Marketing de Influência: estratégias com influenciadores digitais

Essa é uma estratégia do marketing que consiste na colaboração com influenciadores digitais ou produtores de conteúdo independentes que possuem grande engajamento com seus seguidores nas mídias online.

O marketing de influência tem como objetivo estabelecer uma ponte entre a sua marca ou produto e o público influenciado pelo digital influencer. Sendo assim, você irá alcançar novas pessoas, que possivelmente vão comprar seus produtos ou começar a se identificar com a sua marca. 

Investir nessa abordagem de marketing digital pode trazer muitos benefícios, pois as pessoas que seguem determinado influenciador se sentem próximas e confiam no que ele diz, dessa forma, quando ele divulga sua marca ou produto seus seguidores terão uma maior tendência de virar cliente. 

O que é digital influencer?

Para saber como funciona essa estratégia, é necessário entender quem é o digital influencer.

Os digitais influencers ou influenciadores digitais são pessoas que estão no meio digital, ou seja, nas redes sociais, e possuem um grande número de pessoas engajadas (geralmente com milhares de seguidores) e que têm grande influência sobre eles.

No mundo dos influencers, existem nichos onde cada um tem mais propriedade sobre determinado assunto, como maquiagem, humor, moda, empreendedorismo, life style, educação, entre outros. 

Existem diversos tipos de influenciadores, entre eles:

Micro-influenciadores 

 

Esses são os influenciadores considerados “pessoas comuns”. Já que não são celebridades, mas sim usuários de redes sociais que ganharam muitos seguidores e têm certa influência sobre eles. Geralmente, possuem entre 10 mil e 100 mil seguidores engajados. 

Nesse cenário, o mais importante é o engajamento, mesmo que não tenham um número de seguidores tão alto como de celebridades, seu público normalmente é muito engajado, interagindo nas postagens, stories, vídeos, etc. 

Investir na colaboração com micro-influenciadores pode ser mais barato, em comparação com celebridades, e pode trazer um bom retorno por ter um público-alvo mais segmentado. 

Aqui podemos ter como exemplo a Isa Ribeiro (@ribeiro_isadora), que é comunicóloga, escritora e fotógrafa, com 100 mil seguidores até o momento.

Influenciadores celebridades (macro)

 

Já os influenciadores celebridades são aqueles mais conhecidos e com grandes nomes, geralmente possuem mais de 100 mil ou até milhões de seguidores. 

O investimento nesse tipo de influenciador gera um alcance maior que acabam associando sua marca com o nome das celebridades. Mas é bem mais caro, o que dificulta bastante o fechamento de parcerias. 

Existe um ponto muito importante a ser levado em consideração na hora de fechar uma parceria com esse tipo de influenciador porque geralmente ele possui grande exposição na mídia. Por isso, é necessário escolher bem com quem irá trabalhar e associar sua marca. Uma dica é saber se a pessoa possui valores e ideais semelhantes. 

Um exemplo dessa categoria é a Juliette (@juliette), campeã do BBB21, que possui atualmente 31 milhões de seguidores

 

Nano-influenciadores

 

Existem também os nano-influenciadores, com menos de 10 mil seguidores, e que estão em nichos muito pequenos, mas com ótimo engajamento. Mesmo com poucos seguidores, a influência que exercem é bem intensa e também pode ser uma boa opção de investimento. 

Laís Franklin Vieira (@laisfranklin) é jornalista, tem pouco mais de 5 mil seguidores, e pode ser um exemplo desse grupo.

 

 

Estratégias com influenciadores digitais

Agora podemos entender como colocar em prática o marketing de influência.

1º passo: defina seus objetivos

Para começar a criar uma estratégia, é necessário definir o objetivo a ser alcançado, que pode ser divulgar sua marca ou produto, gerar leads, entre outros.

Com o objetivo em mente, é hora de pensar em outros pontos: 

  • Como uma campanha com influenciador pode te aproximar desse objetivo?
  • Qual orçamento disponível para isso?
  • Como sua empresa pode trabalhar com essa parceria?
  • Qual segmento de público-alvo você deseja alcançar?

2º passo: conheça seu público-alvo

É necessário que você tenha ou crie uma persona e conheça quais são os hábitos dela, tipo de conteúdo que ela consome nas mídias digitais, como ela se comporta, entre outros.

