Novo algoritmo do Facebook põe no topo do feed ‘conteúdo de qualidade’

A ferramenta utiliza, ao todo, mais de mil fatores diferentes, como frequência de classificação de qualidade, nível de informações do perfil da página, tamanho da base de fãs e de suas interações, entre outras comparações

Facebook anunciou que uma nova abordagem, baseada em algoritmos que interpretam melhor a relevância de alguma determinada publicação para o usuário, está sendo desenvolvida em seu feed de notícias. Em comunicado oficial, a empresa detalhou as novidades que afetam principalmente as páginas de fãs e seus posts populares.

Os principais afetados pelo novo algoritmo são as marcas e os administradores de páginas de fãs. Com o novo método de categorização de posts, será possível garantir que o conteúdo das páginas que os usuários curtem seja o mais interessante para eles. O processo ainda está sendo moldado pelo Facebook, mas os primeiros passos já foram dados pela rede.

“Embora o objetivo do Feed de Notícias seja mostrar publicações de alta qualidade para as pessoas, nós queríamos entender melhor o significado de alta qualidade. Para isso, decidimos desenvolver um novo algoritmo para atuar dentro do Feed de Notícias. Para desenvolvê-lo, consultamos primeiramente milhares de usuários a fim de entender os fatores que tornam um post de uma Página um conteúdo de alta qualidade”, explicou a rede social.

Levando em conta os resultados do estudo, o Facebook iniciou o desenvolvimento do novo sistema de identificação de conteúdo. A ferramenta utiliza, ao todo, mais de mil fatores diferentes, como frequência de classificação de qualidade, nível de informações do perfil da página, tamanho da base de fãs e de suas interações, entre outras comparações.

Artigos de qualidade no topo do feed no Facebook

A grande ideia é filtrar posts que são exibidos nos feeds de cada usuário e colocar no topo dos feeds os chamados artigos “de qualidade”. Para ajudar nisso, o Facebook criou uma ferramenta de classificação de conteúdo. Os resultados nas avaliações foram muito positivos e isso animou os diretores da rede social. Porém, o conceito de qualidade ainda é confuso.

“Ao mostrar um conteúdo considerado de alta qualidade na parte superior do Feed, vimos um aumento significativo nas interações (comentários, curtidas e compartilhamentos) por esses usuários em teste. Essas pessoas do grupo de teste também ocultaram menos histórias de maneira geral. Estes resultados mostram que essa mudança apresenta mais qualidade a mais pessoas, além de histórias mais interessantes das páginas que eles estão conectados”, diz a nota oficial.

Segundo a própria rede social, mudanças no algoritmo serão constantes, sempre com o intuito de tornar a filtragem de conteúdo mais eficiente. As novidades desta nova atualização serão oferecidas para todos os usuários do Facebook no mundo já nas próximas semanas.

 

InfographyaNovo algoritmo do Facebook põe no topo do feed ‘conteúdo de qualidade’

Posts Relacionados

1 comentário

Participar da conversa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *