Por que celebrar datas comemorativas na empresa?

Durante todo o ano, existem várias datas comemorativas que devemos celebrar, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal, Ano Novo, entre tantas outras. Mas, você já pensou em incluir essas comemorações no calendário e no dia a dia da sua empresa? Isso pode trazer uma série de benefícios para o ambiente de trabalho, engajando dos colaboradores aos líderes.

Essas ações festivas, assim como os meses de conscientização, principalmente aqueles relacionados à saúde, como Outubro Rosa e Novembro Azul, promovem, além do engajamento entre os colaboradores da empresa, a interação e o bem-estar desses profissionais.

É importante destacar ainda que esses fatores são fundamentais para o aumento da produtividade e, consequentemente, a geração de resultados com qualidade e eficiência. Além disso, as ações demonstram a dedicação e o cuidado da empresa com os seus colaboradores, que dedicam horas do seu dia ao trabalho.

Como fazer

Você está enganado se pensa que essas comemorações são muito trabalhosas. A dica de ouro é planejar tudo com antecedência! Para isso, o mais indicado é criar um cronograma anual, destacando as datas que deverão ser celebradas, para guiar os gestores na criação das ações e campanhas.

Além dos dias especiais e dos meses de conscientização, por exemplo, datas que contam a história da sua empresa também devem ser celebradas e compartilhadas, como a sua fundação, a mudança de sede, as grandes conquistas ou prêmios, entre outras.

E na hora de criar as ações também não é preciso desespero! Veja a lista com algumas dicas do que pode ser feito para demonstrar a relevância do colaborador para a empresa:

  • Distribuição de brindes personalizados que remetam à data;
  • Sorteios de kits relacionados à data comemorativa;
  • Café da manhã, almoço, lanches ou jantares de comemoração;
  • Distribuição de brindes com logo da empresa (canecas, mochilas, pen drives etc.);
  • Sorteio de viagens, eletrônicos e vale-presentes;
  • Entrega de cartões carregados com uma quantia pré-determinada e que podem ser utilizados pelo colaborador para comprar o que quiser dentro das opções credenciadas.

Gostou? É muito fácil engajar a sua equipe e tornar o ambiente de trabalho ainda mais agradável, com momentos de troca e parceria entre a empresa e o colaborador. Se você ainda não promove essas ações, comece já!

 

InfographyaPor que celebrar datas comemorativas na empresa?