O que é growth hacking

Você já ouviu falar sobre Growth hacking?

Esse é um método utilizado para melhorar o crescimento da sua empresa adotando estratégias a partir da identificação de seus pontos cruciais.

O método funciona da seguinte maneira: as estratégias que serão utilizadas envolvem a realização de experimentos, sendo assim, as equipes irão elaborar hipóteses, verificar sua validade, realizar testes para descobrir brechas e/ou oportunidades que possam auxiliar no crescimento da empresa de forma inteligente e mais rápida.

Mas o que são os pontos cruciais que vão determinar quais estratégias serão usadas?

Podemos identificá-los por meio de KPIs que mensuram o sucesso do seu negócio no mundo on-line, como tráfego, leads e vendas. A definição dos KPIS vai depender do que sua empresa entende como sucesso, se seu negócio for uma loja on-line, seu principal ponto será o número de vendas.

Se, por exemplo, você definir que seu ponto crítico é o tráfego, então o método de growth hacking irá transformar esse KPI em alguns experimentos que irão potencializar a atração de mais visitantes para seu site.

De onde surgiu esse termo?

Para entender melhor o conceito de growth hacking, é necessário conhecer a origem desse termo.

Growth hacking foi criado por Sean Ellis (ex-líder de Growth do Dropbox e do LogMeIn e fundador do Qualaroo e do GrowthHackers), no ano de 2010. Nessa época, Ellis começou a analisar algumas empresas que cresciam de forma acelerada e percebeu que as mesmas tinham alguns pontos em comum relacionados a esse tema:

· As empresas evitavam o marketing tradicional, ou seja, estavam sempre buscando formas inovadoras para divulgar sua marca, produto ou serviço.

· Elas possuíam times dedicados a growth com uma formação heterogênea, isso significa que as equipes que estavam focadas nesse método contavam com profissionais das mais diferentes áreas, desde pessoas com pensamento analítico e científico até aqueles com perfil mais criativo.
· Faziam otimizações bem rigorosas com base em análises e dados, isto é, não havia espaço para o “achismo”, tudo necessitava de informações concretas para ser confirmado ou refutado.

Ellis também notou que estas empresas analisadas possuíam um processo de growth hacking muito bem estruturado, com um passo a passo para realizar melhorias e fazer com que a empresa tivesse um crescimento sustentável.

Por que fazer growth hacking?

Podemos destacar alguns motivos para você querer implementar o método de growth hacking em seu negócio, entre eles está o crescimento inteligente e mais rápido da empresa.

O growth hacking é uma das soluções mais seguras, pois antes de aplicar suas estratégias, você precisa realizar experimentos e a análise de dados. Elas só serão utilizadas depois de comprovarem a eficiência, optando sempre pelas soluções mais rápidas e com menor custo possível.

Se você optar por investir em estratégias sem o retorno garantido pode demandar mais tempo e orçamento, já que não irão se transformar em processos que garantirão o resultado no final.

Entenda o motivo de transformar as estratégias em um processo:

· O crescimento da empresa vem da soma de vários crescimentos menores
É necessário compreender que é muito mais difícil chegar em uma fórmula mágica que irá fazer seu negócio crescer repentina e rapidamente. A melhor forma de chegar a esse resultado é buscar várias soluções menores com resultados mais realistas e garantidos.

· Permite que sejam feitos vários experimentos ao mesmo tempo
Mantenha em mente que experimentos demandam tempo, que é preciso uma quantidade de dados significativa para chegar à estatísticas. E para alcançar os resultados desejados, pode levar mais algum tempo. Por esse motivo, você deve manter diversos experimentos rodando ao mesmo tempo, assim as chances de pelo menos um dar certo será muito maior.

· Acumula conhecimento e gera mais ideias para melhorias
Quando se estrutura um processo, abre a possibilidade de gerar mais aprendizado. Mesmo que algum experimento dê errado, sempre tem algo que podemos aprender e procurar novas formas para melhorar.

Como funciona o growth hacking

A base do marketing é a criação de produtos pensando no que as pessoas usariam, e esse “fit” entre o produto e o mercado é pré-requisito para a implementação da metodologia de growth hacking.

Para entender melhor como funciona esse método, é necessário conhecer o funil pirata. Esse funil é dividido em 5 etapas e permite o monitoramento da jornada do consumidor desde o primeiro contato com a empresa.

Funil Pirata

1ª etapa: aquisição

Aquisição

Essa fase inicial lida com a forma como sua empresa alcança e atrai novos consumidores. Aqui são utilizadas técnicas de Marketing Digital que possibilita explorar diversos canais para cativar pessoas e as tornarem leads.

Alguns pontos devem ser considerados para ter sucesso nessa etapa, ter uma estrutura diversificada, inclui-se presença em diferentes redes sociais e a aplicação de práticas de Outbound e Inbound Marketing.

Não se esqueça que para acompanhar os resultados das estratégias e saber quais otimizações é possível fazer, é necessário definir os KPIs.

2ª etapa: ativação

Ativação

É nesse passo que o visitante do seu site ou usuário do seu aplicativo ou plataforma se torna cliente. Por isso, é preciso criar uma abordagem que encante e atraia aquela pessoa através de uma primeira boa experiência com sua solução, para assim ela ter o desejo de se tornar consumidor da marca.

Para isso, você deve pensar não só na experiência que o usuário terá, mas também em como sua empresa deve nutri-lo. Oferecer o conteúdo certo e na hora certa pode ser fundamental para que isso aconteça.

3ª etapa: retenção

Retenção

Após fazer com que novos clientes cheguem até sua empresa, é hora de pensar em como irá mantê-los como consumidores.

Geralmente, as taxas de retenção são mais importantes para a manutenção e estabilidade de sua empresa. Esse dados irão mostrar o quanto seu produto é importante para os clientes e quais áreas você pode otimizar ou que já estão melhorando.

4ª etapa: receita

Receita

Talvez essa seja a fase que mais chama atenção dos gestores, já que aumentar a receita é sempre o objetivo de qualquer empresa.

Essas receitas nem sempre são medidas da mesma forma. Algumas empresas dão mais atenção para os números totais, ao invés de detalhar as contas por cliente para assim calcular a média por usuário.

Separando melhor esses dados é possível calcular a lucratividade que sua empresa tem por cliente, tendo assim uma visão mais apoiada. E assim poderá criar campanhas de marketing mais focada no perfil desejado e com mais efetividade.

5ª etapa: recomendação

Recomendação

Atualmente, o consumidor está dando mais atenção às recomendações e Feedback de terceiros, do que às campanhas publicitárias. Por isso, a última etapa do funil é focada na conversão do cliente em um defensor da marca, utilizando estratégias de  Marketing de Recomendação.

Esse tipo de marketing é a forma mais econômica de conquistar novos clientes e oportunidades de negócio.

Entretanto, é necessário desenvolver ferramentas ou contratar plataformas que permitam gerenciar as recomendações dos clientes ou usuários e mensurar os resultados dessas ações.

Conclusão

Após esse texto você deve ter entendido melhor o que significa growth hacking e que esse método não é apenas criar uma ideia, aprová-la e finalizar a estratégia, mas que na verdade é um processo de melhoria constante que gera crescimento acelerado para a empresa que o utiliza corretamente.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o assunto? Fale com a gente!

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