale com a gente!

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