Blog

Metodologia Ágil: Scrum X Kanban

Você já ouviu falar de Metodologia Ágil?

É uma forma de desenvolvimento e planejamento de um projeto com técnicas diferentes de otimização e comunicação para melhor simplificar o tempo dos envolvidos e maior sucesso na satisfação do cliente.

O ritmo, funções, entregas e mudanças são diferentes entre o Scrum e o Kanban. O Kanban foca no acompanhamento visual dos processos enquanto o Scrum é voltado para o gerenciamento do projeto. Por esse motivo, a junção dos dois é muito utilizada na organização de projetos.

Começando pelo Scrum a implementação da Metodologia Ágil começa primeiramente pela definição da equipe, escolher o Product Owner (pessoa responsável pela visão do que será entregue no projeto) e o Scrum Master (quem irá orientar a equipe). Depois dos cargos definidos deve-se definir todas as tarefas que serão executadas na Product Backlog.

Depois das tarefas definidas é hora da primeira reunião que serve para definir e planejar a Sprint, que pode ser de 1 ou 2 semanas. Além disso, temos o Daily Scrum, uma reunião diária para saber o que a equipe fez ontem, ou o que elea fará hoje. É uma forma de acompanhar o desenvolvimento das demais tarefas da equipe.

Já a metodologia Kanban serve para organizar o desenvolvimento, podendo ser organizado em quadros com post-its ou também por meios digitais. O quadro pode ser dividido em “a fazer, em execução e feito”, ou de acordo com a sua preferência. O importante é que a equipe entenda e que o quadro esteja sempre atualizado.

Com essas duas metodologias, a chance de um projeto caminhar com muito mais comunicação e interação é bem maior. Fica a dica desses dois métodos cada vez mais presentes nas empresas, que garantem a melhoria no trabalho e sucesso nos projetos.

InfographyaMetodologia Ágil: Scrum X Kanban

Posts Relacionados