Para fazer essa pesquisa da melhor forma, converse com os clientes que você já possui, pergunte quais os canais digitais que eles mais usam, quais os influenciadores que eles acompanham e o que influencia na hora de decidir comprar algum produto.

Todos esses pontos são importantes para entender como alcançar, nutrir e estabelecer um bom relacionamento com seu público e com quais influenciadores você pode trabalhar para atingir possíveis leads.

3º passo: encontre os influenciadores adequados

Não se prenda apenas no número de seguidores que um determinado influenciador possui. É essencial escolher um influencer que tenha algo em comum com sua marca, que tenha valores e público semelhantes ao seu.

É importante levar em consideração outros pontos, como a linguagem, ou seja, se o influenciador tem a mesma linha que a sua empresa, qual a impressão que ele tem e em quais canais digitais ele está presente, e se o preço que ele cobra está dentro do seu orçamento. 

4º passo: faça um planejamento de ações junto com os influenciadores

Após decidir o influenciador ideal para sua estratégia, entre em contato para conversar sobre o fechamento da parceria e como ela será realizada. Caso o influenciador concorde em trabalhar com a sua marca, faça um contrato e comece a idealizar a ação em conjunto com ele, alinhando expectativas e detalhes relevantes.

5º passo: estruture a parceria

Após a negociação, é hora de estruturar a parceria. Converse com o influenciador escolhido sobre o objetivo da campanha, o que precisa ser produzido, como será o pagamento, quais serão os direitos de uso do conteúdo e da imagem por parte da marca, entre outros. É importante deixar que o influencer também colabore com ideias e conte sua relação com a marca e como acha que pode ajudar a alcançar o objetivo.

Lembre-se também que esses posts devem indicar que se trata de uma publicidade. Assim, o público não se sentirá enganado em comprar algo que ele achou ser uma opinião orgânica que era na verdade uma publicidade disfarçada. Isso pode afetar na confiança e credibilidade da marca e do influenciador. 

6º passo: respeite a liberdade criativa do influenciador

É importante entender que cada influenciador tem sua identidade e que seus seguidores se identificam com ele por causa disso. Então, quanto mais natural e parecido com o conteúdo que ele já produz, mais bem-sucedida será sua campanha.

Você vai direcioná-lo com um briefing contendo o que o influenciador deve ou não falar, as características do produto e os objetivos da campanha, mas deixe que o influencer faça a criação do conteúdo. Dessa forma, a campanha não vai parecer mais uma publicidade pronta onde a pessoa só reproduz o que está sendo mandado, mas sim uma parceria entre a marca e o influenciador. 

Marketing de influência no Brasil

 

Como já foi dito anteriormente, os influenciadores digitais estão presentes em diferentes canais digitais, mas os mais expressivos no Brasil estão YouTube e no Instagram. 

De acordo com o World Atlas, nosso país ocupa a segunda posição no número de usuários do YouTube (69,5 milhões), atrás apenas dos Estados Unidos (167,4 mi), no ano de 2018.

No relatório do Think With Google, produzido em 2017, consta que 95% da população online brasileira consome conteúdos no YouTube. Podemos complementar essas informações com os dados mostrados pelo YouTube no Brandcast, em 2018, a plataforma é a preferida por 44% dos brasileiros para o consumo de vídeo. 

Com o Instagram não é diferente. O Brasil fica com o terceiro lugar no número de usuários, 99 milhões até janeiro de 2021, segundo dados do Statista. Podemos observar um fenômeno nessa rede social, já que os brasileiros usam o Instagram de forma quase frenética.

O Opinion Box fez uma pesquisa, em 2019, que mostrou que 84% dos brasileiros acessam a plataforma pelo menos uma vez por dia e metade desses entram em suas contas várias vezes por dia. 

Sabendo disso, podemos concluir que se os influenciadores brasileiros são muito ativos nessas plataformas é fácil imaginar a audiência e influência que possuem. 

Conclusão

Investir em Marketing de Influência pode contribuir para o sucesso da sua estratégia digital, levando em consideração que você conseguirá transmitir os valores da sua marca e divulgar seus produtos por meio de uma voz reconhecida, confiável e admirada pelo público. Dessa forma, conseguirá trazer mais clientes para a empresa.

Se interessou pelo Marketing de Influência e quer saber mais sobre o assunto, fale conosco!

InfographyaMarketing de Influência: estratégias com influenciadores digitais

Posts Relacionados